CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 5 de outubro de 2024

Os setenta e dois discípulos retornam cheios de alegria apesar do incômodo provocado pelas cidades de Betsaida, Corazin e Cafarnaum. A missão foi realizada com dignidade, fé e amor.

 


Os setenta e dois discípulos retornam cheios de alegria apesar do incômodo provocado pelas cidades de Betsaida, Corazin e Cafarnaum. A missão foi realizada com dignidade, fé e amor. Eles se entregaram à vontade de Deus. No nome de Jesus, eles foram capazes de vencer o mal, libertando as pessoas, porque a eles Jesus concedeu de sua autoridade. O mal não resiste a um verdadeiro discípulo, uma vez que Jesus Cristo ao discípulo se identifica.

2. O inimigo de Deus foi vencido com a cruz de Cristo, de modo que já não possui poder contra os escolhidos de Deus. Segundo santo Antão, o Diabo é feroz, mas não poderoso; ele é um derrotado! O discípulo age com o poder do Mestre, envolvido na mesma missão, destinado às mesmas pessoas, objetivando o mesmo fim: o Reino de Deus. Todo aquele que se entregar, de verdade, a Jesus Cristo, colocando-se inteiramente à sua disposição, não será vencido pelo mal, mas se tornará um colaborador na missão salvífica do mundo.


3. A queda de Satanás significa vitória da luz. O discípulo é um instrumento escolhido por Cristo para destruir e libertar o mundo da ação de Satanás. Aquele que realmente coloca-se à disposição de Jesus, não será destruído nem permitirá que o mundo seja escravo do mal. É bem verdade que o mundo se encontra em trevas, mas também é verdade que os filhos da luz ainda se encontram presos em si mesmos, ainda estão indisponíveis ao chamado do Senhor. Mas na hora em que todos tomarem consciência do poder de Deus nas suas vidas e se decidirem pelo Reino de Deus, o mundo todo será transformado. As trevas não suportam a luz, e o discípulo é "Sal da terra e Luz do mundo" (Mt 5,13.14).


4. A verdadeira alegria do discípulo não se encontra na facilidade de expulsar os demônios, nos milagres realizados, pois isso constituiria apego a si mesmo, endeusamento pessoal. O discípulo jamais deve esquecer que o poder de expulsar o mal, de curar os doentes e libertar as pessoas vem de Deus. A alegria do discípulo é a certeza de que seu futuro já pertence a Deus, está com Ele, pois seus nomes estão escritos nos céus. O discípulo autêntico se alegra pelo fato mesmo de ser discípulo do Senhor da Vida, da Verdade e do Amor. Jesus mesmo disse: "Eu sou o CAMINHO, A VERDADE E A VIDA" (cf. Jo 14,6).

5. Jesus exulta no Espírito Santo e coloca-se diante do Pai com uma consciência extremamente filial. Ele todo para o Pai, em tudo faz a vontade do Pai. Por causa do Pai, é todo também para o ser humano. Na oração de Jesus, o acento maior cai sobre aqueles que são os "pequeninos" e não os "doutos", sobre os que poderiam ser rejeitados como insignificantes para o mundo. Jesus sabe que pode capacitá-los e o faz com total liberdade e lhes confia a missão. Que bom saber que a Igreja, na história, não é fruto do poder arrogante do mundo, mas fruto da decisão de Jesus, que lhe dá seu Espírito Santo, a fim de que ela vá pela estrada que conduz ao Pai, sendo capacidade pelo próprio Cristo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.