CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 23 de março de 2024

SIMULADO COM RESPOSTAS - 2401

 



POLÍTICAS PÚBLICAS 

 01. Após terem sido formuladas, as políticas públicas só se transformam em ações governamentais se forem implementadas. A implementação, por sua vez, pode ser conduzida segundo diferentes modelos. Caso prevaleça o modelo de cima para baixo (Top-down), indique qual das características abaixo não deverá estar presente. 

 c) Envolvimento de atores públicos e privados com a implementação e avaliação da política.

02. A avaliação das políticas, programas e projetos implementados pela Administração pública pode ser realizada segundo três metodologias básicas: avaliação de metas, avaliação de impacto e avaliação de processo.  d) processo tem como objetivo medir o grau de cobertura do programa ou projeto, estabelecer o grau em que está alcançando a população beneficiária e produzir dados para a reprogramação das ações. 

03. A Gestão das Políticas Públicas no Brasil tornou-se um processo institucionalizada nos últimos tempos. A literatura acerca da matéria é muito diversa e rica, permitindo a análise desde a fase inicial, de construção do problema, até a avaliação final, de verificação dos resultados alcançados. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que: a) São consideradas políticas governamentais as políticas elaboradas e estabelecidas por atores governamentais. b) Uma política pública é uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. c) A abordagem estadocêntrica considera políticas públicas apenas as que surgem do poder estatal. d) O conceito de política pública é único e seguido por todos os autores que tratam do tema. e) O ciclo de políticas públicas é uma ferramenta analítica que permite analisar em separado as várias fases de uma política pública. 

DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA 

 04. Romualdo Bezerra, 53 anos de idade, é militar da reserva e deseja se candidatar ao cargo de Senador da República. De acordo com a CF88, a idade mínima como condição de elegibilidade para ser detentor do presente mandato eletivo é: a) 60 anos de idade. b) 30 anos de idade. c) 35 anos de idade. d) 21 anos de idade. e) 18 anos de idade. 

4 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 

05. De acordo com a Constituição da República são formas de participação direta do cidadão brasileiro em nossa democracia. a) o plebiscito e o referendo apenas. b) o referendo e a iniciativa popular apenas. c) o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. d) o plebiscito, o referendo, o recall e a iniciativa popular. e) o plebiscito, o recall e a iniciativa popular. 

DESAFIOS DO ESTADO DE DIREITO: DEMOCRACIA E CIDADANIA 

06. O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3 é estruturado em eixos orientadores que contêm as respectivas diretrizes. Em relação ao Eixo Orientador VI, que versa sobre o Direito à Memória e à Verdade, assinale a alternativa incorreta. a) A investigação do passado é fundamental para a construção da cidadania. b) A história que não é transmitida de geração a geração torna-se esquecida e silenciada. c) Estudar o passado, resgatar sua verdade e trazer à tona seus acontecimentos caracterizam forma de transmissão de experiência histórica, que é essencial para a constituição da memória individual e coletiva. d) O trabalho de reconstituir a memória exige revisitar o passado e compartilhar experiências de dor, violência e mortes. Somente depois de lembrá-las e fazer seu luto, será possível superar o trauma histórico e seguir adiante. e) A vivência do sofrimento e das perdas deve ser reduzida a conflito privado e subjetivo, como meio de obter reparações. 

07. A Constituição Federal estabelece que a república Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito. Percebe-se, portanto, que a forma republicana de governo é adotada em nosso país. Sobre o tema, é correto afirmar que a república: a) Caracteriza-se pela vitaliciedade. b) Caracteriza-se pela hereditariedade. c) Caracteriza-se pelo exercício do poder político de maneira transitória. d) Sempre foi a forma de governo adotada no Brasil. e) Não permite a construção de um processo eleitoral. 

ÉTICA E INTEGRIDADE 

 08. No que se refere ao Sistema de integridade, transparência e acesso à informação (Sitai - Decreto 11.529/2023), é INCORRETO afirmar que: a) Entre os objetivos do Sistema de integridade, transparência e acesso à informação (Sitai) está o aumento na simetria de informações nas relações entre a administração pública federal e a sociedade. b) O Decreto 11.529, de 16 de maio de 2023, que dispõe sobre o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal e a Política de Transparência e Acesso à Informação, aplica-se às empresas públicas e sociedades de economia mistas federais que forem prestadoras de serviços públicos. c) programa de integridade representa o conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional. 5 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024 

d) fazem parte do Sitai, na qualidade de setoriais, as unidades nos órgãos e nas entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional responsáveis pela gestão da integridade, da transparência e do acesso à informação. e) os sistemas de corregedoria, ouvidoria, controle interno, gestão da ética, transparência possuem funções de integridade. 

09. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às qualidades da informação, segundo previsto na Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011): a) Informação disponível é aquela que pode ser conhecida pelos indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados. b) O acesso à informação compreende o direito de obter informação primária e atualizada, sendo que os portais de transparência ativa deverão manter atualizadas as informações disponíveis para acesso. c) Informação são dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção de conhecimento ou para sua transmissão. d) Informação íntegra é aquela que foi produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema. e) Primariedade é a qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. DECRETO NO 1.171/1994; DECRETO NO 9.203  10. O exercício da função pública implica uma série de responsabilidades e comportamentos éticos por parte do servidor. Conforme descrito no Decreto n. 1.171/1994I, diversos princípios são destacados como essenciais na conduta do servidor público. Esses princípios incluem a moralidade, a eficácia, a consciência dos princípios morais, a honestidade, entre outros. Esses aspectos são fundamentais para a manutenção da confiança pública e o bom funcionamento da administração pública. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta. I. A dignidade e o decoro são aspectos secundários na conduta do servidor público, uma vez que seu papel principal é a execução eficiente das tarefas administrativas. II. A conduta ética do servidor público não se limita à distinção entre o legal e o ilegal, envolvendo também a escolha entre o honesto e o desonesto. III. A remuneração do servidor público, sendo oriunda dos tributos pagos pela população, exige um compromisso com a moralidade administrativa e a legalidade. IV. A cortesia e o cuidado dedicados ao serviço público não influenciam a percepção da qualidade do serviço prestado ao cidadão. V. Longas filas e atrasos na prestação dos serviços públicos são situações aceitáveis, desde que o servidor esteja cumprindo outras tarefas administrativas. a) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. c) Todas as afirmativas estão corretas. d) Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas. e) Nenhuma das afirmativas está correta. 6 Simulado Especial – CNU – Bloco 7 – Gestão Governamental e administração Pública – Pós Edital – Banca: Fundação Cesgranrio04/02/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.