CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 26 de setembro de 2017

A NOSSA MÃE

Lc 8,19-21
1. Lc está trabalhando com o tema da Palavra de Deus que deve ser vivida acima de tudo. Necessário se faz colocar-se, absolutamente, aberto a essa Palavra como o maior e mais importante tesouro de todos os tempos. A escuta dessa Palavra forma a FAMÍLIA querida por Deus. Somente quem lhe dá atenção pode entender essa "nova forma" de ser família aos pés do Senhor. Não são os laços sanguíneos que indicarão mais o ser família diante de Deus, mas a FÉ em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, o amor, como entrega total de si mesmo, a verdade, como razão absoluta de ser, a vida, como dom maior, e a esperança, como sinal de quem realmente foi transformado e encontrou o Caminho para o abraço do Pai.
2. Alguns desavisados utilizam esse texto para, de certa forma, denegrir a Virgem Maria, enfatizando que Jesus não valoriza a presença de Sua Mãe e Seus familiares ali. Enganam-se totalmente! Maria foi quem mais acreditou e colocou toda sua vida à disposição da vontade do Pai. Ela, antes de qualquer um ali presente, já era família de Deus pela fé, amor, verdade e esperança. Jesus, naquele momento, segundo a narrativa, não quer focalizar a pessoa de Maria e Seus primos, filhos da outra Maria, mulher de Cléofas, irmã da Virgem (Jo 19,25), mas apontar para a necessidade da ESCUTA sincera da Palavra de Deus. Nesse ponto, Maria é, humanamente falando, o mais eloquente exemplo de quem sabe ouvir, pois foi por causa da ação de Deus mesmo e da resposta dessa MULHER que a SALVAÇÃO entrou na história.
3. Jesus não tem a visão de quem trata Maria como uma mulher qualquer, mas a visão de quem pensou na mulher que seria Sua Mãe, chamou-a e a escolheu como Sua "encantadora", pelo que significa o próprio nome "MARIA", de origem egípcia MRT, no hebraico "MIRIAM ou MARIAM". Aquela que a Sagrada Escritura mesma se encarrega de chamar "toda plena da graça = kecharitomene" (Lc 1,28), a "Mãe do meu Senhor" (Lc 1,43), "a Virgem" (Lc 1,27), aquela que engrandece o Senhor (Lc 1,46). Então, Jesus não prescinde de Maria, pelo contrário, deseja que todos sejam capazes de crer como crer Sua Mãe, que além de sua principal vocação, a de ser MÃE, tornou-se também discípula.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.