CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 17 de março de 2024

SIMULADO PARA O CONCURSO UNIFICADO

 


POLÍTICAS PÚBLICAS 

 01. Após terem sido formuladas, as políticas públicas só se transformam em ações governamentais se forem implementadas. A implementação, por sua vez, pode ser conduzida segundo diferentes modelos. Caso prevaleça o modelo de cima para baixo (Top-down), indique qual das características abaixo não deverá estar presente. 

a) Cadeia de comando com foco nos decisores de alto escalão. b) Objetivos definidos e não-contraditórios. c) Envolvimento de atores públicos e privados com a implementação e avaliação da política. d) Baixa autonomia dos níveis médios e inferiores da gestão pública. e) Ênfase na comunicação de objetivos/tarefas, coordenação de ações e responsabilização pelo cumprimento das atribuições de cada parte. 

02. A avaliação das políticas, programas e projetos implementados pela Administração pública pode ser realizada segundo três metodologias básicas: avaliação de metas, avaliação de impacto e avaliação de processo. A avaliação de a) metas tem como objetivo medir o grau de êxito que um programa ou projeto obtém em relação ao processo e ao seu impacto. b) metas e de impacto ocorrem concomitantemente à implementação do programa ou projeto. c) impacto tem como objetivo identificar os efeitos produzidos sobre a população-alvo do programa ou projeto e produzir dados para reprogramação das ações. d) processo tem como objetivo medir o grau de cobertura do programa ou projeto, estabelecer o grau em que está alcançando a população beneficiária e produzir dados para a reprogramação das ações. e) processo ocorre simultaneamente com a avaliação de metas. 

03. A Gestão das Políticas Públicas no Brasil tornou-se um processo institucionalizada nos últimos tempos. A literatura acerca da matéria é muito diversa e rica, permitindo a análise desde a fase inicial, de construção do problema, até a avaliação final, de verificação dos resultados alcançados. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que: a) São consideradas políticas governamentais as políticas elaboradas e estabelecidas por atores governamentais. b) Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. c) A abordagem estadocêntrica considera políticas públicas apenas as que surgem do poder estatal. d) O conceito de política pública é único e seguido por todos os autores que tratam do tema. e) O ciclo de políticas públicas é uma ferramenta analítica que permite analisar em separado as várias fases de uma política pública. 

DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA 

 04. Romualdo Bezerra, 53 anos de idade, é militar da reserva e deseja se candidatar ao cargo de Senador da República. De acordo com a CF88, a idade mínima como condição de elegibilidade para ser detentor do presente mandato eletivo é: a) 60 anos de idade. b) 30 anos de idade. c) 35 anos de idade. d) 21 anos de idade. e) 18 anos de idade. 

4 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 05. De acordo com a Constituição da República são formas de participação direta do cidadão brasileiro em nossa democracia. a) o plebiscito e o referendo apenas. b) o referendo e a iniciativa popular apenas. c) o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. d) o plebiscito, o referendo, o recall e a iniciativa popular. e) o plebiscito, o recall e a iniciativa popular. 

DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA 

06. O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 é estruturado em eixos orientadores que contêm as respectivas diretrizes. Em relação ao Eixo Orientador VI, que versa sobre o Direito à Memória e à Verdade, assinale a alternativa incorreta. a) A investigação do passado é fundamental para a construção da cidadania. b) A história que não é transmitida de geração a geração torna-se esquecida e silenciada. c) Estudar o passado, resgatar sua verdade e trazer à tona seus acontecimentos caracterizam forma de transmissão de experiência histórica, que é essencial para a constituição da memória individual e coletiva. d) O trabalho de reconstituir a memória exige revisitar o passado e compartilhar experiências de dor, violência e mortes. Somente depois de lembrá-las e fazer seu luto, será possível superar o trauma histórico e seguir adiante. e) A vivência do sofrimento e das perdas deve ser reduzida a conflito privado e subjetivo, como meio de obter reparações. 07. A Constituição Federal estabelece que a república Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito. Percebe-se, portanto, que a forma republicana de governo é adotada em nosso país. Sobre o tema, é correto afirmar que a república: a) Caracteriza-se pela vitaliciedade. b) Caracteriza-se pela hereditariedade. c) Caracteriza-se pelo exercício do poder político de maneira transitória. d) Sempre foi a forma de governo adotada no Brasil. e) Não permite a construção de um processo eleitoral. 

ÉTICA E INTEGRIDADE 

 08. No que se refere ao Sistema de integridade, transparência e acesso à informação (Sitai - Decreto 11.529/2023), é INCORRETO afirmar que: a) Entre os objetivos do Sistema de integridade, transparência e acesso à informação (Sitai) está o aumento na simetria de informações nas relações entre a administração pública federal e a sociedade. b) O Decreto 11.529, de 16 de maio de 2023, que dispõe sobre o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação, aplica-se às empresas públicas e sociedades de economia mistas federais que forem prestadoras de serviços públicos. c) programa de integridade representa o conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional. 5 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 d) fazem parte do Sitai, na qualidade de setoriais, as unidades nos órgãos e nas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional responsáveis pela gestão da integridade, da transparência e do acesso à informação. e) os sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência possuem funções de integridade. 

09. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às qualidades da informação, segundo previsto na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011): a) Informação disponível é aquela que pode ser conhecida pelos indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados. b) O acesso à informação compreende o direito de obter informação primária e atualizada, sendo que os portais de transparência ativa deverão manter atualizadas as informações disponíveis para acesso. c) Informação são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção de conhecimento ou para sua transmissão. d) Informação íntegra é aquela que foi produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. e) Primariedade é a qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. DECRETO NO 1.171/1994; DECRETO NO 9.203  10. O exercício da função pública implica uma série de responsabilidades e comportamentos éticos por parte do servidor. Conforme descrito no Decreto n. 1.171/1994I, diversos princípios são destacados como essenciais na conduta do servidor público. Esses princípios incluem a moralidade, a eficácia, a consciência dos princípios morais, a honestidade, entre outros. Esses aspectos são fundamentais para a manutenção da confiança pública e o bom funcionamento da administração pública. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta. I. A dignidade e o decoro são aspectos secundários na conduta do servidor público, uma vez que seu papel principal é a execução eficiente das tarefas administrativas. II. A conduta ética do servidor público não se limita à distinção entre o legal e o ilegal, envolvendo também a escolha entre o honesto e o desonesto. III. A remuneração do servidor público, sendo oriunda dos tributos pagos pela população, exige um compromisso com a moralidade administrativa e a legalidade. IV. A cortesia e o cuidado dedicados ao serviço público não influenciam a percepção da qualidade do serviço prestado ao cidadão. V. Longas filas e atrasos na prestação dos serviços públicos são situações aceitáveis, desde que o servidor esteja cumprindo outras tarefas administrativas. a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. c) Todas as afirmativas estão corretas. d) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. e) Nenhuma das afirmativas está correta. 6 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024

 TRANSPARÊNCIA E IMPARCIALIDADE NOS USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ÂMBITO DO SERVIÇO PÚBLICO 

 11. A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA) tem como ponto de partida a definição de objetivos estratégicos que levam em consideração todo o ecossistema tecnológico, e que poderão posteriormente ser desdobrados em ações específicas. São objetivos da EBIA, EXCETO: a) Contribuir para a elaboração de princípios éticos para o desenvolvimento e uso de IA responsáveis b) Promover investimentos sustentados em pesquisa e desenvolvimento em IA c) Promover barreiras à inovação em IA d) Capacitar e formar profissionais para o ecossistema da IA. e) Estimular a inovação e o desenvolvimento da IA brasileira em ambiente internacional 

DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SOCIEDADE 

 12. Em relação à proteção constitucional aos direitos dos grupos indígenas, assinale a alternativa correta: a) A demarcação das terras indígenas é de competência dos municípios. b) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, vedada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. c) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes d) Os índios, suas comunidades e organizações dependem da representação do Ministério Público para atuar em juízo em defesa de seus direitos e interesse. e) As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios são de sua propriedade. 

13. Segundo a doutrina quatro elementos devem ser analisados para a conceituação da população quilombola. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde a um desses elementos. a) Passado histórico de resistência à opressão racial b) Cultura própria. c) Relação especial com a terra. d) Auto-atribuição. e) Aspecto econômico dos imóveis ocupados. 7 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 14. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças: a) Até 5 (cinco) anos de idade. b) Até 6 (seis) anos de idade. c) Até 10 (dez) anos de idade. d) Até 4 (quatro) anos de idade. e) Até 7 (sete) anos de idade. 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL 

15. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: a) os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros e estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. b) a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei. c) as funções de confiança e os cargos em comissão devem ser preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinando-se às atribuições técnico-burocráticas e de direção, chefia e assessoramento. d) é vedado ao servidor público civil o exercício do direito de greve. e) os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.

 16. O Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967 – Estatuto da Reforma Administrativa, classificou a administração federal em direta e indireta. A respeito do regime jurídico aplicável a tais órgãos e entidades, assinale a opção correta: a) é vedado ao Presidente da República, aos Ministros de Estado e, em geral, às autoridades da Administração Federal delegar competência para a prática de atos administrativos. b) cabe ao Poder Executivo a regulação da estruturação, das atribuições e do funcionamento dos órgãos da Administração Federal, respeitada a competência constitucional do Poder Legislativo. c) todo e qualquer órgão da Administração Federal, direta ou indireta, está sujeito à supervisão do Ministro de Estado competente, inclusive a Presidência da República. d) as autarquias são conceituadas como o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira centralizada. e) quando as sociedades de economia mista atuarem em regime de monopólio estatal, a maioria acionária caberá à União ou a entidade da Administração Indireta, em caráter permanente. 8 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 17. De acordo com a Lei Federal no 8.112/90, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias Federais e das Fundações Públicas Federais, a exoneração de cargo efetivo ocorrerá: a) apenas nos casos em que haja pedido expresso do servidor. b) de ofício, a juízo da autoridade competente. c) a pedido, quando não satisfeitas as condições do estágio probatório. d) de ofício, quando o servidor tomar posse, mas não entrar em exercício dentro do prazo. e) quando for extinto o cargo ocupado por servidor estável. FINANÇAS PÚBLICAS 

 18. A função desenvolvida pelo Estado com o objetivo de assegurar o ajustamento necessário na apropriação de recursos na economia, visando a correção dentre outras falhas de mercado, das externalidades que fazem com que os preços não reflitam as decisões econômicas, e que por isso abre espaço para a intervenção do governo na economia é denomina função a) normativa. b) distributiva. c) estabilizadora. d) administrativa. e) alocativa. 19. Se o governo, ao atuar via função estabilizadora decide realizar unicamente uma redução dos gastos públicos: a) Reduz a renda de equilíbrio da economia; b) aumenta o multiplicador de gastos da economia aberta; c) reduz as exportações; d) torna o multiplicador do orçamento desequilibrado; e) eleva o déficit da balança comercial. 

