CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

O DOMINGO - LEITURAS DO FOLHETO DOMINICAL.



Ano LIX - Camocim, 28 de janeiro de 2024 - Nº 12 


QUARTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B – São Marcos Cor Litúrgica: Verde – Formulário de Missa: MR - p.386 

A.: Irmãos, a História da Salvação é a história de Deus com seu povo, principalmente através dos profetas. Estes, inspirados pelo Espírito divino, devem anunciar a salvação e denunciar o pecado. Conscientes de que somos os destinatários dessa salvação, iniciemos a Santa Missa dominical. 

RITOS INICIAIS 1. CANTO DE ABERTURA – L.: Sl 105 | M.: Delphim Rezende Porto e Pe. José Weber, SVD R.: SALVAI-NOS, Ó SENHOR, Ó NOSSO DEUS, E DO MEIO DAS NAÇÕES NOS CONGREGAI, PARA AO VOSSO SANTO NOME AGRADECER E PARA TERMOS NOSSA GLÓRIA EM VOS LOUVAR!/ 

1) Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo!/ Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!/ 2) O Senhor tinha piedade do seu povo, quando ouvia o seu grito na aflição. Lembrou-se então da Aliança em seu favor e no seu imenso amor se comoveu./ 3) Visitaime com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são a vossa herança. 

2. SAUDAÇÃO INICIAL P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T.: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco! T.: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

 3. ATO PENITENCIAL P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (Silêncio). P.: Senhor, que viestes, não para condenar, mas para perdoar, tende piedade de nós. T.: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que vos alegrais pelo pecador arrependido, tende piedade de nós. T.: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que muito perdoais a quem muito ama, tende piedade de nós. T.: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus, Todo-Poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T.: AMÉM 4. HINO DO GLÓRIA

 Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-Poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM. 5. COLETA P.: 

OREMOS: (Silêncio). Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. 

LITURGIA DA PALAVRA A.: Meus irmãos, Deus continua a nos falar através de sua Palavra, que traz vida e salvação. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje. 6. PRIMEIRA LEITURA – Dt 18,15-20 Leitura do Livro do Deuteronômio. Moisés falou ao povo dizendo: 15“O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. 17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer’”. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS. 

7. SALMO RESPONSORIAL – Do Salmo 94/95 R.: NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, OUVI HOJE A VOZ DE DEUS./ 1) Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva. Ao seu encontro caminhemos com louvores e com cantos de alegria o celebremos!/ 2) Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é nosso Deus, nosso Pastor e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão./ 3) Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações, como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram apesar de terem visto as minhas obras”. 

8. SEGUNDA LEITURA – 1Cor 7,32-35 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. 35Digo isto para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS. 

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ V.: O povo que jazia nas trevas viu brilhar uma luz grandiosa; a luz despontou para aqueles, que jaziam nas sombras da morte. (Mc 4,16) 10. EVANGELHO – Mc 1,21-28 P.: O Senhor esteja convosco. T.: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: 21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia. Palavra da Salvação. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 11. HOMILIA 

12. PROFISSÃO DE FÉ 

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (faz-se inclinação nas palavras destacadas) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. AMÉM. 

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS P.: Caríssimos irmãos e irmãs, oremos para que o Senhor continue a enviar profetas à sua Igreja e nos dê ouvidos atentos às suas palavras, dizendo confiantemente: Senhor, escutai a nossa prece! T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE. 1) Confirmai na fé e na esperança a Santa Igreja, para que permaneça unida em torno da Palavra e da Eucaristia, oremos: T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE. 2) Para que todos os ministros ordenados, bem como os leitores e catequistas, dêem testemunho da Palavra que proclamam ou ensinam ao povo cristão, oremos: T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE. 3) Por todos os membros das Pastorais, Movimentos, Serviços e Grupos de nossa paróquia, a fim de que permaneçam fiéis à missão que Deus lhes confiou, oremos: T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE. 4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos perseverantes na escuta da Palavra e na participação da Santa Missa dominical, oremos: T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE. (Preces Espontâneas): P.: Senhor, nosso refúgio e fortaleza, escutai benignamente as orações do vosso povo, e concedei-nos, em abundância, o que Vos pedimos com fé. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. 

