CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PARA SERMOS CHAMADOS FILHOS DE DEUS

Deus nos fez para Ele, 
para viver em comunhão com Ele em todos os momentos de nossa vida, principalmente na eternidade. Viver com Ele, Nele e para Ele significa conversão, estado de homem novo. A possibilidade de salvação nos foi dada por Jesus Cristo, por quem tudo foi criado e salvo objetivamente. Jesus nos dá o seu Espírito Santo, que nos configura ao Filho, para a glória de Deus Pai. É o Espírito Santo quem realiza em nós a restauração do que somos como imagem e semelhança de Deus, que nos diviniza e nos torna filhos no Filho Jesus Cristo. Todos fomos chamados à divinização, à filiação eterna. Para isso, é necessário mudança total, desapego de tudo, desprezo por tudo o que não é amado por Deus, disponibilidade, obediência e coragem para enfrentar a cruz por causa do Reino de Deus. 

2 Jesus veio salvar a humanidade, testemunhando com a própria vida o amor trinitário por todos. A continuação desse missão, por força da ação do Espírito de Deus, ficou sob os cuidados da Igreja, instrumento da ação de Deus no mundo e na história. A Igreja não é uma invenção humana, não é fruto dos interesses de poderosos, mas é uma criação exclusiva de Deus, que a quis para si, para ser o lugar de sua presença sacramental na história. A Igreja nasce da iniciativa de Deus, é seu instrumento legítimo para a realização salvífica dos povos, é o lugar do encontro entre Ele e o homem. 

3. Jesus chamou Simão Pedro e André, dois irmãos pescadores. Ele mesmo tomou a iniciativa de chamá-los. Eles, por sua vez, largaram imediatamente as redes e O seguiram. Duas coisas importantes aqui: primeiro o advérbio IMEDIATAMENTE. O tempo urge, não se pode esperar mais, o tempo é agora. Além disso, pode significar a disponibilidade do discípulo, a prontidão para servir o Senhor, o estar absolutamente colocado à disposição da vontade de Deus. A segunda coisa são as redes, instrumentos necessários para a subsistência. Mesmo assim, foram abandonadas em vista de um projeto de ordem superior, o projeto salvífico. Abandonar as redes, significa abandonar o que a si interessa, para viver o sonho de Deus. 

4. Jesus está passando perto de você agora. Talvez você não esteja à beira mar, à beira de um lago, pois pode ser que ainda esteja em casa, ou ainda, na cama, talvez já no trabalho, dirigindo, andando, conversando com alguém, em suma, esteja você onde estiver, Jesus está passando perto de você agora. Deixe-se envolver por Ele, escute Sua palavra, atenda Seu convite de salvação, abandone-se ao Seu chamado e, sem medo, largue o que para você é um tesouro e abrace o próprio Cristo e Sua missão. O mundo precisa de homens e mulheres que largam tudo por causa do Reino de Deus; que se transformam em “pescadores de homens”, aliados de Jesus Cristo no combate ao mal, pescando almas para o Céu. O gesto de de pescar quer dizer tirar das águas, símbolo do domínio do mal, para colocar sob o domínio do Senhor. O mundo indiferente a Deus é semelhante ao mar, é o âmbito do pai da mentira, chamado de o “príncipe desse mundo”. É necessário que eu e você larguemos tudo, a fim de que se realize a salvação de Deus.

Um forte e carinhoso abraço.


Pe. José Erinaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.