Assunto tabu entre as famílias, nas instituições educacionais e na mídia, o suicídio é uma grande questão a ser enfrentada pela sociedade e pelo poder público. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida – uma taxa de mortalidade superior a muitos tipos de câncer.
Para chamar a atenção da população para o grande número de suicídios, o mês de setembro foi instituído mundialmente como o período para sensibilizar e conscientizar sobre o tema. 
A depressão é a principal causa do suicídio. Essa doença é causada por um somatório de fatores: tendência genética + história de vida + eventos desencadeantes. "Ou seja a pessoa tem predisposição hereditária, passa por problemas e conflitos que não consegue elaborar adequadamente e sofre com eventos que disparam o gatilho", afirma Wander Luiz de Lemos, psiquiatra do Hospital Espírita André Luiz, instituição que também realizará um evento relacionado ao Setembro Amarelo.
Segundo ele, as pessoas próximas devem ficar atentas aos sinais da depressão - sendo a perda de prazer nas atividades de vida diária a principal indicação de que é preciso pedir ajuda. "Os familiares sempre percebem que a pessoa não está bem exatamente por conhecê-la melhor. Ao reconhecer tal mudança devem levá-la o mais rápido possível ao psiquiatra para una intervenção precoce. Quanto mais demorar mais grave o quadro pode se tornar", diz o médico. 
“Cuidado com o que você leva ao seu coração, todos os dias. A Bíblia deixa bem claro pra gente que a vida e a morte estão no poder da língua. As palavras têm poder, quer sejam faladas, quer sejam escritas”, Chad alerta.Segundo ele, se uma pessoa estiver “perdendo seu tempo com livros como este manual de suicídio” e estiver sempre envolvida com aspectos que promovem a depressão e a morte, esse será o resultado final.“Estamos sempre batendo na mesma tecla: é o princípio da semente! Uma vez que você planta a semente na terra, vai haver uma colheita”, ele disse.Na opinião do apresentador “o inimigo usa livros como esse para fisgar aqueles que não tem relacionamento com Deus”.
“Se isso acontece com esse livro, então imagine a magnitude do que acontece com a palavra de Deus”, compara. Chad, em suas palavras, entende a Bíblia como um futuro de esperança.“Você começa a entender que a vida é mais do que a dor temporária que você está sentindo […]. Ainda que esteja considerando cometer suicídio, no fundo do seu coração, você quer ser achado”.“Você não planejou isso sozinho, não mesmo. Você teve uma força maior atuando nisso. Esses pensamentos que tem te atormentado, eles não são seus. Essas emoções que parecem te envolver como um cobertor molhado também não são suas”, continua.E depois explica que, quando alguém chega nesse ponto “é só você, sua mente, sua alma e seu Deus. Você vai ter que encará-lo. Você vai ter que dar uma explicação a Ele sobre o motivo de ter escolhido desistir do maior presente que você já recebeu, que é a vida”. E finaliza: “O céu nunca vai desistir de você!”.