LITURGIA EUCARÍSTICA 14. CANTO DE OFERTAS – L. Irmã Salete | M.: Pe. Silvio Milanez R.: DE MÃOS ESTENDIDAS, OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS. (Bis)/ 1) A natureza tão bela, Que é louvor, que é serviço, o sol que ilumina as trevas, transformandoas em luz. O dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor O louvor da criação/ 2) Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor, como prova de amizade, como prova de amor. Com o vinho e com o pão, ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação. 

15. P.: Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e o vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. T.: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA A SUA SANTA IGREJA. 16. SOBRE AS OFERENDAS P.: Apresentamos, Senhor, no vosso altar os dons do nosso serviço. Acolhei-os com bondade e transformai-os em sacramento da nossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. 17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II (MR - p.537) Prefácio dos domingos do Tempo Comum X: A ação do Espírito Santo na Igreja. (MR - p.483) P.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso. Vós nos concedeis, a cada momento, o que mais nos convém, e conduzis a vossa Igreja por admiráveis e diversos caminhos. Vós não cessais de ajudá-la com a força do Espírito Santo para que, sempre fiel ao vosso amor, jamais deixe de invocar-vos na tribulação nem se esqueça de vos louvar na alegria, por Cristo, Senhor nosso. Por isso, associados aos coros dos Anjos, nós vos louvamos com alegria, cantando (dizendo) a uma só voz: T.: SANTO, SANTO, SANTO... P.: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo, fonte de toda santidade. Santificai, pois, estes dons, derramando sobre eles o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e † o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. T.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO SANTO! P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, no fim da Ceia, ele tomou o cálice em suas mãos e, dando graças novamente, o entregou a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”. Mistério da fé T.: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS! P.: Celebrando, pois, o memorial da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o Pão da vida e o Cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. T.: ACEITAI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA! P.: Suplicantes, vos pedimos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo. T.: O ESPÍRITO NOS UMA NUM SÓ CORPO! P.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro; e aqui convocada no dia em que Cristo venceu a morte e nos fez participantes de sua vida imortal; que ela cresça na caridade, em comunhão com o Papa , com o nosso Bispo , os bispos do mundo inteiro, os presbíteros, os diáconos e todos os ministros do vosso povo. T.: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA! P.: Lembrai-vos também, na vossa misericórdia, dos nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida; acolheios junto a vós na luz da vossa face. T.: CONCEDEI-LHES, Ó SENHOR, A LUZ ETERNA! P.: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os Apóstolos, (São N.: Santo do dia ou padroeiro) e todos os Santos que neste mundo viveram na vossa amizade, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. 18. RITO DA COMUNHÃO 19. CANTO DE COMUNHÃO – L.: Mc 1,27 e Sl 94 | M.: Pe. José Weber, SVD R.: EIS UM NOVO ENSINAMENTO E COM QUE AUTORIDADE!/ ATÉ MESMO OS MAUS ESPÍRITOS A ELE OBEDECEM!/ 1) Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba,/ em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”./ 2) Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: “Eis um povo transviado”./ E por isso lhes jurei na minha ira: “Não entrarão no meu repouso prometido!”/ 3) Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho./ 4) Na verdade, o Senhor é o grande Deus, o grande Rei, muito maior que os deuses todos./ Tem nas mãos as profundezas dos abismos, e as alturas das montanhas lhe pertencem. 20. DEPOIS DA COMUNHÃO P.: OREMOS: (Silêncio). Alimentados com o sacramento da nossa redenção, nós vos pedimos, Senhor, que, com este auxílio de salvação eterna, cresça sempre mais a verdadeira fé. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. RITOS FINAIS 21. BREVES AVISOS 22. BÊNÇÃO FINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.