CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


A família é uma realidade sagrada

O Papa João Paulo II, na Carta às Famílias, chamou a família de “Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família: guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida.
O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” (LG, 11) na qual Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; nele também foi ensinado que: “A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar” (GS, 47).
Jesus habita com a família cristã. A presença do Senhor nas Bodas de Caná da Galiléia significa que o Senhor “quer estar no meio da família”, ajudando-a a vencer todos os seus desafios; e Nossa Senhora ali o acompanha com a sua materna intercessão.
Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (Gen 1,26), Ele os quis “em família”. Por isso, a família é uma realidade sagrada. Jesus começou sua missão redentora da humanidade na Família de Nazaré. A primeira realidade humana que Ele quis resgatar foi a família; Ele não teve um pai natural aqui, mas quis ter um pai adotivo, quis ter uma família, e viveu nela trinta anos. Isso é muito significativo. Com a presença d’Ele na família – Ele sagrou todas as famílias.
Conta-nos São Lucas que após o encontro do Senhor no Templo, eles voltaram para Nazaré “e Ele lhes era submisso” (cf. Lc 2,51). A primeira lição que Jesus nos deixou na família é a de que os filhos devem obedecer aos pais, cumprindo bem o Quarto Mandamento da Lei. Assim se expressou o Papa João Paulo II:
“O Filho unigênito, consubstancial ao Pai, ‘Deus de Deus, Luz da Luz’, entrou na história dos homens através da família” (CF, 2).
Ao falar da família no plano de Deus, o Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que ela é “vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai” (CIC, 2205). E na sua mensagem de Paz, do primeiro dia do Ano Novo (2008) o Papa Bento XVI deixou claro que sem a família não pode haver paz no mundo. E o Papa fez questão de ressaltar que família é somente aquela que surge da união de um homem com uma mulher, unidos para sempre, e não uma união homossexual que dá origem a uma falsa família.
“A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade” (CIC, 2207).

Jesus, Maria e José
Minha família vossa é!

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
ANO DA FÉ
COR LITÚRGICA: BRANCA
MISSA DA NOITE
INTRODUÇÃO – Com: Caríssimos irmãos, nesta noite santa resplandece para todos nós uma grande luz. Nasceu para nós um Menino, o Príncipe da Paz! Alegrem-se os povos com a Sua vinda. Cante o universo em Seu louvor! De pé, e exultando de alegria, iniciemos a celebração do nascimento do nosso Salvador.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: GLÓRIA AO SENHOR / NAS ALTURAS, SEM CESSAR / GLÓRIA AO SENHOR, TERRA INTEIRA A CANTAR! (BIS) / 1. Reis e nações se amotinam/ E tramam, por quê?/ E vão contra o Senhor e o Messias, por quê?/ Deles se ri e aborrece o Senhor, / E ouvirão: / Fui eu quem consagrei o meu rei em Sião! / 2. Vou proclamar o decreto/ Que vem do Senhor, / O que disse o Senhor e dizer me mandou: / “Tu és meu filho, meu filho, / A Ti hoje, eu gerei, / Tu me pedes e eu as nações te darei! / 3. Cetro de ferro nas mãos, / As nações regerás, / Como um pote de barro as despedaçarás! / Reis e juízes da terra, guiar-vos deixai, / Ao Senhor com temor lhe servi e honrai! / 4. Não o irriteis, sua raiva será perdição! / Bem felizes aqueles que n’Ele estão! / Glória ao Pai pelo Filho/ No Espírito, amor, / Ao que vem nesta noite, / Da Igreja o louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE - CEL.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. CEL.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai e do Senhor Jesus Cristo! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL - CEL.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, Filho de Deus, que, nascendo da Virgem Maria, vos fizestes nosso irmão, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, Filho do homem, que conheceis e compreendeis nossa fraqueza, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Senhor, Filho primogênito do Pai, que fazeis de nós uma só família, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. ANÚNCIO NATALINO – Opcional
(a ser proclamado na primeira missa “da noite de natal”)
CEL.: Transcorridos muitos séculos desde que Deus criou o mundo e fez o homem à sua imagem; séculos depois de haver cessado o dilúvio, quando o Altíssimo fez resplandecer o arco-íris, sinal de aliança e de paz; vinte e um séculos depois do nascimento de Abraão, nosso pai; treze séculos depois da saída de Israel do Egito, sob a guia de Moisés; cerca de mil anos depois da unção de Davi, como rei de Israel; na septuagésima quinta semana da profecia de Daniel; na nonagésima quarta Olimpíada de Atenas; no ano 752 da fundação de Roma; no ano 538 do edito de Ciro, autorizando a volta do exílio e a reconstrução de Jerusalém; no quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto, enquanto reinava a paz sobre a terra, na sexta idade do mundo. JESUS CRISTO DEUS ETERNO E FILHO DO ETERNO PAI, querendo
santificar o mundo com a sua vinda, foi concebido por obra do Espírito Santo e se fez homem; transcorridos nove meses, nasceu da Virgem Maria, em Belém de Judá. Eis o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo a natureza humana. Venham, adoremos o Salvador! Ele é Emanuel, Deus Conosco.