NOÇÕES DE ORÇAMENTO PÚBLICO 

20. Acerca do que dispõe a inovação orçamentária no Sistema Governamental brasileiro, julgue os itens a seguir: I. A dimensão operacional no sistema orçamentário compreende o conjunto de ações orçamentárias incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), bem como ações não orçamentárias. II. Agenda transversal é o conjunto de atributos que encaminha problemas complexos de políticas públicas, podendo contemplar aquelas focalizadas em públicos-alvo ou temas específicos, que necessitam de uma abordagem multidimensional e integrada por parte do Estado para serem encaminhados de maneira eficaz e efetiva. III. A visão de futuro 2027 e os indicadores-chave nacionais a ela vinculados (Key National Indicators), bem como suas metas, em sistema de bandas. IV. As ações orçamentária orientam as diretrizes governamentais. Está incorreto o que consta em: a) II e IV, apenas b) IV, apenas c) III e IV, apenas d) I, apenas e) III, apenas 9 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 

GESTÃO GOVERNAMENTAL 

 21. O planejamento realizado pelo nível institucional, que envolve a organização como um todo, e tem foco no longo prazo é o a) planejamento estratégico b) planejamento tático c) planejamento operacional d) planejamento intermediário e) planejamento gerencial 

22. A matriz SWOT, ferramenta utilizada em planejamentos estratégicos, busca mapear tanto oportunidades e ameaças, elementos relacionados ao ______________ da organização, quanto forças e fraquezas, os quais estão relacionados ao ________________ da organização. As palavras que preenchem corretamente às lacunas são, respectivamente: a) ambiente físico; ambiente político. b) ambiente interno; ambiente externo. c) ambiente estrutural; ambiente sociológico. d) ambiente externo; ambiente interno. e) ambiente interno; ambiente social. 

23. De acordo com o Guia PMBOK, o gerenciamento do(da) ___________ do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Indique a alternativa que preenche corretamente a lacuna. a) integração b) escopo c) custo d) qualidade e) riscos 24. “Ampliar e qualificar a gestão, os serviços e as políticas governamentais para a sociedade e a administração pública, apoiando e potencializando a inovação e o fortalecimento das capacidades do Estado.” O trecho acima, extraído do Mapa Estratégico 2023- 2027 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), representa a) a missão do MGI b) o propósito do MGI c) a visão do MGI d) os valores do MGI e) a ética do MGI GESTÃO DE PESSOAS 

 25. Chiavenato (2014) destaca que a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização. De acordo com o autor os processos básicos da Gestão de Pessoas são: a) Recrutar, Selecionar, Remunerar, treinar, Comunicar e Motivar pessoas. b) Selecionar, Aplicar, Recompensar, Motivar, Monitorar e Organizar pessoas. c) Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas. d) Selecionar, Controlar, Remunerar, Treinar, Manter e Aplicar pessoas. e) Agregar, Aplicar, Treinar, Organizar, Motivar e Controlar pessoas. 10 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 26. No que concerne aos níveis fundamentais da cultura organizacional, os “artefatos observáveis” consistem a) no nível mais profundo da cultura organizacional. b) nos aspectos mais ocultos da cultura organizacional. c) nos aspectos mais superficiais e visíveis da cultura organizacional. d) no nível mais difícil de ser alterado. e) nos aspectos mais profundos e invisíveis da cultura organizacional. 27. Competência pode ser definida como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. A dimensão que constitui o “saber acumulado” de um indivíduo, isto é, se refere aos aspectos que um indivíduo precisa saber para entender algo e ser capaz de realizar determinada tarefa é chamada de a) conhecimento b) habilidade c) atitude d) autoridade e) nenhuma das anteriores 28. O método moderno de avaliação de desempenho, realizado de forma circular, por todos que mantêm algum tipo de contato com o indivíduo avaliado, inclusive com participação do próprio avaliado por meio da autoavaliação, é chamado de a) Escalas Gráficas b) Comparação Binária c) Efeito Halo d) Avaliação 360° e) Incidentes Críticos 

29. Os membros do Departamento de Vendas de determinada empresa se opuseram às estratégias do Departamento de Marketing, uma vez que entenderam que são inexequíveis. O caso narrado ilustra um conflito a) intergrupal b) interpessoal c) judicial d) interorganizacional e) intrapessoal 

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE 

30. Sobre os preceitos básicos do SUS, assinale a alternativa incorreta: a) A saúde é um direito fundamental do ser humano. b) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais. c) A alimentação e a moradia são exemplos de fatores determinantes e condicionantes da saúde. d) A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. d) A execução de ações de vigilância ambiental é um campo de atuação do SUS. 11 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 GESTÃO DE RISCOS 

