CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

POR AMOR AO AMOR QUE AMAMOS AINDA MAIS OS FILHOS DO PAI

João Batista “viu”: “viu Jesus aproximar-se”, “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu e permanecer sobre ele” e “Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus”. O verbo ver indica a condição de quem conquistou conhecimento da realidade à qual se refere. Antes, João não tinha grande conhecimento de Jesus porque faltava-lhe experiência com o Salvador. Com esse texto, vê-se que João passou por um processo de aproximação, busca de conhecimento de Jesus ao ponto de apresentá-LO com convicção. Ao ver Jesus se aproximar, manifesta seu conhecimento sobre Aquele que vem com uma missão específica e especial, Aquele que é a PALAVRA da qual foi feito voz no deserto. Quando afirma que viu o Espírito descer sobre Jesus, indica seu conhecimento, revelado por Deus, sobre Aquele que vem com a Força de Deus, com a Potência do Céu, o Espírito que O acompanha sempre. E, por último, ao dizer que viu e dá testemunho, conclui afirmando com plena certeza a realidade de Jesus que não é somente Cordeiro, mas especialmente Filho de Deus.

2. João aponta Jesus como o Cordeiro de Deus, não qualquer cordeiro, mas o que tira os pecados do mundo. Aqui já fica claro que João Batista não é o Salvador, não veio para salvar. Apontar o Salvador é sua missão, pois para isto veio ao mundo. Seus discípulos devem agora seguir o Verdadeiro Mestre, o Salvador e libertador da humanidade. João tem consciência de que Jesus o precede e está a sua frente, porque Ele era, é e sempre será. A condição de João é a de um servo, como deve ser o modo de vida de todos os discípulos, uma vez que ser SERVO é também e, especialmente, o modo de ser do próprio Jesus. Como toda vocação é cristológica, isto é, voltada para Cristo, significada que a condição de Cristo deve ser a mesma para todos os seus seguidores.
3. Jesus é o verdadeiro, único e último Cordeiro. Ele realiza o sacrifício perfeito, sendo a vítima perfeita e obediente, e também Aquele que possui o sacerdócio perfeito. Não haverá outro cordeiro, outro sacrifício e outro sacerdote. Ele é a plenitude de toda essas realidades da promessa. Sendo assim, como plenitude do sacrifício, da vítima e do sacerdócio, Ele é o Redentor absoluto. Ele é, ainda, o Servo por excelência, e mais ainda, a Luz das nações.
4. O mistério da Pessoa de Jesus só pode ser visto mediante ação do Espírito Santo. João vai conhecer Jesus quando percebe o Espírito de Deus sobre Ele: "Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele" (32). Quando Maria visitou Isabel, o mesmo Espírito Santo permitiu a João, no ventre da anciã, pular de alegria, exultar pela presença do Senhor. Desde cedo, o Espírito já preparava João Batista para o grande mistério que ele deveria revelar aos judeus. O Espírito confirma a João Aquele que deve ser apresentado aos seus discípulos e a todos os que se fazem batizar nas águas e O revela como Filho de Deus. Ao mesmo tempo revela o novo batismo, que será realizado com o fogo, mas não qualquer fogo, mas o FOGO do Espírito Santo, ou seja, o Espírito mesmo.
5. O batismo na água e no Espírito é aquele que gera a humanidade para Deus. O Pai, por meio do seu Filho, dá o Espírito Santo, que apaga o pecado original, torna o batizado participante da natureza divina, faz-o filho no Filho, introduze-o no Corpo de Cristo e concede-lhe a missão evangelizadora. Dentre todos esses dados, sobressai-se o da filiação. Fomos criados para sermos filhos no Filho, participantes da natureza de Deus. Essa vocação só é possível graças à ação do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo, isto é, por ação da Trindade Santa presente no momento do batismo de Jesus.Oremos um pelos outros,pois o coração só é de Jesus se o entregarmos.
Texto de Padre José Erinaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.