CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 10 de fevereiro de 2024

MISSA DE GRAÇAS PARA A SEMANA .FOLHETO LITÚRGICO DO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM



FOLHETO LITÚRGICO DO SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano LIX -, 11 de fevereiro de 2024 – Nº 14 -ANO B – São Marcos, Cor Litúrgica: Verde – Formulário de Missa: MR - p.388 

DIA MUNDIAL DO ENFERMO A.: Meus irmãos, Jesus passava fazendo o bem. As inúmeras curas, por Ele realizadas, manifestaram a misericórdia divina que vai ao encontro daqueles que sofrem para também oferecer a salvação. No Dia Mundial dos Enfermos, recordamos todos os nossos irmãos e irmãs, que se encontram enfermos, pedindo a misericórdia divina para eles. Iniciemos a Santa Missa dominical. 

RITOS INICIAIS 1. CANTO DE ABERTURA – R.: SÊ A ROCHA QUE ME ABRIGA, CASA FORTE QUE ME SALVA; PARA HONRA DO TEU NOME ÉS O GUIA QUE ME AMPARA!/ 1) Ponho em deus minha esperança, que eu não seja envergonhado. Já que és justo, me defende; sei que vou ser libertado. Vem ouvir a minha voz, eu estou angustiado!/ 2) Sê pra mim uma rocha firme, sê pra mim seguro abrigo, sê pra mim uma fortaleza. Me orienta e eu vou contigo. Eu te entrego o meu espírito desde agora, eu te bendigo./ 3) Confiando em tua face, vão vencer os intrigantes. Recebidos em tua tenda, proteção terão constante. Sê bendito meu senhor, sê bendito em todo instante. 

2. SAUDAÇÃO INICIAL P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. T.: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. T.: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO. 

3. ATO PENITENCIAL P.: No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, reconheçamonos necessitados da misericórdia do Pai. (Silêncio). P.: Confessemos os nossos pecados: T.: CONFESSO A DEUS TODO-PODEROSO E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE PEQUEI MUITAS VEZES POR PENSAMENTOS E PALAVRAS, ATOS E OMISSÕES, POR MINHA CULPA, MINHA CULPA, MINHA TÃO GRANDE CULPA. E PEÇO À VIRGEM MARIA, AOS ANJOS E SANTOS E A VÓS, IRMÃOS E IRMÃS, QUE ROGUEIS POR MIM A DEUS, NOSSO SENHOR. P.: Deus, Todo-Poderoso, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. T.: AMÉM.

 P.: Kýrie, eléison. T.: KÝRIE, ELÉISON. P.: Christe, eléison. T.: CHRISTE, ELÉISON. P.: Kýrie, eléison. T.: KÝRIE, ELÉISON. 

4. HINO DO GLÓRIA Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-Poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. AMÉM. 

5. COLETA 

P.: OREMOS: (Silêncio). Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos por vossa graça viver de tal maneira que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. 

LITURGIA DA PALAVRA A.: A Palavra de Deus nos exorta a cuidar dos que sofrem, a reaproximar os que se distanciaram e a anunciar a verdade de Cristo. Portanto, irmãos e irmãs, ouçamos com atenção.

 6. PRIMEIRA LEITURA – Lv 13,1-2.44-46 Leitura do Livro do Levítico. 1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2 “Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro e como tal o sacerdote o deve declarar. 45O homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’ 46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS.

 7. SALMO RESPONSORIAL – Do Salmo 31/32 R.: SOIS, SENHOR, PARA MIM, ALEGRIA E REFÚGIO./ 1) Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!/ 2) Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta./ 3) Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos! 

8. SEGUNDA LEITURA – 1Cor 10,31-11,1 Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios Irmãos: 10,31“Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também o sou de Cristo. Palavra do Senhor. T.: GRAÇAS A DEUS.

 9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ V.: Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou! (Lc 7,16) 

10. EVANGELHO – Mc 1,40-45 P.: O Senhor esteja convosco. T.: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 

P.: Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação. T.: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 

11. HOMILIA 

12. PROFISSÃO DE FÉ 

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, (faz-se inclinação nas palavras destacadas) que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. AMÉM. 

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS P.: Caros irmãos, oremos para que todos os que sofrem descubram, no amor de Deus e nas palavras de Cristo, o alívio para os seus sofrimentos. Peçamos com toda a confiança: Senhor, escutai a nossa prece! T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!

 1) Abençoai o Santo Padre, o Papa Francisco, para que cumpra com sabedoria e fidelidade sua missão de defender e promover a Verdade de Jesus Cristo, nós Vos suplicamos. T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 2) Para que cada um de nós, aqui reunidos, assumamos o compromisso com a missão evangelizadora da Igreja em nossas casas, nós Vos suplicamos. T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 3) Para que sejam concedidas paz e serenidade aos enfermos e para que os cuidadores dos doentes e dos idosos sejam fortalecidos e animados pela graça divina, nós Vos suplicamos. T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 4) Pelos dizimistas, para que sejam recompensados material e espiritualmente pelo bem que fazem às nossas comunidades por meio das doações generosas e gratuitas, nós Vos suplicamos. T.: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! (Preces Espontâneas) P.: Senhor nosso Deus, que para curar e salvar o mundo nos destes o Vosso Filho muito amado, ajudai-nos a ver Nele o nosso modelo, colocando-nos a serviço uns dos outros. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. T.: AMÉM. 