5. GLÓRIA a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
6. ORAÇÃO DO DIA - CEL.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Com.: Irmãos, uma grande luz resplandeceu, a Palavra de Deus se fez Carne fazendo morada em nosso meio. Ouçamos, com atenção, as leituras de hoje.
7. 1ª LEITURA (Is 9, 1-6) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais – tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. SALMO RESPONSORIAL - (Do Salmo 95/96)
REFR.: HOJE NASCEU PARA NÓS / O SALVADOR , QUE É CRISTO, O SENHOR. / 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Cantai e bendizei seu Santo nome! / 2. Dia após dia anunciai sua salvação, / manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios! / 3. O céu se rejubile e exulte a terra, / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilem / e exultem as florestas e as matas. / 4. Na presença do Senhor, pois ele vem, / porque vem para julgar a terra inteira. / Governará o mundo todo com justiça, / e os povos julgará com lealdade.
9. 2ª LEITURA (Tt 2, 11-14) – Leitura da Carta de São Paulo a Tito.
Caríssimo: 11A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade,
13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
10. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA (BIS) / Eu vos trago a Boa Nova de uma grande alegria: / É que hoje vos nasceu o Salvador, Cristo o Senhor.
11. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 2, 1-14) - CEL.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. CEL.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS SENHOR!
CEL.: 1Aconteceu que naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. 3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho. 9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14“Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus: (todos se ajoelham) e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem (todos de pé). Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO UNIVERSAL - CEL.: Irmãos, celebremos dignamente o Verbo de Deus, que existe antes dos séculos e quis, por nosso amor, nascer no tempo e aclamemos jubilosos: Cristo, Luz do mundo, ouvi-nos!
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
1. Pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, e por todo o clero, para que continuem a bradar que o Natal é o terreno fecundo e sempre seguro, onde brota a esperança da humanidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
2. Pela Santa Igreja de Deus, que nesta noite celebra o Natal de vosso Filho, para que sinta esta grande alegria e se torne sempre mais acolhedora e generosa, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
3. Pelos governantes de nosso país, para que, iluminados pela face do Menino Deus, realizem um trabalho digno e respeitoso na defesa dos direitos dos cidadãos, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
4. Pelas crianças que irão nascer nos próximos dias, para que recebam de seus pais e familiares, a afeição e a ternura que o Menino Jesus recebeu da Virgem Maria e de José, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
5. Por todos os fiéis de todas as igrejas cristãs, para que, nesta noite de Natal, saibam abrir a porta do coração para acolher ao Salvador que hoje nasceu, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
6. Por todos nós aqui reunidos, para que o Menino de Belém nos ensine a redescobrir o verdadeiro sentido da nossa existência e a viver com justiça e piedade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, LUZ DO MUNDO, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
CEL.: Ó Deus onipotente, agora que a nova luz do Vosso Verbo Encarnado invade o nosso coração, fazei que manifestemos em ações o que brilha pela fé em nossas mentes. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Cristãos, vinde todos, com alegres cantos / Oh! Vinde, oh! Vinde até Belém. / Vede nascido vosso Rei eterno. / REFR.: OH! VINDE ADOREMOS! / OH! VINDE ADOREMOS! / OH! VINDE ADOREMOS O SALVADOR! / 2. Humildes pastores deixam seus rebanhos / e alegres acorrem ao Rei do céu: / Nós igualmente, cheios de alegria. / 3. O Deus invisível de eternal grandeza, / sob véus de humildade, podemos ver. / Deus pequenino, Deus envolto em faixas! / 4. Nasceu em pobreza, repousando em palhas, o nosso afeto lhe vamos dar. / Tanto amou-nos! Quem não há de amá-lo? / 5. A estrela do Oriente conduziu os Magos / e a este mistério envolve em luz / tal claridade, também, seguiremos.
