CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 9 de outubro de 2022

DEUS POR NÓS, MAS QUASE TUDO É CONTRA NÓS. EM CRISTO VENCEREMOS O MUNDO.

 4. A cura se dá “enquanto caminham”. Duas coisas importantes aqui: primeira: foram obedientes, pois seguiram na direção indicada por Jesus; segundo: caminharam confiantes. Convém assinalar que a nossa libertação se dá enquanto caminhamos na direção de Jesus, com Jesus e na obediência à Sua Palavra. Infelizmente, nem todos, depois de libertos, ficam com Ele. Somente um deles voltou glorificando a Deus em alta voz. Somente o samaritano voltou e deu glória a Deus, o único que reconheceu a presença da salvação em Jesus Cristo e o próprio Jesus como aquele pelo qual Deus está salvando a humanidade. Agora, uma vez livre de sua miséria e tendo reconhecido Jesus Cristo como Salvador, o samaritano certamente vai se apresentar aos sacerdotes e proclamar-lhes a Boa Notícia, o sinal autêntico da libertação oferecida por Deus. Possivelmente, ele o fez denunciando os preconceitos, as exclusões e tantos males provocados pela falsa religiosidade. Um detalhe importante aqui é o fato de ter sido um samaritano e não um judeu a reconhecer o Messias verdadeiro; somente ele consegue atingir a plenitude do caminho da fé. O samaritano retornou imediatamente para Jesus porque não tinha mais sentido seguir os ditames do passado sem o Messias de Deus. Ele encontrou o que a promessa indicara. Os demais não se aperceberam dessa verdade, não conseguiram ver o Messias, não enxergaram a presença de Deus em Jesus Cristo. Eles simplesmente agiram dentro das exigências da religião judaica. O samaritano encontrou primeiro Jesus.

5. Além disso, existe o fato da gratidão que não é um aspecto essencial do texto, mas é consequência direta, vinda do coração de quem recebeu um grande bem na sua vida, algo de que necessitava profundamente. A gratidão surge a partir do reconhecimento e do entendimento do bem maior. O samaritano reconheceu Jesus e sua missão salvífica, prostrou-se diante Dele, louvou a Deus e proclamou sua descoberta. Hoje, mais do que nunca, o batizado ou a batizada devem ter o mesmo interesse de ver aquele que pode salvar, correr ao seu encontro, implorar a graça da libertação, purificar sua vida, abraçar a missão e ser um testemunho autêntico da verdadeira fé, como sal da terra e luz do mundo. Nunca excluir do coração, mas sempre ser um motivo de libertação do outro por meio do ensino, do testemunho e da prática do amor.



Olho para esses leprosos e os escuto como se estivessem dizendo: "Nós também precisamos de ti! Olha para nós! Ninguém nos quer, a única coisa que temos é dor, sofrimento e abandono! Nosso viver nesse mundo não parece com o de mais ninguém. O nosso olhar parte de quem está no lamaçal da miséria, a todos enxergamos como superiores, e não sabemos até quando. Tu és a nossa única esperança! Tua presença e atenção são o maior conforto de nossas almas! Sabes onde nos encontrar: nas ruas, nos porões, debaixo das pontes, nos grotões, nos sertões e nas serras. Por toda parte estamos espalhados e pedindo por socorro, respeito e dignidade. O que mais nos atormenta é a falta de compaixão de quem nos vê, a indiferença de quem sabe que existimos, o medo de nossa existência. Desejamos que nos concedas a cura física e a graça do teu amor".


Um forte e carinhoso abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.