LITURGIA EUCARÍSTICA 14. CANTO DE OFERTAS –  R.: A VÓS, SENHOR, APRESENTAMOS ESTES DONS: O PÃO E O VINHO, ALELUIA!

/ 1) Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ 2) Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor./ 3) Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido./ 4) Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. 15. P.: Orai, irmãos e irmãs, para que o sacrifício da Igreja, nesta pausa restauradora na caminhada rumo ao céu, seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. T.: RECEBA O SENHOR POR TUAS MÃOS ESTE SACRIFÍCIO, PARA GLÓRIA DO SEU NOME, PARA NOSSO BEM E DE TODA A SUA SANTA IGREJA. 16. SOBRE AS OFERENDAS P.: Este sacrifício, Senhor, nos purifique e renove e seja causa de recompensa eterna para os que fazem a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM.

 17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS IV Prefácio: Jesus que passa fazendo o bem. (MR - p.632) P.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Pai das misericórdias e Deus fiel, pois nos destes vosso Filho Jesus Cristo, como Senhor e Redentor. Ele sempre se mostrou cheio de misericórdia para com os pequenos e os pobres, os doentes e os pecadores, e se fez próximo dos aflitos e oprimidos. Por sua palavra e ação anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos os vossos filhos e filhas. Por isso, com todos os Anjos e Santos, nós vos louvamos e bendizemos, e proclamamos o hino de vossa glória, cantando (dizendo) sem cessar: T.: SANTO, SANTO, SANTO... P.: Na verdade, vós sois Santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os acompanhais no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos de Emaús, ele nos revela as Escrituras e parte o Pão para nós. T.: BENDITO O VOSSO FILHO, PRESENTE ENTRE NÓS! P.: Por isso, nós vos suplicamos, Pai de bondade: enviai o vosso Espírito Santo para que santifique estes dons do pão e do vinho, e se tornem para nós o Corpo e † o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. T.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO SANTO! P.: Na véspera de sua paixão, na noite da última Ceia, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS”. Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu-vos graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo: “TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”. Mistério da fé. T.: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS! P.: Celebrando, pois, ó Pai santo, o memorial da Páscoa de Cristo, vosso Filho, nosso Salvador, anunciamos a obra do vosso amor; pela paixão e morte de cruz, vós o fizestes entrar na glória da ressurreição e o colocastes à vossa direita. Enquanto esperamos sua vinda gloriosa, nós vos oferecemos o Pão da vida e o Cálice da bênção. T.: ACEITAI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA! P.: Olhai com bondade a oferta da vossa Igreja; nela vos apresentamos o sacrifício pascal de Cristo, que nos foi entregue. E concedei que, pela força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. T.: O ESPÍRITO NOS UMA NUM SÓ CORPO! P.: Dignai-vos, Senhor, conduzir a vossa Igreja à perfeição na fé e no amor, em comunhão com o nosso Papa  e o nosso Bispo , com todos os bispos, presbíteros, diáconos e todo o povo que adquiristes para vós. T.: CONFIRMAI NA UNIDADE A VOSSA IGREJA! P.: Abri os nossos olhos para perceber as necessidades dos irmãos e irmãs; inspirai-nos palavras e ações para confortar os cansados e oprimidos; fazei que os sirvamos de coração sincero, seguindo o exemplo e o mandamento de Cristo. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justiça e da paz, para que toda a humanidade se reanime com uma nova esperança. T.: AJUDAI-NOS A CRIAR UM MUNDO NOVO! P.: Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs, que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e, na ressurreição, concedei-lhes a plenitude da vida. T.: CONCEDEI-LHES, Ó SENHOR, A LUZ ETERNA! P.: Concedei também a nós, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegarmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco e, com a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, os Apóstolos e Mártires, e todos os Santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos. T.: AMÉM. 18. RITO DA COMUNHÃO 19. CANTO DE COMUNHÃO –   “SE QUERES, SENHOR, PODES PURIFICAR-ME!”/ EU QUERO E ORDENO: SÊ PURIFICADO./ 1) Senhor, eu ponho em vós minha esperança; porque sois justo, defendeime e libertai-me. Inclinai o vosso ouvido para mim, apressai-vos, ó Senhor, em socorrerme!/ 2) Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!/ 3) Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições. Em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!/ 4) Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Fortalecei os corações, tende coragem, todos vós que ao Senhor vos confiais! 20. DEPOIS DA COMUNHÃO P.: OREMOS: (Silêncio). Senhor, que nos fizestes provar as alegrias do céu, dai-nos desejar sempre o alimento que nos traz a verdadeira vida. Por Cristo, nosso Senhor. T.: AMÉM. 21. ORAÇÃO DO DIZIMISTA Senhor faz de mim um dizimista consciente e feliz. Que meu dízimo seja agradecimento, seja um ato de amor e reconhecimento pela tua bondade. O que tenho de bom, de ti recebi: vida, fé, saúde, amor, família, trabalho, bens... Ajuda-me a partilhar com justiça e fidelidade. Tira o egoísmo do meu coração. Que eu te ame cada vez mais; que ame e ajude cada vez mais aos meus irmãos e irmãs. Senhor Jesus, fazei que o meu dízimo seja fonte de bênçãos e prosperidade para mim, minha família e minha comunidade paroquial. AMÉM. RITOS FINAIS 22. BREVES AVISOS 23. BÊNÇÃO FINAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.