 31. Para realizar a gestão de riscos de quaisquer objetos, algumas etapas devem ser seguidas, como o estabelecimento do contexto, a identificação dos riscos, a análise, avaliação e o tratamento dos riscos, além da comunicação e consulta às partes interessadas e o monitoramento e a melhoria contínua. A etapa do processo de gestão de riscos no qual realiza-se o desenvolvimento sobre o risco e a determinação do nível de risco é denominada. a) Estabelecimento do contexto b) Identificação de riscos c) Análise de riscos d) Avaliação de riscos e) Tratamento de riscos 32. O modelo das três linhas de defesa foi difundido a partir da publicada pelo Instituto dos Auditores Internos com o objetivo de estabelecer os papéis e responsabilidades essenciais de cada gestor dentro da organização para protegê-la dos riscos por meio de uma estrutura adequada de governança. Aa segunda linha de defesa possui o papel de coordenar as atividades de gestão de riscos, orientar e monitorar a implementação de suas práticas apoiar a definição de metas de exposição a risco, monitorar riscos específicos, bem como ajudar a definir controles e monitorar os riscos e controles da primeira linha de defesa. Nesse caso, a segunda linha de defesa pode ser representada por a) auditoria interna b) gestores de nível operacional c) compliance d) auditoria externa e) comitê de auditoria

 INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA 

33. O tipo de accountability que ocorre quando os cidadãos controlam as ações dos governantes por meio do referendo, do plebiscito, do voto, ou então mediante o exercício do controle social, é chamada de: a) accountability vertical b) accountability societal c) accountability horizontal d) accountability social e) accountability integrada 

34. O instrumento de gestão pública no qual a população interessada define, anualmente, prioridades de investimentos do governo com os recursos do orçamento é chamado de a) o orçamento participativo. b) a parceria entre sociedade e Estado. c) a conferência municipal. d) a ouvidoria municipal. e) o fundo municipal. 12 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 35. Associe os tipos de inovação (tabela I) com seus respectivos conceitos (tabela II). Tabela I A – Inovação Evolucionária B – Inovação Revolucionária C – Inovação Disruptiva Tabela II I - tipo de inovação que traz rápidas, drásticas e profundas mudanças nas tecnologias ou produtos atuais. II - tipo de inovação que inicia com uma tecnologia ou produto mais barato (e com desempenho inferior), no intuito de “preencher um espaço” que as organizações líderes de mercado não estão dispostas a ocupar ou que não atendem. Depois, gradativamente, parte para a melhoria e aperfeiçoamento desses produtos e tecnologias, com o objetivo de “deslocar” os líderes de mercado. III – tipo de inovação que aperfeiçoa e melhora gradualmente (pouco a pouco) a tecnologia ou os produtos, de forma incremental e contínua. A associação correta é: a) A-I, B-II, C-III b) A-II, B-III, C-II c) A-III, B-I, C-II d) A-III, C-II, B-I e) A-II, B-I, C-III 36. “Participação da sociedade na verificação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas. Trata-se de o cidadão participar das ações e decisões do governo, sugerindo novas ideias, correções e alterações. É uma forma de o cidadão exercer ativamente a cidadania.” A descrição relaciona-se ao conceito de a) política pública. b) fiscalização coletiva. c) controle social. d) controle estadual. e) governança 

CONTROLES INTERNO E EXTERNO 

37. A atuação administrativa do Estado sujeita-se a diversas formas de controle, internos ou externos. A respeito deste tema, assinale a alternativa correta: a) o controle interno-administrativo dos órgãos federais é desempenhado por meio do Tribunal de Contas da União. b) os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade subsidiária. c) o controle judicial examina, sob a ótica da conveniência e da oportunidade, ato administrativo pela Administração. e) o controle administrativo pode ser exercido por qualquer dos Poderes e deriva do princípio da autotutela, permitindo a revogação dos atos inconvenientes ou inoportunos e a anulação daqueles que se mostrarem em desconformidade com a lei. e) os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma independente e estanque, sistema de controle interno. 13 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 

 38. Sobre as vantagens competitivas que uma empresa obtém com uma administração de materiais bem organizada, analise os itens a seguir. I. Redução de custos. II. Redução do volume de investimentos em estoques. III. Melhores condições de compra por meio de negociações com os fornecedores. IV. Obsolescência de materiais em estoque ao longo do tempo Assinale: a) se apenas os itens I e II estiverem corretos. b) se apenas os itens II e III estiverem corretos. c) se apenas os itens I, II e III estiverem corretos. d) se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos. e) se apenas o item I estiver correto.

 39. Um posto de saúde precisa ter uma forma de gerenciar seus estoques de medicamentos, para atender melhor seus cidadãos. Em relação à gestão de estoques, é correto afirmar que: a) o estoque de segurança ou isolador é indicado quando houver alta previsibilidade entre oferta e demanda do material estocado; b) o estoque de ciclo ocorre quando um ou mais estágios na operação conseguem fornecer simultaneamente todos os itens necessários; c) o estoque é criado para aumentar as diferenças de ritmo entre demanda e fornecimento. d) o estoque de antecipação é o mais comumente usado quando as flutuações de demanda são significativas, mas relativamente previsíveis; e) o estoque de antecipação é usado apenas em situações imprevisíveis.

 40. O termo Verticalização é utilizado na administração de materiais e significa: a) a posição que a área de materiais tem na hierarquia da organização. b) a possibilidade que a empresa tem, junto a terceiros e fornecedores, de alterar as especificações dos materiais de que necessita para produção ou consumo interno. c) a possibilidade que a empresa tem, junto a terceiros e fornecedores, de identificar o padrão de qualidade dos materiais de que necessita para produção ou consumo interno e de exigir um padrão de qualidade superior. d) a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder ou, ao menos, tentará produzir, para uso nos produtos finais. e) organizar os itens do portfólio de acordo com sua importância em valor. 

