CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 21 de julho de 2020

TEXTO MATEMÁTICO - A ADIÇÃO

A adição é uma das principais operações matemáticas, ela está associada à ideia de juntar ou agrupar elementos de conjuntos. Podemos também, com base nela, definir as operações de subtração e multiplicação. Além disso a operação de adição é bastante utilizada em nosso cotidiano, por exemplo, quando vamos ao supermercado, assim, é muito importante compreender sua ideia e o método de como realizá-la.

O que é adição?

A ideia de adição está ligada ao conceito de juntar elementos de dois ou mais conjuntos. Por exemplo, considere o conjunto formado por círculos e o conjunto formado por triângulos.
Agora imagine que nosso interesse seja determinar a quantidade total de figuras geométricas, para isso teremos que juntar os círculos com os triângulos. Quando realizamos esse processo, estamos somando a quantidade de círculos com a quantidade de triângulos, e indicamos essa soma com o símbolo +.
Juntando os elementos dos dois conjuntos temos:
Observe o número de elementos em cada um dos conjuntos, temos 4 (quatro) círculos e 2 (dois) triângulos. Veja também que, ao juntar esses elementos, obtivemos um total de 6 (seis) figuras geométricas, podemos sintetizar todo esse raciocínio em uma expressão matemática, veja:
4 + 2 = 6

Como realizar uma adição?

Veja que o processo de representar graficamente cada elemento da adição torna-se complicado quando colocamos números maiores. Por exemplo, para determinar a soma de 1500 com 1432, teríamos que desenhar 1500 unidades e, em seguida, 1432 unidades, para, assim, contar a quantidade total delas. Veremos, a seguir, um método que facilita esse processo.
A adição é uma das operações básicas da matemática.
Exemplo 1
Determine a soma entre 1500 e 1432.
Para determinar a soma entre os números, devemos primeiramente “armar” a operação. Esse processo consiste em colocar um número sob o outro de maneira que as unidades do primeiro número fiquem sob as unidades do segundo, assim como as dezenas do primeiro número devem ficar sob as dezenas do segundo, e assim sucessivamente. Veja:
Agora, para determinar o valor da adição, basta somar, termo a termo, os valores da tabela anterior, isto é, somar unidade com unidade, dezena com dezena, e assim por diante.
0 + 2 = 2 → Unidade
0 + 3 = 3 → Dezena
5 + 4 = 9 → Centena
1 +1 = 2 → Unidade de Milhar
Assim podemos dizer que 1500 + 1432 = 2932. Podemos simplificar a escrita do processo de adição excluindo a tabela e a escrita das ordens, veja:
Exemplo 2
Determine a soma entre os números 5854 e 4217.
Novamente o primeiro passo é armar a operação entre os dois números.
https://escolakids.uol.com.br/matematica/adicao-de-numeros.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.