CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 23 de maio de 2021

DANÇAS DO SUDESTE : SAMBA,CONGO E OUTRAS MAIS.

 

Danças da região Sudeste: Samba

Danças populares brasileiras - samba

Internacionalmente conhecido, o samba é a dança típica da região Sudeste mais popular. No Brasil, o samba foi criado no estado do Rio de Janeiro e, desde então, anda de mãos dadas com o Carnaval, festival público anual com desfiles e roupas caricatas, que tem origem no cristianismo ocidental.

Em sua criação, o samba brasileiro teve como base o samba de roda difundido por africanos que viviam no estado da Bahia.

O samba possui diversos tipos diferentes, e os mais conhecidos são os da Bahia – com a lambada e o samba de roda -, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio de Janeiro, o samba tem ligação direta com a vida nos morros, de forma que as letras retratam de forma amena e bem-humorada as dificuldades e barreiras enfrentadas no cotidiano popular.

Apesar se ter completado 100 anos de samba no Brasil em 26 de novembro de 2016, o Dia Nacional do Samba é comemorado anualmente no dia 2 de dezembro.

Em resumo, o ritmo que predomina no samba brasileiro é alegre e contagiante. Assim, consiste em um dos grandes atrativos do país aos estrangeiros que o visitam.

 

Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana.

Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosárihttps://escolaeducacao.com.br/dancas-da-regiao-sudeste/o, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. Em algumas congadas, se recorda a figura de Chico Rei e da luta entre cristãos e mouros.

A congada é celebrada de norte a sul do Brasil. Não há um dia fixo, mas os meses de maio e outubro consagrados a Nossa Senhora, costumam ser escolhidos para a festa. Em algumas partes do Brasil, a congada é celebrada em dezembro.

Danças Típicas do Sudeste - Jongo

Danças da região Sudeste: Xiba

Danças Típicas do Sudeste - Xiba

Com origem no litoral norte do estado de São Paulo, a dança Xiba se assemelha a uma dança de quadrilha, de modo que os participantes se organizam em uma formação circular.

Também chamada de “dança de roça ao ar livre”, seu ritmo é ao som de violas, violão, pratos, pandeiros, cavaquinhos e até sapateados. Além de São Paulo, a Xiba também é comum no Rio de Janeiro.

Danças da região Sudeste: Mineiro Pau

Danças Típicas do Sudeste - Mineiro Pau

A dança do Mineiro Pau é feita exclusivamente por homens – sejam eles adultos, jovens ou crianças – que utilizam bastões de maneira para acentuar o ritmo da coreografia.


Cada pessoa utiliza um ou dois bastões. A formação é circular, e é realizada por cerca de 25 participantes. Em resumo, a presença do bastão na coreografia faz com que o Mineiro Pau seja considerado uma dança guerreira, uma simulação de combate, simbolizando ataque e defesa.

Danças da região Sudeste: Dança de São Gonçalo

Danças Típicas do Sudeste - Dança de São Gonçalo

Apesar de seu primeiro registro em solos brasileiros ter sido no estado da Bahia, em 1718, a dança de origem portuguesa São Gonçalo é encontrada em diversos estados do Brasil. Assim, é adaptada com características próprias em cada uma dessas regiões.

Muito difusa no estado de Minas Gerais, é considerada uma dança de votos, onde “solteironas desejam se casar”. Por isso, sua formação é realizada por dez pares de mulheres jovens vestidas de branco, onde cada uma delas fica responsável por portar um grande arco de madeira enfeitado com um papel de seda também branco.

A dança é acompanhada por música em viola e sanfona. Apesar da roda ser formada apenas por participantes mulheres, a dança de São Gonçalo conta com a presença de um único membro do sexo masculino.

Danças da região Sudeste: Cana Verde

Danças Típicas do Sudeste - Cana Verde

Também portadora de origens portuguesas, é uma das danças mais populares da região Sudeste, encontrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os participantes utilizam trajes tradicionais como camisa, calça, colete e chapéu para os homens, e vestidos longos de cores discretas para mulheres.

A dança é realizada com os dançarinos se distribuindo em duas metades, onde cada metade forma uma roda e, a partir dessa roda, são formados casais. O ritmo é pouco acelerado e, durante a coreografia, os dançarinos utilizam-se de palmas para demarcá-la.

Danças da região Sudeste: Ticumbi

Danças Típicas do Sudeste - Ticumbi

Dança dramática guerreira encontrada somente no Espírito Santo que é realizada por negros que se vestem de branco.

Danças da região Sudeste: Bate Flechas

Danças Típicas do Sudeste - Bate Flechas

Dança de expressão folclórica e cunho religioso em louvor a São Sebastião, a Bate Flechas também é típica do Espírito Santo.

Em resumo, essa dança da região sudeste consiste em um mix de elementos dos rituais indígenas, da cultura negra e do catolicismo popular. Em sua formação, homens e mulheres utilizam flechas e batidas de pés para demarcar o ritmo da coreografia.


  https://escolaeducacao.com.br/dancas-da-regiao-sudeste/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.