Ir para o conteúdo principal
ATANASIANOS
Lc 15,1-10. Quinta-feira da 31ª Semana do TC, 07 de novembro de 2024.
Evangelho
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8 E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte".
— Palavra da Salvação.
Reflexão
1. Esse capítulo está estruturado em três importantes parábolas: da ovelha perdida, da moeda também perdida e a do filho pródigo ou também chamada do pai e os dois filhos. Hoje, a liturgia traz apenas as duas primeiras parábolas. Com elas, Lc apresenta a preocupação de Jesus com o anúncio do Reino de Deus a todos, especialmente os abandonados, os desprezados, os que se encontram distantes, os marginalizados, os desesperados, excluídos, perdidos no mundo, os necessitados, entre outras coisas. O anúncio pra esses deve ser alegre, verdadeiro e fraterno.
2. Convém notar que são os publicanos e pecadores que se aproximam de Jesus para escutá-lo. A escuta da Palavra de Deus é o começo do discipulado, é o início do seguimento, é o desabrochar de uma nova esperança e o princípio de uma vida nova. Certamente, Jesus não quer valorizar a vida no pecado, pois o pecado pertence ao príncipe deste mundo, mas apontar a abertura dos pecadores à Palavra de salvação. Parar para escutar Jesus significa encontrar NELE algo novo, muito mais que isso: encontrar NELE o verdadeiro sentido, a razão absoluta da vida, a luz para se ver a Deus e a própria dignidade humana. De fato, escutando Jesus Cristo, o homem descobre a Deus, a si mesmo e sua vocação.
3. Por outro lado, os fariseus e os mestres da Lei estavam ali não para escutar Jesus nem para aprender algo novo ou mesmo para ser discípulos DELE, mas para criticá-lo, observá-lo. Essa é a posição de quem se acha pronto, que já compreende tudo, é o jeito do orgulhoso que só conhece o afago próprio e dos outros ao orgulho pessoal. A atitude de tais representantes do povo de Deus demonstra o quanto eles estão distantes das promessas do Senhor, como se afastaram do sentido da própria Lei, como se tornaram cegos diante do Messias do Pai. Fechados em si mesmos, assoberbados dos encargos pessoais, mas distantes de sua miséria, da realidade mesma de Deus e do bem que devem fazer para com os outros. Eles são justos aos próprios olhos, são santos para si mesmos, mas não para Deus. Não se consideram pecadores e, por isso mesmo, não podem enxergar Aquele que traz a salvação.
4. Os céus se alegram com o pecador convertido, com quem descobriu a beleza da graça de Deus em sua existência. Deus faz festa para aquele ou aquela que toma, agora mesmo, a decisão de ser somente dele, reconhecendo-se pecador, pecadora, abrindo-se completamente à bondade do Senhor, deixando-se guiar pelo Espírito de Deus, permitindo ser encontrado ou encontrada no Caminho da Salvação.
Um forte e carinhoso abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.