CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 26 de agosto de 2023

CAMOCIM CEARÁ BLOG FROTA NO YOU TUBE, SE INSCREVAM E ESTUDEM PARA CONCURSOS.

 



Didática é um dos assuntos que mais são cobrados em concursos de professores. Mesmo que não caía o tópico “Didática”, com certeza pelo menos os seus elementos sempre caem, que são: avaliação, metodologias, o processo de ensino e aprendizagem em si, etc.

O que é Didática?

A Didática é um dos ramos de estudo da Pedagogia e é considerada a ciência e a arte do ensino. Muitas vezes é definida como mediação escolar dos objetivos e conteúdos do ensino.

Segundo Libâneo, a Didática é uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos e os meios e as condições do processo de ensino. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.


A didática traduz objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos e, ao estabelecer as conexões entre ensino e aprendizagem, indica princípios e diretrizes que irão regular a ação didática.

“A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. […] a Didática investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre a docência e a aprendizagem.” (LIBÂNEO, 2017, p. 25-53).

Didática, enquanto campo de estudo, visa propor princípios, formas e diretrizes que são comuns ao ensino de todas as áreas de conhecimento. Por isso é uma temática importante não só para concursos, mas para aperfeiçoamento da prática educativa dos professores!


Não se restringe a uma prática de ensino, mas se propõe a compreender a relação que se estabelece entre três elementos: o professor, o aluno e a matéria a ser ensinada. 

Nesse contexto, o professor tem como papel principal garantir uma relação didática entre ensino e aprendizagem através da arte de ensinar, pois ambos fazem parte de um mesmo processo. Ela traduz os objetivos sociais e políticos em objetivos de ensino, seleciona e organiza os conteúdos e métodos, indicando princípios e diretrizes que direcionam a ação didática do professor.

Temas fundamentais da Didática:

  • Os objetivos sociopolíticos e pedagógicos da educação escolar;
  • Os conteúdos escolares;
  • Os princípios didáticos;
  • Os métodos de ensino e de aprendizagem;
  • As formas organizativas do ensino;
  • O uso e aplicação de técnicas e recursos;
  • O controle;
  • A avaliação da aprendizagem.

Leia e saiba também: O que são Campos de Experiências na BNCC? ➥


Outras temáticas que a Didática se ocupa:

  • A percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social; 
  • A compreensão crítica do processo de ensino na sua função de assegurar, com eficácia, o encontro ativo do aluno com as matérias escolares e, portanto, das condições e modos de articulação entre os processos de transmissão e assimilação de conhecimentos; 
  • A compreensão da unidade objetivos-conteúdos-métodos enquanto espinha dorsal das tarefas docentes de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem e avaliação;
  • O domínio de métodos, procedimentos e formas de direção, organização e controle do ensino face a situações didáticas concretas.

 

O objeto de estudo da Didática

O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, considerando seu conjunto: os conteúdos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo (LIBÂNEO, 2017, p. 55). O processo de ensino também é o campo principal da educação escolar.

Refere-se à relação entre o aluno e a matéria, com o objetivo de apropriar-se dela com a mediação do professor.


Tendências Pedagógicas e suas relações com a Didática

De acordo com Libâneo (2017), a “Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade e, portanto, subordina-se a propósitos sociais, políticos e pedagógicos para a educação escolar a serem estabelecidos em função da realidade social brasileira” (p. 28).

Nesse sentido, a didática se relaciona também às tendências pedagógicas, pois elas abordam uma concepção de educação e de ensino e aprendizagem, trazendo uma perspectiva sobre a prática educativa. O processo didático também precisa estar relacionado com a legislação educacional vigente, pois ela trata das finalidades da Educação Básica.

