CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NOSSA SENHORA APARECIDA - PADROEIRA DO BRASIL -12 DE OUTUBRO.


 
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados do ano de 1717. Nessa época, chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais (atualmente Estados de São Paulo e Minas Gerais) iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (hoje cidade de Ouro Preto), Minas Gerais.

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes, no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas, sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.

João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os humildes pescadores.

Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem.

A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá, construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.

Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834 foi iniciada a construção de uma Igreja maior ( a Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

Em 08 de dezembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por Dom José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a Igreja recebeu o título de "Basílica Menor".

Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formava ao redor da Igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, Nossa Senhora foi PROCLAMADA RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena para acolher a multidão que visitava Nossa Senhora.

Era necessária a construção de uma Igreja maior para acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos Missionários Redentoristas e dos senhores Bispos, foi iniciada, em 11 de novembro de 1955, a construção da atual Basílica Nova.

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou a Basílica de Aparecida o Santuário Nacional e maior Santuário Mariano do Mundo.

Nossa Senhora, a mãe de Jesus, recebeu muitos títulos: N.S. de Lourdes, N. S. de Fátima, N.S. de Guadalupe, N.S. Aparecida e muitos outros.

Nossa Senhora é a Mãe de Deus. Jesus é Deus. E Maria é Mãe de Jesus. Isabel lhe disse: ´A que devo a honra de receber a Mãe do meu Senhor?´(Lc 1,43) Os santos a chamam de ´Onipotência Suplicante´, isto é, pode tudo com as suas súplicas a seu Filho. TEOTHOKOS (Mãe de Deus) (Gal 4,4)

Nossa Senhora é Imaculada (08 de dezembro). Isto é, foi concebida no seio de sua mãe (Sta. Ana) sem o pecado original, que todos os homens herdam dos pais. Maria foi preservada do pecado original pelo sacrifício de Jesus na Cruz. Deus antecipou para Ela a redenção. Para Deus o tempo não é obstáculo. Este dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX, solenemente, em 1854, e confirmado pela própria Virgem em Lourdes, 4 anos depois, quando disse à menina Bernadete: "Eu sou a Imaculada Conceição", em 1858.

Maria foi livre do pecado para que Jesus também o fosse; isto é, livre das cadeias do pecado, da morte e de Satanás, para poder vencê´lo e libertar a humanidade escrava.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!




 Lucas 1:30,33  - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim
Apocalipse 1, 5, 13a, 15, 16a - 1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir.16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.FONTE:DOM LUIZ BERGOZINI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.