16. CEL.: Orai, irmãos e irmãs...
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - CEL.: Acolhei, ó Deus, a oferenda da festa de hoje, na qual o céu e a terra trocam os seus dons, e dai-nos participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – MR (p. 469) - Prefácio do Natal do Senhor I - O Cristo, luz do mundo – MR (p. 410) - Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso. No mistério da encarnação de vosso Filho, nova luz da vossa glória brilhou para nós. E, reconhecendo a Jesus como Deus visível a nossos olhos, aprendemos a amar nele a divindade que não vemos. Por Ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
TODOS: SANTO, SANTO, SANTO...
CEL.: Pai de misericórdia, a quem sobem nossos louvores, nós Vos pedimos por Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso, que abençoeis estas oferendas apresentadas ao Vosso altar.
TODOS: ABENÇOAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
CEL.: Nós as oferecemos pela Vossa Igreja santa e católica; concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos também pelo Vosso servo o Papa Bento, por nosso bispo Sergio, seu bispo auxiliar Leonardo e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
TODOS: CONSERVAI A VOSSA IGREJA SEMPRE UNIDA.
CEL.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas e de todos os que circundam este altar, dos quais conheceis a fidelidade e a dedicação em Vos servir. Eles Vos oferecem conosco este sacrifício de louvor por si e por todos os seus, e elevam a Vós as suas preces para alcançar o perdão de suas faltas, a segurança em suas vidas e a salvação que esperam.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DE VOSSOS FILHOS!
CEL.: Em comunhão com toda a Igreja celebramos a noite santa (o dia santo) em que a Virgem Maria deu ao mundo o Salvador. Veneramos também a mesma Virgem Maria e seu esposo São José, os santos Apóstolos e Mártires: Pedro e Paulo, André, (Tiago e João, Tomé, Tiago e Filipe, Bartolomeu e Mateus, Simão e Tadeu, Lino, Cleto, Clemente, Sisto, Cornélio e Cipriano, Lourenço e Crisógono, João e Paulo, Cosme e Damião), e todos os Vossos Santos. Por seus méritos e preces concedei-nos sem cessar a Vossa proteção.
TODOS: EM COMUNHÃO COM TODA A IGREJA AQUI ESTAMOS.
CEL.: Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda dos Vossos servos e de toda a Vossa família; dai-nos sempre a Vossa paz, livrai-nos da condenação e acolhei-nos entre os Vossos eleitos. Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso.
TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!
CEL.: Na noite em que ia ser entregue, Ele tomou o pão em Suas mãos, elevou os olhos a Vós, ó Pai, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé!
TODOS: ANUNCIAMOS, SENHOR, A VOSSA MORTE E PROCLAMAMOS A VOSSA RESSURREIÇÃO. VINDE, SENHOR JESUS!
CEL.: Celebrando, pois, a memória da paixão do Vosso Filho, da Sua ressurreição dentre os mortos e gloriosa ascensão aos céus, nós, Vossos servos, e também Vosso povo santo, vos oferecemos, ó Pai, dentre os bens que nos destes, o sacrifício perfeito e santo, pão da vida eterna e cálice da salvação.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
CEL.: Recebei, ó Pai, esta oferenda, como recebestes a oferta de Abel, o sacrifício de Abraão e os dons de Melquisedeque. Nós Vos suplicamos que ela seja levada à Vossa presença, para que, ao participarmos deste altar, recebendo o Corpo e o Sangue de Vosso Filho, sejamos repletos de todas as graças e bênçãos do céu.
TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!
CEL.: Lembrai-vos, ó Pai, dos Vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz.
TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!
CEL.: E a todos nós, pecadores, que confiamos na Vossa imensa misericórdia, concedei, não por nossos méritos, mas por Vossa bondade, o convívio dos Apóstolos e Mártires: João Batista e Estêvão, Matias e Barnabé, (Inácio, Alexandre, Marcelino e Pedro; Felicidade e Perpétua, Águeda e Luzia, Inês, Cecília, Anastácia) e todos os Vossos santos. Por Cristo, Senhor nosso.
TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!
CEL.: Por Ele não cessais de criar e santificar estes bens e distribuí-los entre nós. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
TODOS: AMÉM.
