CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 29 de maio de 2021

EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇAS : A QUADRILHA JUNINA

 


A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.


Origem da quadrilha

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII.

Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal.

A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte.

Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro.

Principais características da quadrilha

Conheça os principais elementos que representam as características da quadrilha.

1. Dança em pares

A quadrilha é uma das danças juninas mais populares do Brasil.

Trata-se de uma dança coletiva bailada em pares, e que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais.

pares de quadrilha

Um orador, também chamado de marcador ou animador, proclama frases divertidas que determinam os movimentos da dança. Ele pode ou não fazer parte da coreografia.

Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são:

  • Olha a cobra! É mentira!
  • Olha a chuva! Já passou!
  • A ponte quebrou! Nova ponte!
  • O caminho da roça.

Em toda quadrilha tradicional existem dois personagens importantes: o noivo e a noiva. A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Passos de quadrilha

Na coreografia narrada, destacam-se os seguintes passos de quadrilha.

  • Cumprimentos
  • Balancê
  • Passeio pela roça
  • Túnel
  • Coroação
  • Casamento
  • Despedida

2. Roupa caipira

A roupa da quadrilha junina tradicional é muito colorida e tipicamente caipira.

Os homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes, desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto.

 

As mulheres, por sua vez, usam vestidos, maquiagem e costumam fazer tranças ou maria-chiquinha no cabelo.

3. Música caipira

O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira.

Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

 

 

Atualmente, estilos como o forró e o baião têm grande destaque nas festas juninas.

Curiosidades sobre a quadrilha

  • O nome quadrilha tem origem na palavra francesa quadrille.
  • A quadrille surgiu em Paris, na França, e era uma dança composta de quatro casais.
  • Há quem diga que a encenação do casamento na dança da quadrilha seja uma crítica social às famílias tradicionais: a noiva aparece grávida e seu pai obriga o noivo a se casar. Por esse motivo, a tentativa de fuga do noivo, geralmente embriagado, faz parte da dança.
  • Um dos maiores concursos de quadrilha é realizado em Campina Grande, na Paraíba.

FONTE: TODA MATÉRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.