CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 30 de maio de 2017

HOMILIA DESTA TERÇA

Terça-feira, 30 de maio de 2017
Jo 17,1-11a
1. Na forma de oração, Jesus instrui Seus discípulos, que devem encontrar segurança na oração do Mestre e sentido pa...ra sua vida de fé. Nessa oração-instrução, Jesus revela a importância de se conhecer, em profundidade, o mistério da Palavra feita carne, o Nome de Deus e Sua Glória. A comunidade cristã deve tudo fazer a partir da Palavra, em Nome de Jesus Cristo, para a Glória de Deus Pai. Ou seja, é uma comunidade que, assim como seu Mestre, deve ser toda para Deus, para poder ser toda para o bem da humanidade. Jesus é UM com o Pai e o Espírito, Seu nome é OBEDIÊNCIA total e, nessa obediência, dá continuamente glória ao Pai, realiza Sua obra de salvação e torna Deus conhecido como Pai, Fonte e Princípio de toda a criação e salvação.
2. Desde a Encarnação, toda a vida de Jesus é glorificação de Deus. Nunca houve um momento em que Cristo não tenha sido glorificação de Deus. Quando tudo parecia trevas, quando a esperança parecia ter desaparecido naquela tarde da Paixão, quando o mal parecia ter prevalecido, quando o Salvador, lançado fora da cidade, estava preso no madeiro da maldição romana como um maldito de Deus, segundo o Sinédrio "de Deus", ali, Jesus glorificava, de modo pleno, o Pai amado, revelando o mais elevado significado do amor: oblação de si mesmo para o bem de outrem. A glória de Deus se revela na profunda vida de unidade, amor, verdade e obediência. O Pai entregou Seu Filho por nós; o Filho entregou-se por nós; e o Espírito deixou-SE entregar para nossa salvação. Para alcançar tal mistério, o discípulo necessita entregar-se totalmente, mediante a fé, ao amor total e à verdade, para poder, conhecendo a Deus, conquistar a vida prometida, a vida de comunhão com Deus, a vida eterna.
3. Jesus revelou que Deus tem um nome: Ele é PAI, ABBÀ. Ele é o Pai amado, o Pai querido, o Princípio de tudo: da criação e da salvação. Por meio de Sua vida no meio de nós, Jesus revelou que Deus é o Pai de Misericórdia, de Bondade, Justiça e Verdade; que enviou o Seu Filho Único porque nos ama com amor eterno (Jr 31,3), porque nos quer com Ele e voltados exclusivamente para Ele. Por meio do Seu Filho, o Pai não quer perder nenhum dos Seus, confiados ao Filho, que é a Verdade do Pai para toda a humanidade.
4. Importante: que o discípulo seja todo obediência à vontade do Senhor, que sua vida seja autêntica manifestação da glória de Deus, que em tudo o discípulo honre e glorifique o Senhor, que não tema nem a missão nem a cruz, que em tudo seja SIM ao Senhor. No final, a vitória será o coroamento de toda uma vida de amor oblativo, absolutamente voltado para Deus. Na sua vida espiritual deve ter diante de si a hora da vitória de Jesus, da manifestação do amor de Deus e do julgamento do mundo. A cruz de Jesus já é lugar da vitória, mas também de julgamento. Ali tanto se revela o amor de Deus por todos quanto o ódio do mundo pelo Salvador. A verdade é que, mesmo sofrendo a morte, mesmo tendo sido rejeitado, Jesus Cristo foi vitorioso, ressuscitou dos mortos e não se separou dos Seus. Como Intercessor, Salvador e Senhor cuida do Seu rebanho até a consumação dos séculos. E o rebanho permanence firme NELE para sempre. Cada batizado, cada discípulo deve fazer da “hora de Jesus” a sua hora, o seu momento de revelar sempre mais a glória de Deus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.