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO 1– REFR.: DA CEPA BROTOU A RAMA, / DA RAMA BROTOU A FLOR, / DA FLOR NASCEU MARIA, / DE MARIA O SALVADOR. (BIS) / 1. O Espírito de Deus / sobre Ele pousará. / De saber, de entendimento, / Este Espírito será. / De conselho e fortaleza, /De Ciência e de Temor, / Achará sua alegria / No temor do seu Senhor! / 2. Não será pela ilusão, / Do olhar, o ouvir dizer / Que Ele irá julgar os homens, Como é praxe acontecer. / Mas os pobres desta terra / Com justiça julgará / Dos menores o direito, / Ele é quem defenderá. / 3. A palavra de sua boca/ Ferirá o violento/ E o sopro de seus lábios/ Matará o avarento./ A justiça é o cinto/ Que circunda a sua cintura/ E o manto da lealdade/ É a sua vestidura. / 4. Neste dia, neste dia,/ O incrível, verdadeiro,/ Coisa que nunca se viu,/ Morar lobo com cordeiro./ A comer do mesmo pasto/ Tigre e boi, burro e leão,/ Por um menino guiados/ Se confraternizarão. / 5. Um menino, uma criança/ Com as feras a brincar/ E nenhum mal, nenhum dano/ Mais na terra se fará.../ Da ciência do Senhor/ Cheio o mundo estará,/ Como o sol inunda a terra/ E as águas enchem o mar. / 6. Neste dia, neste dia,/ O Senhor estenderá/ Sua mão libertadora,/ Pra seu povo resgatar./ Estandarte para os povos/ O Senhor levantará,/ A seu povo, a sua Igreja/ Toda a terra acorrerá. /
7. A inveja, a opressão/ Entre irmãos se acabará/ E a comunhão de todos/ O inimigo vencerá./ Poderosa mão de Deus/ Fez no Egito o mar secar;/ Para o resto do seu povo/ Um caminho abrirá.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO - CEL.: OREMOS: (Pausa) Senhor nosso Deus, ao celebrarmos com alegria o Natal do nosso Salvador, dai-nos alcançar, por uma vida santa seu eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor. - TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
CEL.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
CEL.: O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, transfigurou esta noite santa (este dia), expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos transfigure com a luz das virtudes.
TODOS: AMÉM.
CEL.: Aquele que anunciou aos pastores pelo Anjo a grande alegria do nascimento do Salvador derrame em vossos corações a sua alegria e vos torne mensageiros do Evangelho.
TODOS: AMÉM.
CEL.: Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos conceda sua paz e seu amor, e vos torne participantes da Igreja celeste.
TODOS: AMÉM.
CEL.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
CEL.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTO OPCIONAL
1. Noite feliz, noite feliz /óh Senhor, Deus do amor/ pobrezinho nasceu em Belém (x2)/ eis na lapa Jesus, nosso bem/ dorme em paz, ó Jesus/ dorme em paz, ó Jesus / 2. Noite feliz, noite feliz/ eis que no ar, vem cantar/ aos pastores, os anjos dos céus/ anunciando a chegada de Deus/ de Jesus Salvador/ de Jesus Salvador/ 3. Noite feliz, noite feliz/ Oh Jesus, Deus da luz/ quão afável é teu coração/ que quiseste nascer nosso irmão/ e a nós todos salvar/ e a nós todos salvar.
MISSA DO DIA
INTRODUÇÃO – Com.: irmãos caríssimos, o nascimento de Jesus que hoje festejamos demonstra que Deus está próximo de nós. Nesta celebração, vamos reafirmar nossa certeza de que realmente somos amados por Deus, o Emanuel, que nos insere na Sua vida, dando-nos a conhecer o mistério de Seu plano e Sua vontade. Exulte a terra em louvores ao Rei e Salvador do mundo! Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – REFR.: NASCEU-NOS HOJE UM MENINO, / E UM FILHO NOS FOI DOADO, / GRANDE É ESTE PEQUENINO, / REI DA PAZ SERÁ CHAMADO./ ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Cantai, cantai ao Senhor / um canto novo, um louvor! / Por maravilha tão grande, / um canto novo, um louvor! / Por tal vitória e poder, / um canto novo, um louvor! / Por um amor tão fiel, / um canto novo, um louvor! / 2. A salvação resplendeu, / um canto novo, um louvor! / Justiça apareceu, / um canto novo, um louvor! / Toda a terra contemplou, / um canto novo, um louvor! / Com alegria aplaudiu, / um canto novo, um louvor! / 3. Clarins, violões, tocai / um canto novo, um louvor! / Ao rei Senhor aclamai, / um canto novo, um louvor! / Cante o mar, o universo / um canto novo, um louvor! / Na presença do Senhor, / um canto novo, um louvor! / 4. Ao justo juiz que vem / um canto novo, um louvor! / Por todo sempre, amém, / um canto novo, um louvor! / Glória ao Pai, por seu Filho, / um canto novo, um louvor! / A quem no Espírito vem, / um canto novo, um louvor!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – vide nº 2 Missa da noite
3. ATO PENITENCIAL – vide missa da noite
4. GLÓRIA
5. ORAÇÃO DO DIA - CEL.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
Com.: Queridos irmãos: Cristo é a Palavra eterna que fecundou a nossa história com o amor divino. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 52, 7-10) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação, e diz a Sião: “Reina teu Deus!” 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL - (Do Salmo 97/98) REFR.: OS CONFINS DO UNIVERSO CONTEMPLARAM A SALVAÇÃO DO NOSSO DEUS. / 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios! /Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. / 2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. / 3. Os confins do universo contemplaram/ da salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! / 4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso Rei! .
