CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 9 de junho de 2021

LEITURA SOBRE AS DANÇAS PARA A PROVINHA DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LENDO FICARÁ SABENDO.

 


A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

Essa dança de teor caipira é típica das festas juninas, que geralmente acontecem nos meses de junho e julho em todas as regiões do país.

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

Origem da quadrilha

A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII.

Danças da região Sudeste: Samba.Internacionalmente conhecido, o samba é a dança típica da região Sudeste mais popular. No Brasil, o samba foi criado no estado do Rio de Janeiro.

 O Carimbó (anteriormente Curimbó ou Corimbó, do tupi korimbó), Pau e Corda, Samba de roda do Marajó, ou Baião típico de Marajó, é um ritmo musical típico da região amazônica, um patrimônio cultural brasileiro e também um gênero de dança de roda de origem indígena típica da região norte brasileira, criado no século XVII no estado do Pará.

 O siriri é um dos tipos de danças populares que trazem os violeiros como grupo de apoio. É de origem europeia e traz coreografias diversas.

 A origem da catira ainda é desconhecida, mas a modalidade tipicamente goiana é um verdadeiro patrimônio da cultura sertaneja.

 Xote, xótis, chótis ou pisadinha é um ritmo musical binário ou quaternário é uma dança de salão de origem centro-europeia. É um ritmo/dança muito executado no forró. De origem alemã, a palavra "xote" é corruptela de schottische, uma palavra alemã que significa "escocesa", em referência à polca escocesa, tal como conhecida pelos alemães.

 A palavra xaxado é uma onomatopeia do barulho xa-xa-xa, que os dançarinos fazem com as alpercatas arrastadas no chão durante a dança. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.