CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O FILHO DO PAI NOS ACOMPANHA

Jesus continua passando pela área limítrofe da Galileia (Tiro, Sidônia, Decápole), território pagão, onde realiza o milagre na vida da filha da mulher pagã Siro-fenícia (7,24-30), que se satisfez somente com a migalha, com a sobra do pão dos filhos, uma tremenda demonstração de humildade e fé. Além desse, hoje também o milagre do surdo-mudo, mediante gestos que indicam mais um ritual batismal. A presença de Jesus nesse território, segundo a teologia de Mc, tem como objetivo levar aos pagãos a salvação, conceder-lhes a graça de serem também eles participantes da Nova e Eterna Aliança. Há, no texto de Mc, um sentido universal da FÉ.
2. O modo como Jesus realiza o milagre no surdo-mudo não deve surpreender, pois não se trata do mais importante. Não deixa, portanto, de ser algo curioso, até porque não era nada visto em outros milagres realizados por Jesus. O gesto de Jesus não diz respeito à uma ação terapêutica ou mesmo uma ação mágica. Ele não brinca com as pessoas nem muito menos com o bem que está realizando para a salvação delas. Mc apresenta esse gesto como um sinal da abertura do homem à uma realidade nova. É um gesto simbólico de uma força tremenda. Aqui se revela o cumprimento das promessas de Is 35,5-6: "Então se abrirão os olhos dos cegos, os ouvidos dos surdos se desobstruirão, o coxo saltará como um cervo e língua dos mudos entoará cantos".
3. Jesus toca o ouvido do surdo, permitindo-lhe escutar a Palavra de Deus, dando-lhe a graça de poder aprofundar esse conhecimento da teologia, da ciência de Deus, de fugir das vozes do mundo e ser todo para Deus. Em seguida, com Sua saliva toca-lhe a língua, sinal de que a palavra que será proclamada por aquele homem não será sua, mas de Deus, é o Cristo mesmo, Palavra Eterna do Pai, a Palavra da Salvação. Agora aquele homem pode proclamar a Palavra que não é dele, mas de Deus, pode anunciar a Palavra que lhe foi dada.
4. A surdez e a mudez daquele homem indicam os surdos-mudos do mundo sem fé, daqueles que se fecham totalmente à graça de Deus, que não querem saber das coisas de Deus. Portanto, um mundo sem escuta da Palavra de Deus e, consequentemente, sem profetas, é um mundo sem fé, amor e esperança; um mundo egoísta, individualista e sem horizonte; um mundo da força, da opressão e da ilusão. O surdo-mudo, agora curado, simboliza os que se abriram e se abrirão à fé e, por isso mesmo, ao batismo. Os gestos de Jesus indicam o momento batismal. Pela fé e pelo batismo nasce um novo homem, decidido à escuta de Deus e pronto para proclamá-LO. É missão da Igreja eliminar com a surdez e mudez do mundo o quanto antes. Urge essa missão libertadora na força do Espírito de Deus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.