Álgebra é o ramo da Matemática que generaliza a aritmética. Isso significa que os conceitos e operações provenientes da aritmética (adição, subtração, multiplicação, divisão etc.) serão testados e sua eficácia será comprovada para todos os números pertencentes a determinados conjuntos numéricos.
A operação “adição”, por exemplo, realmente funciona em todos os números pertencentes ao conjunto dos números naturais? Ou existe algum número natural muito grande, próximo ao infinito, que se comporta de maneira diferente dos demais ao ser somado? A resposta para essa pergunta é dada pela álgebra: Primeiramente, é definido o conjunto dos números naturais e a operação soma; depois, é comprovado que a operação soma funciona para qualquer número natural.
A álgebra continua a ser uma disciplina não só útil para obter bons resultados em matemática, mas também para o cálculo de incógnitas em nossa vida diária. Embora as letras possam às vezes assustar os alunos em um problema matemático, a álgebra permanece acessível a todos, com dedicação e entendimento dos problemas e processos que podem ser resolvidos.
Desde a antiguidade, e particularmente no Egito e no Oriente Médio, as pessoas começaram a resolver problemas mais ou menos complexos para lidar com certas situações cotidianas.
No entanto, será necessário aguardar o ano 1000 para que o zero faça sua primeira aparição graças aos pesquisadores e matemáticos indianos. Até o século XVII, a álgebra ainda era vista como uma extensão da aritmética e não como uma disciplina com área própria.
Mas é realmente durante o século XX que o termo álgebra tomou todo o seu significado. A partir de então, os matemáticos começaram a substituir as figuras usuais por objetos. Foi também durante este período contemporâneo que a álgebra linear se desenvolveu, um ramo matemático interessado em espaços e transformações .
ATIVIDADE
Responda no caderno
1-Álgebra.O que isso significa?
2- Na soma o que é definido?
3- Desde quando se resolvem problemas?
4- Quando surgiu o zero?
5- O que aconteceu no século XX?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.