CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 19 de outubro de 2024

Os discípulos são convidados a dar testemunho de Jesus Cristo diante do Sinédrio (cf. At 4,8; 5,32), mas também diante do mundo.

 


Os discípulos são convidados a dar testemunho de Jesus Cristo diante do Sinédrio (cf. At 4,8; 5,32), mas também diante do mundo. Existe uma ameaça clara à ação de Cristo no mundo. O discípulo deve descobri-la e combatê-la mediante a fé em Jesus Cristo, sendo todo dele, sem reservas, corajosamente enfrentando qualquer coisa que contraria o anúncio da salvação, mesmo tendo que oferecer a própria vida. O martírio é a maior prova de amor de um discípulo para com seu Mestre.


 


2. O testemunho não pode ser dado sem o Espírito Santo. É o Espírito quem confirma o discípulo diante de Jesus, quem o coloca na trilha da salvação, quem o configura ao Salvador e o encoraja para a missão, mesmo tendo que enfrentar o que parece impossível. A ferocidade dos inimigos da salvação não tem força suficiente para eliminar um discípulo de Jesus, cheio do Espírito Santo.


 


3. O Espírito Santo é o DOM pascal, é o DOM do Ressuscitado para seus discípulos. Quem nega a Cristo ainda tem a possibilidade de salvação, mas quem nega o Espírito não pode ser salvo, pois é o Espírito Santo quem "abre" o ser humano a Deus, quem quebra as barreiras internas, facilitando o diálogo com o Senhor, quem destrói a iniquidade e transforma cada um num santuário do Altíssimo. A conversão e o perdão são possíveis apenas por causa do Espírito Santo; Negá-lo, significa, em primeiro lugar, desprezar o AMOR, depois, significa também negar justamente a salvação e o perdão de Deus. Desprezar o Espírito de Deus, significa rejeitar toda a Trindade, porque o Pai age no Espírito, o Filho age voltado para o Pai no Espírito. O Espírito é Aquele no qual se dá a ação de Deus. O Espírito é o AMOR trinitário: o Pai é o AMANTE  (O que ama), o Filho é o AMADO, e o Espírito é o AMOR.


 


4. O discípulo é aquele que, aberto plenamente ao Espírito Santo, por meio de Jesus Cristo, se volta totalmente ao Pai, e, no mesmo Espírito, clama como Cristo "Abbá". Com a força do Espírito, o discípulo será capaz de combater o que não é de Deus na sua própria vida, na sua comunidade e no mundo. O discípulo deve agir no mundo movido unicamente pelo amor, assim como fez seu Mestre. Jesus e o Espírito são inseparáveis. Jesus enviou Seu Espírito para Sua Igreja, que se tornou inseparável do mesmo Espírito de Cristo. Assim, inseparáveis do Espírito de Deus, nós, discípulos de Jesus Cristo, devemos ir pelo mundo e, sem medo, proclamar as maravilhas da salvação. Toda ação de Jesus foi segundo o Espírito; da mesma forma, a Igreja, que age e agirá sempre segundo o mesmo Espírito. Negar o Espírito divino é o mesmo que rejeitar não somente a salvação pessoal, mas desprezar Deus todo. Acolher o Espírito de Deus é o mesmo que se deixar conduzir exclusivamente pela vontade do Senhor, ser todo de Deus e não ter nenhuma ideia, coisa ou pessoa no lugar do Senhor. Cabe ao discípulo ser o portador do Espírito para o mundo necessitado de salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.