CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

COMPLEXO DE GOLGI

O COMPLEXO DE GOLGI


Observação
Ainda veremos com mais calma como ocorre a síntese de proteínas, mas cabe aqui a seguinte analogia:
Imaginem a célula como uma grande fábrica, que tem como um dos seus produtos principais as proteínas. No núcleo da célula, ou seja, na sala central, encontram-se "receitas", escritas na forma de DNA, que precisam primeiramente ser transcritas para uma outra "linguagem" chamada de RNA mensageiro. Os ribossomos e os outros "funcionários" desta linha de produção de proteínas não são capazes de ler a "língua" DNA, mas conhecem bem o RNA. Assim, o "livro de receitas", escrito agora na forma de "RNA mensageiro", pode ser lido e usado na produção das proteínas.

Complexo de Golgi

É uma organela presente nas células eucariontes formada por uma pilha de vesículas grandes e achatadas e outras menores e esféricas, que brotam a partir da primeira. 



Biogênese – Origina-se a partir de elementos do retículo endoplasmático. 

Funções – Armazenamento e secreção de substâncias, tais como os hormônios; síntese da lamela média nas células vegetais; origem dos lisossomos; formação do acrossomo do espermatozóide; centro de distribuição de moléculas para diversas partes da célula.
Outros nomes do complexo de Golgi: dicitiossomo, golgiossomo, aparelho de Golgi, complexo golgiense.

Centríolos 

São feixes curtos formados de microtúbulos (filamentos proteícos encontrados no esqueleto da célula, ou seja, citoesqueleto). Estão ausentes nos procariontes e nas plantas com frutos (angiospermas). Normalmente, cada célula possui um par de centríolos.

É responsável pela produção de: 

a) cílios; 

b) flagelos; 

c) fibras do fuso acromático.


ESTRUTURAS CELULARES III
Lisossomos 

São corpúsculos normalmente esféricos cujo interior apresenta uma grande quantidade de enzimas que degradam (quebram em pedações pequenos, ou seja, digerem ou destroem) moléculas grandes ou organelas envelhecidas. Exemplo de ezimas encontradas dentro dos lisossomos: proteases (degradam proteínas), nucleases (degradam ácidos nucléicos: DNA e RNA), glicosidases (degradam açúcares) e lipases (degradam lipídeos).

Ocorrência – Em células animais. 

Funções: 

Digestão intracelular; 

Função heterofágica – Digerir produtos oriundos da fagocitose e da pinocitose. 

Função autofágica – Pode ser de dois tipos: autofagia (digestão de organelas e estruturas da própria célula) e autólise (pelo rompimento da membrana lisossômica, as enzimas vazam para o citoplasma destruindo completamente a célula). 


Peroxissomos

São pequenas vesículas semelhantes aos lisossomos, porém sua enzima principal é a peroxidase. Esta enzima degrada as moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) que se formam como resultado do metabolismo (funcionamento) celular. O peróxido de hidrogênio pode ser muito tóxico para a célula porque pode levar a produção de radicais livres. Estes radicais são capazes de danificar as células, atuando por exemplo sobre o DNA e outras moléculas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.