Libâneo diz que, nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos. No geral, os autores classificam as tendências em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista.

tendências pedagógicas liberais e progressistas, josé carlos libâneo

Questões de Concursos sobre Didática 

1- (UFG/2022) Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil é fundamental, pois as crianças se encontram imersas em uma sociedade com a qual interagem e partilham cultura, conhecimentos e aprendizagens. A partir da perspectiva histórico-cultural tem-se que:
A) a criança traz na sua herança genética todos os elementos necessários para o seu desenvolvimento.
B) a criança é considerada uma tábula rasa, cabendo ao meio externo fornecer-lhe todo os elementos necessários para o seu desenvolvimento.
C) o desenvolvimento infantil decorre de trocas recíprocas que as crianças estabelecem entre o indivíduo e o meio sociocultural, cada aspecto influindo sobre o outro.
D) as aprendizagens e o desenvolvimento infantil podem ser ampliados, bastando para isso o professor orientar-se pelas características inscritas em cada pessoa desde o nascimento.

2- (COTEC FADENOR/2022) Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro têm fundamental importância. Na escola, pode-se dizer que a interação professor/aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino-aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir, acerca da relação professor/aluno:
I – O educador, para pôr em prática o diálogo, não deve se colocar na posição de detentor do saber.
II – A relação professor/aluno, de acordo com a teoria de Paulo Freire, valoriza o diálogo como instrumento para a constituição dos sujeitos.
III – Na relação professor/aluno, é frequente confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequências naturais do processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A) I, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) II e III, apenas.

3- (COTEC FADENOR/2022) Segundo Libâneo (2013), a didática é considerada arte e ciência do ensino. Ela não objetiva apenas conhecer por conhecer, mas procura aplicar seus princípios com a finalidade de desenvolver no indivíduo habilidades cognitivas para torná-lo crítico e reflexivo. De acordo com o autor, a didática tem como objeto de estudo
A) as relações entre a família e os educadores.
B) o ato de ensinar e avaliar as disciplinas.
C) a competência e a titulação do professor.
D) a seleção do material didático e as atividades.
E) os processos de ensino e aprendizagem.

4- (IBFC/2022) Carlos Libâneo (1994), um dos maiores teóricos da Didática, afirma em sua obra que os métodos de ensino a partir de uma pedagogia crítico-social não partem de conhecimentos “depositados” no aluno de fora para dentro, mas deve considerar também os saberes de dentro para fora. Com base na ideia do autor, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor deve considerar, prioritariamente, o próprio conhecimento a ser ensinado.
II. O aluno traz conhecimentos histórico-culturais que devem ser considerados na aprendizagem.
III. É importante que o professor atue com metodologias contextualizadas, com a finalidade de significar os saberes.
IV. O professor necessita analisar os conhecimentos técnicos a serem seguidos, para que ele consiga desenvolver metodologias desvinculadas ao contexto sociocultural de seus alunos.
Estão corretas as afirmativas:
A) I, II e III apenas
B) II e III apenas
C) II, III e IV apenas
D) I, II e IV apenas

5- (FURB/2020) A aprendizagem escolar é um processo de assimilação que envolve determinados conhecimentos e formas de ações físicas e mentais, organizados e orientados no decorrer dos processos de ensino. Sobre o processo de assimilação ativa, disposto na literatura de José Libâneo (1994), na obra “Didática”, é possível afirmar que se trata de:
A) Um processo unilateral em que o professor atua como reprodutor do conhecimento sistematizado na sociedade, sem que o estudante necessite desenvolver habilidades para conversão das aprendizagens recebidas.
B) Um processo em que o professor exerce a figura de autoridade, exigindo atitudes passivas dos estudantes, que receberão os conteúdos e informações, convertendo-as em habilidades e atitudes.
C) Um processo de exposição e demonstração de materiais didáticos, conteúdos e orientações do professor, para posterior tomada de atitude ativa por parte do aluno na sociedade.
D) Um processo livre de desenvolvimento cognitivo, psicológico e motor do aluno, sem orientações didáticas por parte do professor, que desenvolve uma relação horizontal com o aluno.
E) Um processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais dos próprios estudantes, com a orientação do professor.

Gabarito:
1- C | 2- B | 3- E | 4- B | 5- E

SAIBA MAIS EM https://pedagogiadescomplicada.com/didatica-para-concursos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.