CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 27 de janeiro de 2013

PROPOSTAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO


PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA – 7ª. SÉRIE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 2º BIMESTRE
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ( conteúdos e temas) COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESTRATÉGIAS TEMPO PREVISTO 1- Uso de letras representando números; operações com letras representativas de números; expressões algébricas; propriedade distributiva da multiplicação com relação à adição e à subtração. - compreender o uso de letras representativas de números; generalizar padrões em seqüencias por meio de expressões algébricas; reconhecer equivalências entre expressões algébricas; realizar operações simples com polinômios - Proposição de seqüências com diferentes padrões para serem analisadas por estratégias diversificadas de contagem, na busca de identificação de equivalências entre expressões algébricas; atividades individuais e em grupos; resolução de situações-problema. 1 semana 2 – Produtos notáveis; trinômio quadrado perfeito; diferença de quadrados; área e perímetro de figuras planas. - compreender a demonstração geométrica de um produto notável, de um trinômio quadrado perfeito e da diferença de dois quadrados; utilizar a linguagem algébrica para representar a área e o perímetro de uma figura plana; interpretar enunciados; transpor idéias relacionadas a álgebra para a geometria; generalizar e organizar dados a partir de uma certa propriedade . - apresentação de uma solução de exercícios exemplares que explorem diferentes contextos. 1 semana 3- Valor numérico de um polinômio; operações entre polinômios; casos de fatoração algébrica; resolução de equações - expressar um polinômio por meio de um quadrado de fatores mais simples; aplicar os casos de fatoração na simplificação de frações algébricas; resolver equações de 2º grau por fatoração de polinômios; compreender o significado da fatoração algébrica como recurso para a resolução de equações em diferentes contextos; resolver equações aplicando calculo mental. - apresentação de exercícios exemplares que explorem diferentes contextos. 2 semanas 4- Problemas abordados com o auxilio da Álgebra e da Geometria - expressar por meio de letras relações entre números naturais em diversas situações concretas; integrar as linguagens algébricas e geométricas na representação de relações em diferentes contextos; resolver problemas que integrem os números e as formas geométricas - apresentação de exercícios que permitem a integração entre as linguagens aritmética, algébrica e geométrica em diferentes contextos. 2 semanas
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CAIEIRAS
PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA – 7ª. SÉRIE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 3º BIMESTRE
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ( conteúdos e temas) COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESTRATÉGIAS TEMPO PREVISTO 1-Equações de 1º grau; equações variadas ( resolução por métodos não algorítmicos ); inequações. - leitura e interpretação de enunciados; transposição entre as linguagens escrita e algébrica; raciocínio lógico dedutivo. - equacionar e resolver problemas de maneiras confrontando resultados e identificando equivalências; utilizar a heurística como método da solução de equações; estudas desigualdades por meio da resolução de problemas contextualizados. 2 semanas 2- Coordenadas; plano cartesiano; pares ordenados; transformações geométricas. - conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas. - análise e resolução de situações–problema; uso de um jogo para a familiarização com o sistema de coordenadas; uso do plano para representar pontos e figuras. 2 semanas. 3- Sistemas de equações; métodos de resolução (adição e substituição); representação gráfica de uma equação linear com duas variáveis; análise das soluções de um sistema linear (algébrica e gráfica). - traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema; resolver sistemas de equações pelo método da adição; resolver sistemas de equações pelo método da substituição; representar uma equação com duas incógnitas no plano cartesiano; analisar e discutir as possíveis soluções de um sistema linear; interpretar graficamente a solução de um sistema. - análise de situações-problema envolvendo sistemas de equações lineares; uso da analogia com balanças para compreender os métodos de resolução; representação gráfica das equações de um sistema. 3 semanas. 4- Múltiplos e divisores; máximo divisor comum; equações e sistemas; contagem. - identificar regularidades e padrões; raciocínio lógico dedutivo em problemas algébricos; organizar informações em tabelas. - utilizar tabelas para identificar padrões e regularidades; utilizar tabelas para organizar informações; investigar propriedades de divisibilidade entre inteiros e do MDC por meio de exemplos numéricos. 1 semana.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CAIEIRAS
PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA – 7ª. SÉRIE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – 4º BIMESTRE
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM ( conteúdos e temas) COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESTRATÉGIAS TEMPO PREVISTO 1- Áreas de figuras planas representadas em malhas, áreas de triângulos e quadriláteros. - estimar áreas de figuras regulares e irregulares; compreender diferentes processos de cálculos de áreas; aplicar fórmulas para cálculo de áreas de polígonos; identificar os termos necessários ao cálculo da área de um polígono. - compor e decompor figuras planas, resolução de situações-problema. 10 aulas. 2- teorema de Tales e suas aplicações em situações contextualizadas. - perceber a Matemática como conhecimento historicamente construído; compreender o processo de demonstração; criar argumentos lógicos; explorar relações entre elementos geométricos e algébricos; desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos; reconhecer situações que podem ser resolvidas pela aplicação do teorema de Tales. - demonstração, resolução de situações-problemas contextualizadas, criação de hipóteses. 10 aulas 3- teorema de Pitágoras; demonstrações geométricas e algébricas. . - justificar um resultado a partir de fatos considerados mais simples; identificar padrões numéricos e geométricos; interpretar enunciados; perceber a Matemática como conhecimento historicamente construído.. - proposição de atividades de investigação, resolução de problemas. 13 aulas. 4- prismas: identificação, relações métricas, área da superfície e volume de um prisma reto. - reconhecer e nomear um prisma; explorar as relações entre elementos geométricos e algébricos; visualizar figuras espaciais no plano; sintetizar e generalizar fatos obtidos de forma concreta. - manipulação de sólidos geométricos; planificação de prismas; leitura e interpretação de enunciados e dados; resolução de problemas. 7 aulas.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CAIEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.