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS 

 41. O ciclo de políticas públicas é composto por algumas fases. Indique, dentre as alternativas a seguir, qual não traz uma dessas fases. a) Construção da agenda b) Formulação da política c) Implementação d) Tomada de contas e) Avaliação 14 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 42. As políticas públicas que buscam alterar o grau de concentração de recursos, deslocando conscientemente recursos das classes mais abastadas financeiramente da sociedade para as classes menos abastadas da sociedade, são classificadas como a) políticas distributivas b) políticas de apoio c) políticas redistributivas d) políticas da sociedade e) políticas de império 

43. A análise de políticas públicas utilizada quando os custos e os resultados das políticas públicas podem ser traduzidos em unidades monetárias é chamada de a) Análise Custo-Efetividade b) Análise Efetividade-Benefício c) Análise Custo-Benefício d) Análise Benefício-Efetividade e) Análise Efetividade-Custo ARRANJOS INSTITUCIONAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 

44. Considerando as tendências recentes sobre os arranjos institucionais de políticas públicas no Brasil, qual das seguintes opções melhor descreve a direção dessas mudanças? a) Um movimento em direção à centralização total do controle de políticas públicas pelo Governo Federal. b) Uma preferência por arranjos institucionais que focam exclusivamente na autonomia dos governos locais, sem coordenação federal. c) A transição de um modelo de gestão de políticas públicas baseado em hierarquia e setorialização para um modelo mais integrado e transversal. d) A eliminação completa de todos os tipos de coordenação horizontal e vertical em políticas públicas. e) Uma mudança para um sistema em que políticas públicas são geridas unicamente por organizações privadas, sem intervenção do Estado. 

45. Qual das seguintes afirmações melhor resume um dos principais pontos dos desafios dos arranjos institucionais de políticas públicas no Brasil? a) A efetividade das políticas públicas no Brasil diminuiu devido à complexidade dos arranjos institucionais implementados recentemente. b) Os novos arranjos institucionais focam exclusivamente na descentralização das políticas públicas, sem considerar a participação de diferentes setores e atores. c) A principal mudança trazida pelos novos arranjos institucionais é a centralização do poder decisório nas mãos do Governo Federal, sem a participação de outros entes federativos. d) Os arranjos institucionais complexos no Brasil têm levado a uma redução significativa na oferta de serviços públicos e na participação social. e) As experiências com novos arranjos institucionais apontam para uma mudança de um modelo de gestão hierárquico e setorial para um mais transversal e intersetorial, visando efetividade. 15 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS 

 46. As ações afirmativas: a) Violam o princípio da igualdade. b) Têm por objetivo propiciar aos mais favorecidos oportunidades e acessos a espaços e meios que contribuam na redução da desigualdade. c) Demandam uma neutralidade do Estado em relação à fatores distintivos, tais quais raça, sexo, raça e cor. d) Devem promover favoritismos desproporcionais. e) Possuem caráter precário e temporário. 

PESQUISA E AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 

 47. No contexto da pesquisa e avaliação, as abordagens qualitativa e quantitativa desempenham papéis distintos. Com base nas características dessas abordagens, assinale a opção correta. a) A pesquisa quantitativa é subjetiva e se concentra na compreensão profunda das experiências individuais, enquanto a pesquisa qualitativa é objetiva e baseada em números e estatísticas. b) Em uma avaliação qualitativa, os dados são coletados exclusivamente por meio de instrumentos estatísticos, enquanto na avaliação quantitativa são utilizadas entrevistas e observações. c) A pesquisa quantitativa é inapropriada para estudos em ciências sociais, pois não consegue capturar a complexidade das interações humanas, ao contrário da pesquisa qualitativa. d) A pesquisa qualitativa explora a profundidade e complexidade dos comportamentos e atitudes humanas, utilizando métodos como entrevistas e observações, enquanto a pesquisa quantitativa envolve a coleta e análise de dados numéricos para quantificar variáveis e identificar padrões. e) Na avaliação quantitativa, a interpretação dos resultados é baseada na intuição do pesquisador, e na avaliação qualitativa, as conclusões são derivadas exclusivamente de análises estatísticas. ESTATÍSTICA 

48. Em um órgão com 10 servidores, dois têm 40 anos, quatro têm 21 anos, um tem 25 anos e três têm a mesma idade. Sabendo-se que a média aritmética das idades desses 10 servidores é 30 anos, a idade desconhecida é igual a: a) 30 b) 32 c) 35 d) 37 e) 38 16 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 X Número de observações na amostra 1 10 2 20 3 40 4 120 5 10 TOTAL 200 

49. A tabela apresentada mostra as frequências absolutas das observações de uma variável X em uma amostra de tamanho igual a 200. Nesse caso, se M0 representa a moda da amostra, MD, a mediana amostral e ME, a média aritmética, então o produto M0 x MD x ME será igual a: a) 80 b) 27 c) 56 d) 60 e) 64 50. Uma pesquisa realizada com moradores das cidades A, B, C, D e E teve como finalidade investigar a questão de segurança nas cidades onde moravam. Foram entrevistados 1.000 moradores, alocando-se a amostra de acordo com a cidade de origem de cada um. Na tabela seguinte, N é o tamanho populacional de moradores; n é o tamanho da amostra por origem; P é o percentual dos moradores entrevistados que se manifestaram relativamente seguros nas suas cidades. cidade N n P A 100.000 100 80 B 300.000 300 70 C 100.000 100 90 D 300.000 300 80 E 200.000 200 80 total 1.000.000 1.000 Marque a opção correta: a) a fração amostral utilizada no estudo em tela foi igual a 1% e o desenho amostral é conhecido como amostragem por conglomerados b) a fração amostral utilizada no estudo em tela foi igual a 1% e o desenho amostral é conhecido como amostragem estratificada c) a fração amostral utilizada no estudo em tela foi igual a 0,1% e o desenho amostral é conhecido como amostragem por conglomerados d) a fração amostral utilizada no estudo em tela foi igual a 0,1% e o desenho amostral é conhecido como amostragem estratificada e) a fração amostral utilizada no estudo em tela foi igual a 1% e o desenho amostral é conhecido como amostragem sistemática 17 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 

