CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 30 de maio de 2020

A SIMPLICIDADE,NA VERDADE É O QUE SOMOS

Pedro, ao qual é conferida uma importante Missão. Em Mt 16,18, Jesus diz a ele: “Pedro tu és pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Em Lc 22,32, Jesus afirma: “Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos”, que significa o mesmo que ter uma responsabilidade de direção na fé. Lc, nesse sentido, é totalmente claro quanto ao fato da missão de Pedro na Igreja de Jesus Cristo. Desde o início, já havia um interesse de Jesus em oferecer a Pedro essa missão, conforme pode-se ver em Jo 1,42: “Fitando-o, disse-lhe Jesus: ‘Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas’, que quer dizer pedra”. O novo nome de Pedro indica que ele é a rocha, mas não quanto natureza certamente, mas no sentido de pastorear, de conduzir o povo cristão, sentido que encontra um fundamento em Gn 49,24.
2. Jesus faz uma tríplice investidura. Por três vezes, Jesus insiste na resposta livre de amor que deseja obter de Pedro. A tríplice pergunta de Jesus, diferentemente do que dizem alguns, tem relação sim com a tríplice negação de Pedro (cf. Jo 21,15-17.18). Apesar de não ser o interesse maior de Jesus com essa investidura, mas certamente Ele quer reintegrar Pedro no Seu apostolado e lhe conferir a confiança perdida pelo apóstolo. O objetivo da investidura é colocar Pedro como rocha e pastor, tendo sua solidez não em si mesmo, mas no próprio Cristo, a Rocha por excelência. Pedro não se torna rocha por seus méritos, mas pela exclusiva graça de Deus. Em si mesmo, ele é fraco e incapaz. Jesus o quer assim, para mostrar que a gigante missão que ele terá não dependerá dele, mas da ação do Espírito Santo em sua vida.
3. De Pedro, exige-se humildade, fé e amor. Coloca a presunção de lado, não agindo mais como em Jo 13,37; já não ousa se colocar acima do conhecimento de sua fragilidade, depois de passar pelo “fundo do poço” de sua vida, depois de chorar amargamente sua incapacidade de permanecer fiel, de amar oblativamente o seu Senhor. Agora, respondendo a terceira questão de Jesus, abandona-se na profundidade do conhecimento de Jesus, deixa-se ser visto pelo olhar do Salvador, prefere entregar-se à verdade da visão de Deus, que ver o mais profundo do homem. No momento, ele se encontra diante de sua extrema pequenez e da grandeza de Deus. Jesus exige de Pedro um amor incondicional, pois sua missão será a de fazer de si total entrega à realização desse rebanho em Deus; dar sua vida pelo rebanho assumido, como fez Jesus. Na fé, no amor e na humildade, fazer de si um dom para todo o rebanho do Senhor.
Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.