CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 9 de setembro de 2023

2 – SEGUNDA-FEIRA SANTOS ANJOS DA GUARDA. MISTÉRIOS GLORIOSOS PELA CONVERSÃO E PAZ DO MUNDO,PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO

 

Primeira Leitura: Êxodo 23,20-23

Leitura do livro do Êxodo – Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos eveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 90(91)

O Senhor deu uma ordem aos seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem.

1. Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente / diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”. – R.

2. Do caçador e do seu laço ele te livra. / Ele te salva da palavra que destrói. / Com suas asas haverá de proteger-te, / com seu escudo e suas armas, defender-te. – R.

3. Não temerás terror algum durante a noite / nem a flecha disparada em pleno dia; / nem a peste que caminha pelo escuro / nem a desgraça que devasta ao meio-dia. – R.

4. Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta; / pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem. – R.

Evangelho: Mateus 18,1-5.10

Aleluia, aleluia, aleluia.

Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, / seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

No início, o culto dos anjos da guarda está unido ao de São Miguel. A partir do século XVI, figura como festa própria em muitas igrejas. Os anjos são mencionados mais de trezentas vezes na Bíblia. Os Evangelhos falam frequentemente dos anjos. Significativa é a passagem em que Jesus se põe em defesa dos pequeninos: “Os anjos deles contemplam continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus”. A respeito dos anjos da guarda, assim se expressa o Catecismo da Igreja católica (n. 336): “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”. O famoso pregador Bossuet dizia: “Sejam felizes por ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos”.

(Dia a Dia com o Evan

Primeiro mistério da glória:
Jesus ressuscitou e está vivo.

Do Evangelho segundo Lucas (24, 1-6a.9)

No primeiro dia da semana, as mulheres foram ao sepulcro de manhã cedo. Eles descobriram que a pedra havia sido removida da sepultura e, tendo entrado, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. procurar o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, ele ressuscitou." E eles anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Segundo mistério da glória:
Jesus sobe ao céu.

Do Evangelho segundo Marcos (16,19-20)

O Senhor Jesus, depois de falar com eles, foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus. Então eles partiram e pregaram por toda parte, enquanto o Senhor cooperava com eles e confirmava a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Terceiro mistério da glória:
O Espírito Santo desce sobre Maria e os apóstolos.

Do Evangelho segundo João (20,19.22)

Ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos estavam com medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio e disse-lhes: "Paz seja convosco!" Dito isto, soprou e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo».  

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Quarto mistério da glória:
Maria é assunta ao céu.

Do Evangelho segundo Lucas (1,46-50)

Então Maria disse: «A minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada. Grandes coisas me fez o Todo-Poderoso e santo é o seu nome; de geração em geração a sua misericórdia para com os que o temem".

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Quinto mistério da glória:
Maria é nossa mãe e rainha do céu e da terra.

Do livro de Apocalipse (12, 1-2.5)

Um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés e, na cabeça, uma coroa de doze estrelas. Ela estava grávida e gritando com as dores do parto. Ela deu à luz um filho homem, destinado a governar todas as nações.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando  FONTE: VATICAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.