CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

SENHOR pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia.

 





A conquista e divisão da terra de Canaã, dividida por Josué (1º Juiz de Israel)

Jesus conta esta parábola para os fariseus. A narrativa gira em torno do conflito social entre ricos e pobres, tema muito caro a Lucas. O rico se veste de luxo, tem comida farta, muitos amigos e grande família, mas não tem nome. O pobre, faminto, sem ninguém para ampará-lo, vê de longe o desperdício de comida, querendo saciar a fome com as migalhas caídas da mesa do rico. Esse pobre tem nome, Lázaro, que significa “Deus ajuda”. A parábola contesta a escandalosa miséria ao lado de grandes fortunas. A riqueza construída pelos ricos é o grande abismo que separa um do outro. Os dois morrem: o rico foi enterrado, e o pobre, levado ao seio de Abraão. O diálogo entre o defunto rico e o pai Abraão é interessante porque mostra o caminho que leva a superar o abismo entre ricos e pobres: a Palavra de Deus. Sim, a Palavra de Deus pode iluminar o caminho da humanidade para que não privilegie alguns em detrimento de muitos. É preciso ouvir Moisés e os profetas para que sejam superadas práticas abusivas de acúmulo nas mãos de poucos, diante da miséria que humilha tantos pobres. O Brasil é um dos países campeões de desigualdade entre ricos e pobres. O mal da riqueza é quando ela é concentrada e se torna “ídolo” a ser adorado, criando a indiferença diante da miséria.


O profeta Jonas (VI a.C.) desobedece ao DEUS do Céu e desce até o porto de Jope, embarca num navio que ia para Tarsis; desceu ao porão do navio; veio uma tempestade lho atiram ao mar; veio um enorme peixe que o engoliu e ele desceu ao fundo mar
O grande peixe vomitou o profeta Jonas na praia e ele sobreviveu (Jonas cap. 1,2, 3 e 4)

O profeta Jonas, pensativo no que lhe acontecera . . . se abrigou à sombra de uma aboboreira e meditou que deveria obedecer ao SENHOR

Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29s.43.42).

Chamados a participar da Eucaristia, o banquete da vida eterna, acolhamos o apelo que a liturgia nos faz para evitarmos uma vida de indiferença e egoísmo e procurarmos a justiça e o amor. Neste dia nacional da Bíblia, a Palavra de Deus abra nossos olhos para a realidade em que vivemos e nossos ouvidos para o clamor dos lázaros sofredores.

Primeira Leitura: Amós 6,1.4-7

Leitura da profecia de Amós – Assim diz o Senhor todo-poderoso: 1“Ai dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria! 4Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu gado; 5os que cantam ao som das harpas ou, como Davi, dedilham instrumentos musicais; 6os que bebem vinho em taças e se perfumam com os mais finos unguentos, e não se preocupam com a ruína de José. 7Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito”. – Palavra do Senhor.

ao SENHOR
O profeta Jeremias (VI a.C.), envia uma carta aos "deportados" na Babilônia, lhes revelando o tempo de duração do cativeiro e da própria Babilônia (Jeremias 25:11 e 12)
O profeta Jeremias é aprisionado numa cisterna (Jeremias 38:6)
Salmo Responsorial: 145(146)

Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!

1. O Senhor é fiel para sempre, / faz justiça aos que são oprimidos; / ele dá alimento aos famintos, / é o Senhor quem liberta os cativos. – R.

2. O Senhor abre os olhos aos cegos, / o Senhor faz erguer-se o caído; / o Senhor ama aquele que é justo. / É o Senhor quem protege o estrangeiro. – R.

3. Ele ampara a viúva e o órfão, / mas confunde os caminhos dos maus. / O Senhor reinará para sempre!  Ó Sião, o teu Deus reinará / para sempre e por todos os séculos! – R.

em 608 a.C.
1º Grande Reino (630-539 a.C.)
BABILÔNIA
Segunda Leitura: 1 Timóteo 6,11-16

Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo – 11Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas. 13Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo. 15Essa manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém. – Palavra do Senhor.

