CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 10 de dezembro de 2011

MISSA DE DOMINGO

11 DE DEZEMBRO DE 2011 • ANO 36 • LT. 01 • Nº 03 • B •
Anim. O terceiro Domingo do Advento é também chamado “Domingo da alegria”, porque apresenta um forte  sentimento de júbilo diante da perspectiva iminente do Natal. É também dia da Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização da Igreja no Brasil. Aproveitemos esta oportunidade para demonstrar nossa generosidade e espírito de comunhão eclesial, por meio da colaboração nas coletas de hoje, destinadas a consolidar a evangelização
1. ABERTURA (Sl 85(84) Fx 5
Alegrai-vos: Ele está bem perto; sim, alegrai-vos mais no Senhor!
1. Foste amigo, Senhor, da tua terra, * libertaste os cativos de Jacó. * Perdoaste o pecado de teu povo, * encobriste toda a sua falta, * não guardaste rancor contra nós, * acalmaste o furor da tua ira.
2. Restaura-nos, ó Deus e Salvador, * esquece a tua mágoa contra nós; * ficarás irritado para sempre? Guardarás tua cólera sem fim?
3. Não darás tua vida novamente * ao teu povo que em ti se alegrará? * Mostra-nos, Senhor, tua bondade, concede-nos a tua salvação!
4. Quero ouvir o que diz o Senhor: * É de paz que ele vai nos falar, * a paz para seu povo e seus amigos, * aos que trazem ao Senhor seu coração. Está perto a salvação aos que o respeitam e a glória habitará na nossa terra.
5. Fidelidade e amor se encontrarão, * vão beijar-se a justiça e a paz. * Da terra brotará a fidelidade * e do céu olhará a justiça.
2. SAUDAÇÃO 
P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T. Amém.
P. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.
T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
3. ATO PENITENCIAL
P. Para celebrarmos dignamente o Mistério de Cristo e vivermos mais intensamente o tempo litúrgico do Advento, humildemente reconheçamos os nossos pecados.
(Momento de silêncio)
P. Confessemos os nossos pecados:
T. Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T. Amém.
Kyrie
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Cristo, tende piedade de nós.
T. Cristo, tende piedade de nós.
P. Senhor, tende piedade de nós.
T. Senhor, tende piedade de nós.
P. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
4. ORAÇÃO
P. Oremos (silêncio):  Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por N.S.J.C.
T. Amém.
Anim. Com o coração contrito e humilde, ouçamos as leituras de hoje e aprofundemos nossa adesão ao Filho de Deus, cuja encarnação celebramos na festa do Natal.
5. PRIMEIRA LEITURA (Is 61,1-2a.10-11) 
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2para proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minha alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
6. SALMO RESPONSORIAL (Lc 1,46 ss)
(H4 p. 216 Fx 6)
O Senhor fez por mim maravilhas: * Santo, Santo, Santo é seu nome! (bis)
1. A minha alma engrandece o Senhor, * e se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador, * pois, Ele viu a pequenez de sua serva, * eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
2. O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é seu nome! *  Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam.
3. Demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos. * Derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou.
4. De bens saciou os famintos * e despediu, sem nada, os ricos *  Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor.
5. Como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.
6. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo * como era no princípio, agora e sempre. Amém!
7. SEGUNDA LEITURA (1Ts 5,16-24)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.
– Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO 
(H1, p. 46 Fx 9)
Aleluia, aleluia! * 
Aleluia, aleluia!
O Espírito consagrou-me, (bis)
E mandou-me anunciar. (bis)
Boa Nova para os pobres! (bis)
9. EVANGELHO (Jo 1,6-8.19-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
P.  6Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’”, conforme disse o profeta Isaías.  24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus e 25perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.
– Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.
10. HOMILIA
... (VER SUGESTÕES DE HOMILIA MAIS ABAIXO NA SEÇÃO COMENTÁRIOS DO EVANGELHO) ...
11. PROFISSÃO DE FÉ
P. Creio em Deus Pai todo-poderoso / T. criador do céu e da terra,/ e em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; /nasceu da Virgem Maria;/ padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, morto e sepultado. / Desceu à mansão dos mortos; /ressuscitou ao terceiro dia, / subiu aos céus; / está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo; / na Santa Igreja Católica; / na comunhão dos santos; / na remissão dos pecados; / na ressurreição da carne; / na vida eterna.
Amém.
12. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P. Irmãos e irmãs, elevemos nossas preces àquele que, por meio de Jesus, tirou-nos do abismo da morte e introduziu-nos no Reino da luz e da alegria pascal. Rezemos juntos:
T. Ó Pai, alegrai-nos em Cristo, nossa paz. 
1. Alegrai a Igreja com a profecia de João Batista e o anúncio aos pastores de Belém.
2. Mudai a sorte dos que se entregam às falsas alegrias.
3. Abençoai os que buscam sua alegria nos valores cristãos.
4. Afastai-nos da tentação do consumo e abri o nosso coração à partilha do amor.
5. Fazei de nossas paróquias verdadeiros presépios de irradiação da luz divina.
6. Fortalecei as famílias que celebram a Novena do Natal.
(Outras preces da comunidade)
P. Tudo isto, vos pedimos, ó Pai, por Cristo, nosso Senhor. 
 T. Amém.
13. APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(H1, p. 62 - CD IV Fx 4) 
A nossa oferta apresentamos no altar * e te pedimos: Vem, Senhor, nos libertar!
