CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

HIGIENE CORPORAL

HIGIENE CORPORAL


Higiene Corporal
  • Banho:

             A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborreia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas .

              O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. O banho de duche é o mais económico, o mais prático e o mais higiénico. Depois do banho, certifica-te que estejam bem limpos e secos os espaços entre os  dedos, virilhas e outras dobras


       As mãos têm de estar sempre limpas.
       Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos.
       Depois de usarmos a casa de banho devemos lavar sempre as mãos.

  • Unhas:
   

    Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. Além disso, devemos valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas.
      Ah!... Seria muito bom procurar  eliminar o hábito de roer unhas.


  • Cabelos:
     Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente .
        Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam de ser eliminadas .É sempre agradável observarmos  cabelos limpos, brilhantes, cheirosos  e  bem cortados.
        Os  cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez em quando a tua cabeça . Já pensaste como será feio para ti que teus colegas saibam que tens piolhos ?
 
  • Vestuário

A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser cómodos e folgados.
       O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. Veste sempre, junto ao corpo, roupas de algodão pois não retém o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Não esqueças também de mudar diariamente as tuas roupas interiores.
     Evita roupas justas e de fibras sintéticas. Prefere roupas confeccionadas em algodão, principalmente as meias e roupas íntimas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.