ORÇAMENTO PÚBLICO 

51. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) possui variadas funções, sendo um importante instrumento de planejamento no processo orçamentário, pois realiza a integração entre os planejamentos estratégico e operacional. De acordo com as regras previstas na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta: a) A LDO deverá estabelecer metas para os programas de duração continuada. b) A LDO compreenderá os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais. c) A LDO autorizará a instituição e majoração de tributos no exercício fiscal de referência. d) No caso da União, o Anexo de Metas Fiscais do projeto de LDO conterá as metas anuais para o exercício a que se referir e para os três seguintes, com o objetivo de garantir sustentabilidade à trajetória da dívida pública. e) O Anexo de Metas Fiscais do projeto de LDO apresentará as medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado, bem como conterá a reserva de contingência. 

52. Os princípios orçamentários são conhecidos por serem diretrizes norteadoras básicas que conferem racionalidade, eficiência e transparência para os processos de elaboração, execução e controle do orçamento público. Acerca do tema, aponte a alternativa correta. a) De acordo com o princípio da não afetação da receita, um Município poderá vincular parcela da repartição de impostos recebidos da União para prestar-lhe garantia ou contragarantia. b) O princípio da especificação estabelece que a Lei Orçamentária Anual não poderá conter matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa. c) A possibilidade de a Lei Orçamentária Anual conter autorização para abertura de créditos adicionais é uma exceção constitucional ao princípio da exclusividade. d) O princípio do orçamento bruto dispõe que a Lei Orçamentária Anual não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvados a reserva de contingência e os programas especiais de trabalho. e) O princípio da totalidade estabelece que todas as receitas e despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações mantidas e instituídas pelo Poder Público devem estar compreendidas na Lei Orçamentária Anual. 

53. No orçamento de um dado exercício financeiro, o Poder Executivo Federal tinha como limite máximo de despesa com pessoal o montante de R$ 200 bilhões. O órgão deverá receber um alerta do Tribunal de Contas da União após a apuração do quadrimestre em que a despesa total com pessoal ultrapassar: a) R$ 50 bilhões. b) R$ 100 bilhões. c) R$ 150 bilhões. d) R$ 180 bilhões. e) R$ 200 bilhões. 18 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 CONTABILIDADE PÚBLICA 

 54. A receita orçamentária possui quatro estágios que irão delinear o seu comportamento no patrimônio do ente público governamental, além de seguirem uma ordem cronológica dos fenômenos econômicos em consideração ao modelo de orçamento existente no país. Considerando o entendimento aplicado pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a etapa de previsão da receita consiste: a) em verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação, determinar a matéria tributável, calcular o valor devido e identificar o sujeito passivo. b) na entrega dos recursos devidos pelos contribuintes ao Tesouro Nacional, através dos agentes arrecadadores autorizados pelo ente público governamental. c) em preceder à fixação do montante das despesas e dar base para que sejam estimadas as necessidades de financiamento do governo. d) em transferir os valores arrecadados à conta específica do Tesouro Nacional, observando-se o princípio orçamentário da unidade de tesouraria, sendo defeso qualquer fragmentação na criação de caixas especiais. e) registrar os ingressos de disponibilidades de recursos precedidos ou não de reconhecimento do direito ou da constituição de obrigações correspondentes para o ente público governamental. 

55. O empenho é o ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. Nesse contexto, o empenho ordinário: a) é utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente. b) é utilizado para as despesas contratuais, cujo pagamento ocorre de uma única vez. c) é utilizado para as despesas contratuais, sujeitas a parcelamento. d) é utilizado para as despesas de valor previamente fixo, sujeitas a parcelamento. e) é utilizado para as despesas de valor fixo, cujo pagamento ocorre de uma única vez. 

56. A dívida ativa é um título em favor da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, que configura o não recebimento no prazo para pagamento definido em lei, inscrito pelo órgão após apuração da certeza e liquidez. À luz do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a baixa da dívida ativa pode ocorrer pelos motivos abaixo, exceto: a) recebimento em espécie, bens ou direitos. b) abatimento ou anistia. c) cancelamento administrativo da inscrição. d) reclassificação dos créditos inscritos. e) compensação de créditos inscritos com créditos contra a Fazenda Pública. 19 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 O Município Audazes dos Pampas apresentou as seguintes informações relativas ao exercício financeiro de 20X2. Previsão da Receita Orçamentária: R$ 51.300.000 Previsão Atualizada da Receita Orçamentária: R$ 69.800.000 Dotação Fixada da Despesa Orçamentária: R$ 51.300.000 Empenho da Despesa Orçamentária: R$ 50.900.000 Liquidação da Despesa Orçamentária: R$ 42.500.000 Arrecadação da Receita Orçamentária: R$ 59.400.000 Pagamento da Despesa Orçamentária: R$ 38.750.000 Dotação Atualizada da Despesa Orçamentária: R$ 65.600.000 

