CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 14 de maio de 2021

DANÇAS DA REGIÃO SUL DO BRASIL - VANEIRÃO,FANDANGO,PAU DE FITAS E OUTRAS

 


As danças da região Sul do Brasil são marcadas pelos ensinos campesinos, como o respeito à mulher (prenda) e espírito de fidalguia. Ademais, seus passos e ritmos as colocam entre as mais coreográficas e performáticas. Parte do folclore da região, as danças podem ser apresentadas tanto em grupo quanto individualmente, conforme pode ser visto a seguir. 

FANDANGO

Mais uma dança portuguesa com influências indígenas que, hoje, está presente nos três estados da região Sul. Nela, os dançarinos formam uma roda para, em seguida, dançar um tipo de valsa. Depois, começam a bater palmas e sapatear.

A dança das fitas ou pau de fitas é caracterizada pelo mastro de aproximadamente três metros disposto no centro de uma roda. A ele, são amarradas fitas coloridas que os dançarinos, em par, seguram para, depois, girarem em torno do mastro no intuito de formar desenhos trançados com elas. O ritmo não exige música específica, mas normalmente, usa-se violão, pandeiro, cavaquinho e acordeão. Muito praticada no estado do Paraná. 

 VANEIRÃO

Essa dança ganha nomes diferentes a depender do ritmo. Por isso, é conhecida por vaneira (passos moderados), vaneirinha (passos lentos) ou vaneirão (passos rápidos). Independente do nome, o ritmo nasceu em Cuba e é protagonizada por casais que dançam o movimento “dois para lá e dois para cá”, vestindo roupas inspiradas no estilo medieval. Influenciou o samba do Rio de Janeiro. 

 CHIMARRITA

Dança típica de origem portuguesa bailada por casais ao som de um ritmo muito animado. A coreografia trazida nos idos do século XIX inicialmente começava com casais em uma dança similar à valsa. Depois, peão (homem) e prenda (mulher) passavam a dançar separados e em direções opostas. Hoje, a chimarrita é marcada pelo sapateado e palmas dos casais em fila, muito praticada no Rio Grande do Sul. 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.