CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 10 de setembro de 2023

3 – TERÇA-FEIRA - MISTÉRIOS GOZOSOS PELA CONVERSÃO DOS PECADORES E PELA PAZ DO MUNDO.


 Oremos pelas almas do Purgatório.

Primeira Leitura: Zacarias 8,20-23

Leitura da profecia de Zacarias – 20Isto diz o Senhor dos exércitos: “Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor”. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco'”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 86(87)

Nós temos ouvido que Deus está convosco.

1. O Senhor ama a cidade / que fundou no monte santo; / ama as portas de Sião / mais que as casas de Jacó. / Dizem coisas gloriosas / da cidade do Senhor. – R.

2. Lembro o Egito e Babilônia / entre os meus veneradores. / Na Filisteia ou em Tiro  ou no país da Etiópia, / este ou aquele ali nasceu. / De Sião, porém, se diz:  “Nasceu nela todo homem; / Deus é sua segurança”. – R.

3. Deus anota no seu livro,  onde inscreve os povos todos: / “Foi ali que estes nasceram”. / E por isso todos juntos / a cantar se alegrarão; / e, dançando, exclamarão: / “Estão em ti as nossas fontes!” – R.

Evangelho: Lucas 9,51-56

Aleluia, aleluia, aleluia.

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Começa aqui a grande subida de Jesus para Jerusalém, para a cruz, para o céu. Ao longo do percurso, acontecem ensinamentos, encontros, milagres, controvérsias. A figura do discípulo se torna central. O verdadeiro discípulo é aquele que segue seu Mestre no caminho da renúncia a si mesmo e da solidariedade ativa com os pobres, os pequenos, os excluídos. Não é o que acontece com Tiago e João, ainda apegados aos antigos rancores entre judeus e samaritanos. Com efeito, diante da recusa de hospedagem dos samaritanos, esses dois discípulos propõem que sejam exterminados. O apelo deles ao poder divino está a serviço da vingança odiosa. Jesus reprova esse espírito de intolerância dos discípulos e mantém a firme resolução de caminhar para Jerusalém, onde vai entregar a própria vida em favor de todos.

(Dia a Dia com o Evangelho 2023) FONTE:
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/3-terca-feira-6/



Primeiro mistério de alegria:
o anjo anuncia a Maria o nascimento de Jesus.

Do Evangelho segundo Lucas (1,26-28.30-31) 

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando nela, ela disse: «Alegra-te, cheia de graça: o Senhor está contigo». O anjo disse-lhe: "Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás um filho, darás à luz e lhe porás o nome de Jesus". 

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Segundo Mistério da Alegria:
Maria visita sua prima Isabel .

Do Evangelho segundo Lucas (1,39-40. 41b-42.45)

Naqueles dias, Maria levantou-se e foi apressadamente para a região montanhosa, a uma cidade de Judá. Entrando na casa de Zacarias, ela cumprimentou Isabel. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! E bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento do que o Senhor lhe disse”.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Terceiro mistério da alegria:
Jesus, o filho de Deus, nasce da Virgem Maria.

Do Evangelho segundo Lucas (2,1.4a.6-7)

Naqueles dias, um decreto de César Augusto ordenou que se fizesse um censo de toda a terra. Até José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, subiu à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém. Enquanto eles estavam naquele lugar, os dias se cumpriram para [Maria] dar à luz. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Quarto mistério de alegria:
Maria e José apresentam Jesus no Templo.

Do Evangelho segundo Lucas (2, 22b.25a.27-28)  

Levaram a criança a Jerusalém para apresentá-la ao Senhor. Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Movido pelo Espírito, ele foi ao templo e, enquanto seus pais carregavam o menino Jesus para lá, ele também o acolheu em seus braços e louvou a Deus.

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai.
 

Quinto mistério da alegria:
Maria e José encontram Jesus no Templo, entre os doutores.

Do Evangelho segundo Lucas (2,41-42.46.48-49)

Os pais de Jesus viajavam a Jerusalém todos os anos para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, eles subiram para lá de acordo com o costume da festa. Depois de três dias, encontraram-no no templo, sentado no meio dos mestres, ouvindo-os e interrogando-os. Quando o viram ficaram maravilhados, e sua mãe lhe disse: «Filho, por que você fez isso conosco? Eis que teu pai e eu, ansiosos, te procurávamos». E ele lhes respondeu: "Por que vocês estavam procurando por mim? Você não sabia que eu tenho que cuidar das coisas do meu Pai?».

Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistér  FONTE: VATICAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.