8. 2ª LEITURA (Hb 1, 1-6) – Leitura da Carta aos Hebreus.
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai ele será para mim um filho?” 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – REFR.: ALELUIA, ALELUIA. Despontou o santo dia para: ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – Mais longo (Jo 1, 1-18) - CEL.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. CEL.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS SENHOR!
CEL.:1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Vide Missa da noite
13. ORAÇÃO UNIVERSAL - CEL.: Irmãos, celebremos com alegria a Jesus Cristo, em cujo Natal os anjos anunciaram a paz ao mundo e peçamos: Filho de Deus vivo, ouvi-nos!
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
1- Pela Santa Igreja de Deus, para que mantenha seu amor e dedicação ao Reino dos céus e anuncie o nascimento de Cristo a todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
2- Pelos governantes de todas as nações, para que atuem sempre com honradez, integridade e amor à verdade, rezemos ao Senhor.
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
4- Para que a alegria do Natal se estenda a todos, principalmente aos pobres, aos excluídos e aos idosos, por meio do exercício da nossa caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
5- Pelos jovens do mundo inteiro, para que aderindo à Luz que provém de Belém, saibam testemunhar aos seus companheiros de juventude, os fecundos sinais da santidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
6- Por todo o povo brasileiro, para que, ao se aproximar do Presépio de Belém, aprenda com a Virgem Maria a fazer silêncio interior e a se abrir a uma profunda adoração, rezemos ao Senhor.
TODOS: FILHO DE DEUS VIVO, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
CEL.: Acolhei, Senhor Jesus, as preces do Vosso povo e concedei-nos frutificar em boas obras, os dons que neste dia recebemos. Vós que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS - – Vide Missa da noite
15. CEL.: Orai, irmãos e irmãs...
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - CEL.: Sejam de vosso agrado, ó Pai, as oferendas da festa de hoje, que nos trazem a perfeita reconciliação e a plenitude do culto divino. Por Cristo nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – Prefácio do Natal do Senhor I (O Cristo, luz do mundo)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO 1 – REFR.: A LUZ RESPLANDECEU EM PLENA ESCURIDÃO, / JAMAIS IRÃO AS TREVAS / VENCER O SEU CLARÃO! / 1. De tudo existe um começo / e no começo de tudo / era o Verbo, sim, o Verbo, / pelo qual existe tudo! / /Voltado pra Deus estava / o Verbo que era Deus, / e nada de quanto existe / sem ele apareceu. / É nele que estava a vida, / a vida que é luz dos homens, / a luz nas trevas resplende, / e as trevas não compreendem. / 2. Um homem por Deus mandado, / seu nome era João, / veio a luz testemunhar / pro mundo acreditar. / João, ele não era a luz, / veio a luz testemunhar; / Luz verdadeira era o Verbo, / que veio ao mundo brilhar. / A iluminar todo homem, / o Verbo estava no mundo, / por quem o mundo existia, / mas não o reconhecia. / 3. Veio ao que lhe pertencia, / mas os seus não o acolheram, / porém, quem, o recebia, / os que no seu nome creram... / Filhos de Deus se tornaram, /
o Verbo deu tal poder! / E assim nasceram de Deus / e não de humano querer! / O Verbo, então fez-se carne, / veio entre nós acampar, / e sua glória nós vimos / glória que seu Pai lhe dá. / 4. Único Filho do Pai, / de graça e verdade pleno, / de sua imensa riqueza, / graças sem fim, recebemos. / Quem deu a lei foi Moisés, / porém, a graça e a verdade, / somente por Jesus Cristo, / chegam à realidade! / Ninguém jamais viu a Deus; / o Filho único, então, / que está no seio do Pai, / nos fez a revelação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO - CEL.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus de misericórdia, que o Salvador do mundo hoje nascido, como nos fez nascer para a vida divina, nos conceda também sua imortalidade. Por Cristo, nosso Senhor. - TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL - Vide Missa da noite
Músicas: Liturgia V - Paulus
Letras e cifras das músicas acessar: http://www.pastoraldamusica.com.br/
FONTE:CATEDRAL DE BRASÍLIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.