CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 19 de junho de 2021

EDUCAÇÃO FÍSICA - DANÇAS DE RUA

 A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.

  • Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.

  • Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.

  • Break dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop, que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas. O termo hip hop, dizem, foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip). Em meados dos anos 70, no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee. Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx. De qualquer modo, em meados dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou a aparecer e a crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa. Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, e começou a trazer novos discos que faziam as pessoas dançarem como trovões, decidindo-se chamá-lo de ZULU NATION. Nos próximos anos, Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, mas Grand Máster Flash, Mele Mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas. Se existem responsáveis pela criação da música Break Beat foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash. Os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP HOP.


Voltar ao topo

O Rap


Como já disse anteriormente, rap quer dizer ritmo e poesia. Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos. Por volta de 1960, existia, na Jamaica, os "sound systems" muitos populares na ilha, pois sem dinheiro a população dos guetos ia para as ruas e escutava músicas nesses "sound systems" que eram, na época, algo como hoje são os trios elétricos, só que em escalas bem, bem menores. Então, com as músicas com ritmos jamaicanos rolando, os "toaster", que eram como os mc's (mestre de cerimônias de hoje) ficavam falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas econômicos, a violência nas favelas, enfim, sobre a dificuldade em geral da classe baixa dos guetos. A ida dessa nova forma de música para América aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrar para a América por problemas econômicos e políticos. O dj Kool Herc foi para os USA e desembarcou em Nova Iorque, trazendo na bagagem toda a experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica. Dessa maneira, com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY. Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, há divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros que foi o grupo "Fatback" com a célebre "King Tim Ill", por volta de 1978.

 

  • Locking: essa categoria surgiu da música funk, no final da década de 1960, na Califórnia, criada por Don Campbell, especificamente a partir de um passo chamado Funky Chicken.
  • Voguing: a dança vogue surgiu em Nova York, no meio LGBTQIA+ americano da década de 1960, instituindo-se e se difundindo com a criação das Ballrooms. Esse estilo se caracteriza pela realização de movimentações angulares e lineares de braços, pernas e troncos, constituindo performances inspiradas em poses de modelos veiculadas em revistas.
  • Popping: esse estilo surgiu na Califórnia na década de 1970, com Popin Pete, caracterizando-se pela contração muscular. Assim como o locking, ele também decorre do funk, razão pela qual ambos são conhecidos como estilos do funk.
  • Freestyle: baseado nas formas então expressas de social dance e street dance, esse estilo surgiu em meadas da década de 1980, em Nova York. Sendo um dos mais midiáticos, explora tanto os acentos rítmicos da música (como o break) como convenções vocais, instrumentos e efeitos sonoros.
  •  A dança de rua começou a ser praticada no Brasil durante a década de 1970, nos bailes black, populares, principalmente, em Salvador, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Participavam desses bailes, majoritariamente, pessoas negras e mestiças ligadas ao Hip Hop. Assim, a modalidade se difunde no País principalmente por grupos como Câmbio Negro, Racionais MC’s e Sampa Crew, formados nesses espaços de lazer e também de ação política.

 http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=60

Mais Educação Física neste endereço acima.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.