57. Com base nesses dados, o saldo de restos a pagar inscritos pelo município será de: a) R$ 12.150.000. b) R$ 12.550.000. c) R$ 26.850.000. d) R$ 8.800.000. e) R$ 23.100.000. LICITAÇÃO E CONTRATOS Fabiano Pereira 58. No contexto da aplicação da Lei n.º 14.133/2021 devem ser respeitados os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público, probidade administrativa, igualdade, bem como outros, entre eles: a) da competitividade, da economicidade, do desenvolvimento nacional sustentável e do julgamento subjetivo; b) da não vinculação, ao edital, do julgamento objetivo, da segurança jurídica e da competitividade; c) do planejamento, da eficácia, da segregação de funções e da motivação; d) da vedação de segregação de funções, do julgamento objetivo, da economicidade e da competitividade; e) da segurança jurídica, da competitividade, da celeridade, do julgamento subjetivo, da economicidade e do desenvolvimento nacional sustentável. 20 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 

59. Conforme as disposições da Lei de Licitações e Contratos n.º 14.133/2021, a) A licitação é dispensável para aquisição de materiais, equipamentos, gêneros ou contratação de serviços que somente podem ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos; b) A licitação é considerada inexigível quando a competição é inviável, especialmente nos casos de contratação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual, com profissionais ou empresas de notória especialização, incluindo os serviços de publicidade e divulgação; c) Se houver contratação direta indevida com dolo, culpa, fraude ou erro grosseiro, tanto o contratado quanto o agente público responsável serão responsáveis subsidiariamente pelos danos causados ao erário, sem prejuízo de outras sanções legais aplicáveis; d) A licitação é dispensável para a contratação que mantenha todas as condições estabelecidas em edital de licitação realizada há menos de dois anos, caso se constate que naquela licitação não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas; e) A licitação é dispensável para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integrem a Administração pública e que tenham sido criados para esse propósito. CRIMES EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 

60. As empresas “Colorida LTDA”, “Tinta Fresca LTDA” e “Cartucho Certo LTDA”, especializadas no fornecimento de cartuchos de tinta para impressoras, decidiram participar de procedimento licitatório realizado por determinado município. Todavia, para garantir que nenhuma delas sairia no prejuízo, resolveram se unir e fazer um rodízio, combinando previamente as propostas que seriam apresentadas, de forma que em cada licitação uma delas saísse vencedora, sem que fosse necessário criar uma concorrência entre elas, o que poderia levar a propostas economicamente desvantajosas para as empresas. Assim, no primeiro procedimento licitatório, realizado em outubro de 2023, a empresa “Colorida LTDA” apresentou a melhor proposta, enquanto as outras duas apresentaram propostas em valor superior, de forma a garantir a vitória da empresa “Colorida LTDA”. Nesse caso, é correto afirmar que: a) Os administradores responsáveis pelas três empresas citadas devem responder criminalmente pelo delito de frustração do caráter competitivo de licitação, tipificado no Código Penal. b) Os administradores responsáveis pelas três empresas citadas devem responder criminalmente pelo delito de frustração do caráter competitivo de licitação, tipificado em lei especial. c) O administrador da empresa “Colorida LTDA” responder criminalmente pelo delito de frustração do caráter competitivo de licitação, tipificado no Código Penal; os administradores das outras duas empresas somente serão responsabilizados se restar comprovada a obtenção de vantagem econômica. d) Os administradores responsáveis pelas três empresas citadas devem responder criminalmente pelo delito de Violação de sigilo em licitação, tipificado no Código Penal. e) Só haverá crime no caso em questão se houver comprovação do prejuízo ao erário ou da obtenção de vantagem pelas empresas concorrentes. 21 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 GESTÃO DOCUMENTAL 

61. Um mesmo documento pode ser considerado documento de arquivo ou não, dependendo para isso de alguns fatores. Um desses fatores é: a) característica física; b) idade dos documentos; c) suporte da informação; d) relação orgânica; e) tamanho. 

62. Relacione as características dos documentos de arquivo, listados a seguir, às suas respectivas definições. 1 - Autenticidade 2 - Confiabilidade 3 - Unicidade 4 - Organicidade ( ) Os documentos de arquivo são produzidos e acumulados em razão das funções e atividades desenvolvidas pelo órgão ou entidade, o que os contextualiza no conjunto a que pertencem. ( ) Os documentos de arquivo têm a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Isso está relacionado ao momento em que o documento é produzido e à veracidade de seu conteúdo. ( ) Os documentos de arquivo fazem parte do conjunto e possuem relações singulares com os demais documentos do grupo. Podem existir cópias, mas cada cópia é específica em seu lugar. ( ) Os documentos de arquivo precisam ser o que dizem ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada. a) 1, 3, 2 e 4. b) 1, 4, 2 e 3. c) 4, 2, 3 e 1. d) 2, 4, 3 e 1. e) 1, 2, 3 e 4. 