1. A chuva molhou a terra, * o homem plantou o grão, * a planta deu flor e fruto, * do trigo se fez o pão.
2. O homem plantou videiras, * cercou-as com seu carinho. * Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho.
3. Os frutos da nossa terra, * e as lutas dos filhos teus, * serão, pela tua graça * pão vivo, que vem dos céus.
4. Recebe, Pai, nossas vidas, * unidas ao pão e vinho * e vem conduzir teu povo, * guiando-o no teu caminho.
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
P. Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
T.  Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
P. Possamos, ó Pai, oferecer-vos sem cessar estes dons da nossa devoção, para que, ao celebrarmos o sacramento que nos destes, se realizem em nós as maravilhas da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III 
(Prefácio Advento, 1A)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Corações ao alto.
T. O nosso coração está em Deus.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus.
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos e bendizer-vos, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, princípio e fim de todas as coisas. Vós preferistes ocultar o dia e a hora em que Cristo, Vosso Filho, Senhor e Juiz da História, aparecerá nas nuvens do céu, revestido de poder e majestade. Naquele tremendo e glorioso dia, passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra. Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino. Por isso, certos de sua vinda gloriosa, unidos aos anjos, vossos mensageiros, vos louvamos,
cantando (dizendo) a uma só voz:
T. Santo, Santo, Santo...
CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
T. Santificai e reuni o vosso povo!
CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo  e V o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, N. e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!
2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Bento, o nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.
T. A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T. Amém.
16. RITO DA COMUNHÃO
P. Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
T. Pai nosso ...
P. Livrai-nos de todos os males..
T. Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre.
P. Senhor Jesus Cristo...
T. Amém.
P. A paz do Senhor esteja...
T. O amor de Cristo nos uniu.
P. Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
T. Cordeiro de Deus...
P. Felizes os convidados ...
T. Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
17. CANTO DE COMUNHÃO Sl 147
( H1, p. 34 - CD IV Fx8 )
Ide e cantai o que ouvistes e quanto vistes: * Os cegos veem, os coxos andam, leprosos saram. * Os surdos ouvem, quem morto estava, já ressuscita. * Aos pobres, hoje, se anuncia Boa Notícia!
1. Louva, Jerusalém, * louva o Senhor teu Deus * tuas portas reforçou  * e os teus abençoou. * Te cumulou de paz * e o pão do céu te traz
2. Sua Palavra envia, * corre veloz sua voz. * Da névoa desce o véu. * Unindo a Terra e o Céu. * As nuvens se desmancham, * o vento sopra e avança.
3. Ao povo revelou * palavras de amor.  * A sua Lei nos deu * e o mandamento seu * com ninguém fez assim, * amou até o fim.
4. A Virgem, mãe será. * Um filho a luz dará, * seu nome, Emanuel; * “Conosco Deus” do céu, * o mal desprezará. * O bem escolherá.
5. Ao Pai do céu louvemos * e ao que vem, cantemos; * E ao divino, então, * a nossa louvação! * Os três que são um Deus, * exalte o povo seu!
18. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
P. Oremos (silêncio): Imploramos, ó Pai, vossa clemência para que estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor.
T. Amém.
19. ORAÇÃO AO NOSSO PATRONO
T. Ó São Paulo, /Patrono de nossa Arquidiocese, /discípulo e missionário de Jesus Cristo:/ ensina-nos a acolher a Palavra de Deus / e abre nossos olhos à verdade do Evangelho./ Conduze-nos ao encontro com Jesus, / contagia-nos com a fé que te animou/ e infunde em nós coragem e ardor missionário, / para testemunharmos a todos / que Deus habita esta Cidade imensa /e tem amor pelo seu povo! /Intercede por nós e pela Igreja de São Paulo, / ó santo apóstolo de Jesus Cristo! Amém
20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA (MR. p. 519)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós. 
P. Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
T. Amém.
P. Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
T. Amém.
P. Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna.
T. Amém.
P. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho V e Espírito Santo.
T. Amém.
P. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
T. Graças a Deus.
21. CANTO FINAL (CO 30)
Ó! Vem, Senhor, não tardes mais, * vem saciar nossa sede de paz!
1. Ó! Vem, como chega a brisa do vento, * trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó! Vem, como chega a chuva no chão, * trazendo fartura de vida e de pão!
HOJE É O DOMINGO DA COLETA NACIONAL EM PROL DA EVANGELIZAÇÃO
O fruto da Campanha constitui um fundo para a evangelização:
45% do que será arrecadado constituirão o fundo diocesano,
20% serão destinados às regiões pastorais da CNBB,
e 35% serão administrados pela CNBB, nos projetos pastorais de alcance nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.