CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A DIETA DO GLÚTEN



Logo que surge uma dieta da moda, ainda mais quando assinada por famosas propagando seus benefícios, a ideia se espalha rapidamente e muita gente acaba apostando em mudanças alimentares radicais em nome de algum sucesso na balança.
Este é o caso da famosa dieta do glúten, que nos últimos meses vem ganhando a capa de revistas e sendo nomeada como a responsável por redesenhar alguns dos corpos mais famosos da TV. Isis Valverde, Juliana Paes, Kim Kardashian, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow e Miley Cyrus são algumas das famosas que já declararam melhorias ao corpo associadas à retirada do glúten. Algumas delas por problemas de saúde, outras, somente pela estética.
O conceito parece simples: retirar das refeições qualquer alimento que venha junto com a inscrição “contém glúten”.  Mas na prática, não é tão fácil assim, afinal, a maior parte dos alimentos presentes na mesa do brasileiro inclui este componente.
O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, aveia, centeio e cevada. Em outras palavras, está presente em pães, bolos, biscoitos, macarrão, cereais matinais e também na cerveja.
A nutricionista Carolina Mariano explica que quando ele cai no intestino delgado causa naturalmente um inchaço. No caso de quem tem intolerância a esta proteína, ou no dos celíacos, além do inchaço ocorre a inflamação intestinal, o que acaba dificultando a absorção de nutrientes e causando, entre outros sintomas, a diarreia. 
Inicialmente, a dieta começou a ser prescrita somente nestes casos. Logo se popularizou e o glúten acabou sendo colocado como o culpado dos quilinhos a mais.
Mas não é bem assim, segundo os profissionais ouvidos pelo Terra. O glúten é responsável sim, pelo inchaço, e além disso, afeta o metabolismo, retardando a perda de peso. Mas o que engorda são os outros componentes que fazem companhia para ele nestes alimentos, como o carboidrato, gordura e outros tipos de proteína.
Por isso, retirando estes alimentos da dieta, a pessoa pode de fato emagrecer. De acordo com Carolina, podem ser eliminados até 3 quilos em um mês. “O emagrecimento acontece dois motivos. Primeiro porque a retirada estes alimentos vai diminuir este inchaço natural causado pelo glúten. Segundo porque ele frequentemente está inserido em alimentos calóricos. Mas isso não quer dizer que a pessoa está perdendo gordura”, explica, ressaltando que na maioria dos casos os quilos eliminados estão associados somente ao inchaço.


TODA A REPORTAGEM ESTÁ NO TERRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.