63. O conjunto de documentos que são preservados de maneira definitiva em função de seu valor documental é conhecido como arquivo: a) central; b) permanente; c) especializado; d) de segurança; e) proprietário. TRANSPARÊNCIA PÚBLICA 

64. Considerando o disposto na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), é correto afirmar que: a) As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e respectivos cônjuges e filhos serão classificadas como secretas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. b) Havendo o indeferimento de acesso às razões da negativa do acesso à informação solicitada, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 20 dias a contar da sua ciência. c) informações de interesse público devem ser divulgadas mediante necessária solicitação do interessado. d) os pedidos de acesso à informação devem ser objeto de identificação completa do solicitante, ainda que tal procedimento inviabilize a solicitação. e) a negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares. 22 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 65. De acordo com o previsto as regras aplicáveis à atividade de tratamento de dados realizada pelo poder público, assinale a alternativa que CONTRARIA a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018): a) sociedades de economia mista e empresas públicas sempre deverão seguir as mesmas regras de tratamento de dados pessoais aplicáveis aos órgãos e às demais entidades do Poder Público. b) nos casos de execução descentralizada de atividade pública exigindo transferência de dados, o uso compartilhado de dados pessoais de pessoa jurídica de direito público a pessoa de direito privado não necessita ser informado à autoridade nacional ou de consentimento do titular. c) quando a própria Lei dispensar o consentimento do titular, o uso compartilhado de dados pessoais de pessoa jurídica de direito público a pessoa de direito privado não necessita ser informado à autoridade nacional ou de consentimento do titular. d) os dados deverão ser mantidos pelo poder público em formato interoperável e estruturado para o uso compartilhado, com vistas à execução de políticas públicas, à prestação de serviços públicos, à descentralização da atividade pública e à disseminação e ao acesso das informações pelo público em geral. e) a autoridade nacional de proteção de dados poderá solicitar, a qualquer momento, aos entes públicos a realização de operações de tratamento de dados pessoais. TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 

66. Explique como a criação de um "Centro de Imprensa" pode ser uma estratégia eficaz no gerenciamento de crises, considerando a dinâmica do relacionamento com a imprensa. a) O "Centro de Imprensa" deve ser evitado, pois pode prejudicar a imagem da empresa ao demonstrar preocupação excessiva com o trabalho jornalístico. b) Um "Centro de Imprensa" é útil para organizações que desejam restringir o acesso da imprensa durante uma crise. c) Essa estratégia visa fornecer um ambiente para jornalistas trabalharem, mostrando preocupação com o profissionalismo e o fluxo de informações. d) O "Centro de Imprensa" tem a função de gerenciar a crise, com profissionais da empresa afetada, como o gestor de comunicação, o diretor da área envolvida na crise e o assessor jurídico. e) O "Centro de Imprensa" é eficaz somente para instituições públicas e não é uma estratégia que deve ser adotada por empresas particulares.

 67. Considerando as diferentes formas de comunicação abordadas no texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o papel da Comunicação Política em relação à Comunicação Pública. a) A Comunicação Política busca disseminar informações governamentais, enquanto a Comunicação Pública está voltada para a promoção de ações cidadãs. b) A Comunicação Pública visa fortalecer a imagem de políticos, enquanto a Comunicação Política busca o interesse público. c) Comunicação Política e Comunicação Pública são termos intercambiáveis, não havendo diferenças significativas entre eles. d) A Comunicação Política está relacionada à veiculação de mensagens para promoção de partidos, enquanto a Comunicação Pública busca o exercício de direitos civis. e) Ambas buscam influenciar a opinião pública, sendo indistintas no seu propósito. 23 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 68. O que significa a diagramação modular na produção gráfica de um jornal? a) Organização do conteúdo com base em blocos desenhados da esquerda para a direita. b) Disposição dos elementos em colunas extensas, priorizando a leitura contínua. c) Combinação das técnicas vertical e horizontal para uma apresentação eficiente. d) Uso flexível de blocos desenhados da esquerda para a direita, favorecendo conteúdos curtos. e) Priorização da disposição dos elementos em colunas extensas para leitura contínua. 

69. Como a Teoria da Espiral do Silêncio explica a dinâmica de mudança na opinião coletiva em um grupo social? a) Através de debates e discussões abertas. b) Pela imposição de ideias minoritárias pela liderança. c) Com base na assimilação passiva de opiniões majoritárias. d) Mediante a rejeição ativa de ideias predominantes. e) Por meio da neutralidade da mídia na disseminação de opiniões. 70. Como a altura da linha e a divisão das colunas afetam a leitura de um jornal? a) Favorecem a compreensão das informações pela audiência. b) Tornam o conteúdo visualmente agradável. c) Dificultam a identificação de elementos relevantes. d) Priorizam o uso de subtítulos e títulos. e) Contribuem para a leitura fluida da audiência. 24 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 DISCURSIVA Determinada pessoa, sem se identificar, enviou mensagem para a ouvidoria do Órgão federal X (pertencente ao Ministério da Educação), relatando que o servidor Caio, vinculado a esse ministério, cometeu determinada infração administrativa. De pronto, a autoridade competente, pertencente ao próprio Órgão, instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Instaurado o PAD, na fase de defesa, Caio exerceu o direito ao contraditório e ampla defesa sem, contudo, estar assistido por advogado. Transcorrido o PAD, foi imposta, pelo Ministro da Educação a penalidade de demissão. Considerando a situação apresentada, redija um texto dissertativo sobre o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), disciplinado pela Lei 8.112/1990. No seu texto, aborde os seguintes pontos, remetendo-se à situação hipotética quando cabível: a) As fases do PAD, conforme o rito ordinário. b) A possibilidade de abertura de PAD com base em denúncia anônima. c) A questão da não assistência por advogado no âmbito PAD. d) A competência para aplicação da penalidade de demissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.