a invejável Babilônia, com seus jardins suspensos
O grande rei Nabucodonosor, sonhou com uma enorme estátua . . . esqueceu do sonho . . . e queria saber o que significava (Daniel 2)
O rei Nabucodonosor mandou vir os Magos . . . os adivinhadores do reino . . . para lhe dizer o significado do sonho que ele havia esquecido, mas esses não conseguiram
O Profeta DANIEL interpreta o sonho do Rei NABUCODONOSOR 
O rei Nabucodonosor foi informado de que haviam 4 jovens hebreus entre os cativos, que foram apartados, alimentados com os melhores manjares e educados nas letras babilônicas
Pela negação de adoração àquela estátua, três dos quatro jovens foram parar na "fornalha de fogo ardente" - e o rei embasbacado via quatro jovens no fogo
Como os Magos não adivinharam, o rei mandou chamar os quarto hebreus, para solucionar aquele sonho enigmático
Os quatro jovens falaram que eles nada podiam - mas disseram: Há um DEUS no Céu que tudo sabe e ele nos revelará e dará a interpretação do teu sonho, oh rei
Então, os quatro jovens pediram um prazo . . . se retiraram . . . e imploraram ao SENHOR em secreto
Decorrido o prazo solicitado, os quatro jovens hebreus se apresentaram ao rei Nabucodonosor . . .
. . . foram ao rei Nabucodonosor . . . revelando o tal sonho . . . e revelaram também a interpretação do sonho
. . . e o rei Nabucodonosor pasmou !!!
Sobre a estátua, eles disseram que o DEUS do Céu havia revelado ao rei - O FUTURO DO MUNDO . . .
A cabeça de ouro da estátua, representava a Babilônia; o peito e os braços de prata, a Medo-Pérsia; as coxas de bronze, a Grécia; as duas pernas de ferro, os dois impérios romanos
. . . e os pés em parte de ferro e em parte de barro representavam os reinos finais da história
O rei Belsazar (filho de Nabucodonosor e seu sucessor), deu um grande banquete e no auge da festa uma mão-misteriosa escreveu na parede: MENE, MENE, TEQUEL UFARSIM - que signifaca: "Contou DEUS o teu reino e acabou. Pesado foste na balança e achado em falta. Dividido foi o teu reino e dado aos medos e persas" (Daniel 5)
O profeta Daniel e Ciro (rei da Média), falam sobre o futuro do mundo (VI a.C.)
2º Grande Reino (539-331 a.C.)
MEDO-PERSA
O profeta Daniel desobedeceu a ordem do rei, continuava no seu velho hábito de orar na janela voltada para Jerusalém e foi punido . . .
O profeta Daniel foi punido porque ao invés de recorrer ao rei e ao "deus" deste - estava recorrendo ao seu DEUS do Céu. Por esse motivo foi precipitado na fossa (cova) dos leões, os quais não lhe atacaram e nada de mal lhe fizeram, o que deixou o rei estapafúrdio e atônito
Dario (Rei da Medo), trama contra os hebreus
Dario (Rei da Medo), no comando de suas tropas toma a Babilônia
Ciro (Rei da Pérsia, 539 a.C.), liberta os hebreus
Assuero (Rei da Pérsia), escolhe uma esposa
O rei Assuero recebe a bela e linda judia Esther, trazida por Mordecai
O rei Assuero recebe Esther como sua esposa que é coroada Rainha da Pérsia
Esther acusa Haman na frente do rei Assuero
A bela e encantadora judia Esther é entronada como rainha da Pérsia
Artaxerxes (rei da Pérsia), libera seu copeiro judeu Neemias, para reedificar os muros de Jerusalém e o nomeia Governador dos Judeus
Neemias reedificando os muros de Jerusalém
Neemias (1º Governador de Judah) reinstala as novas portas de Jerusalém
Zorobabel (2º Governador de Judah), fala ao seu povo hebreu na inauguração do Templo recém reerguido, em Jerusalém
Artaxerxes envia Esdras à Jerusalém, para proclamar o Edito em favor dos judeus, em 457 a.C. (Ed.7) - Nesse ano iniciam-se os períodos proféticos das 2.300 tardes manhãs e das 70 semana (Dn. 8 e 9) - Segundo a Regra de DEUS, cada dia representa um ano (Nm. 14:34 e Ez. 4:6) - 70 semanas = 490 dias/anos (457 a.C. + 33 a.D.); 2.300 dias/anos = (457 a.C. + 1.843 a.D.)
TEMPLO de "Zorobabel" - 2º Governador Judeu
Evangelho: Lucas 16,19-31

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por amor, / para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse (2Cor 8,9). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19“Havia um homem rico que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’. 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’. 27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'”. – Palavra da salvação.



Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

O ser humano evolui, atinge seu auge e envelhece, “antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus, que o concedeu”. Somos convidados a viver conscientes do sentido da nossa existência e de que nossa meta final é o Senhor.

Primeira Leitura: Eclesiastes 11,9-12,8

Leitura do livro do Eclesiastes – 9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 10Tira a tristeza do teu coração e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; 2antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas, 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna e os que choram já rondam pelas ruas; 6antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço; 7antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus, que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade. – Palavra do Senhor.




Salmo Responsorial: 89(90)

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal / quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” / Pois mil anos para vós são como ontem, / qual vigília de uma noite que passou. – R.

2. Eles passam como o sono da manhã, / são iguais à erva verde pelos campos: / de manhã ela floresce vicejante, / mas à tarde é cortada e logo seca. – R.

3. Ensinai-nos a contar os nossos dias / e dai ao nosso coração sabedoria! / Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? / Tende piedade e compaixão de vossos servos! – R.

4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, / e exultaremos de alegria todo o dia! / Que a bondade do Senhor e nosso Deus  repouse sobre nós e nos conduza! / Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho. – R.





Evangelho: Lucas 9,43-45

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 43todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – Palavra da salvação.

FONTE: PAULUS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.