CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 23 de março de 2024

SIMULADO COM RESPOSTAS - 2408


 EIXO TEMÁTICO 1 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E GOVERNANÇA PÚBLICA: ESTRATÉGIA, PESSOAS, PROJETOS E PROCESSOS 

1 O BSC é uma das principais ferramentas de gestão estratégica e visão para avaliar o desempenho organizacional por meio de indicadores. Acerca do BSC, é verdadeiro o que se afirmar em: (A) O BSC é uma ferramenta exclusivamente financeira, utilizada apenas para avaliar o desempenho econômico de uma organização. (B) O BSC é uma ferramenta de gestão que se concentra apenas em medidas de desempenho passadas, não fornecendo informações para orientar as futuras estratégias da empresa. (C) O BSC proporciona uma visão equilibrada das perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento da organização. (D) O BSC é uma abordagem estática, que não pode ser adaptada para atender às necessidades de diferentes organizações ou contextos. (E) O BSC é utilizado exclusivamente por organizações com fins lucrativos e não tem relevância para organizações sem fins lucrativos. 

2 Uma das principais vantagens do Balanced Scorecard (BSC), em comparação com abordagens tradicionais de medição de desempenho, é: (A) O BSC fornece uma visão retrospectiva do desempenho, enquanto as abordagens tradicionais se concentram apenas em previsões futuras. (B) O BSC utiliza exclusivamente indicadores financeiros, enquanto as abordagens tradicionais consideram várias perspectivas de desempenho. (C) O BSC destaca apenas os aspectos positivos do desempenho organizacional, enquanto as abordagens tradicionais destacam tanto os aspectos positivos quanto os negativos. (D) O BSC promove uma abordagem mais equilibrada, incorporando múltiplas perspectivas, como financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento. (E) O BSC é uma abordagem estática que não pode ser adaptada para atender às necessidades específicas de diferentes organizações, ao contrário das abordagens tradicionais. 

3 Como ferramenta utilizada nas etapas iniciais do planejamento estratégico, um dos principais objetivos da análise SWOT é: (A) Identificar exclusivamente as fraquezas de uma organização. (B) Avaliar apenas as ameaças externas enfrentadas por uma organização. (C) Destacar apenas as oportunidades de crescimento para uma organização. (D) Analisar tanto os fatores internos quanto externos que podem afetar o desempenho de uma organização. (E) Fornecer uma visão retrospectiva do desempenho passado de uma organização. 

4 Considerando a metodologia SWOT, entre os elementos listados abaixo, aquele que é considerado uma fraqueza é: (A) Uma nova tecnologia que pode revolucionar a indústria. (B) Uma equipe de funcionários altamente qualificados e motivados. (C) Altos custos de produção em comparação com os concorrentes. (D) Uma tendência de mercado favorável que oferece oportunidades de crescimento. (E) Uma localização estratégica próxima a fornecedores e clientes. 

5 Para acompanhar a dinâmica do mercado e das novas tecnologias, organizações públicas e privadas utilizam indicadores de desempenho, cujo objetivo principal é: (A) Fornecer métricas para avaliar exclusivamente o desempenho financeiro da empresa. (B) Medir apenas a satisfação dos clientes em relação aos produtos ou serviços oferecidos. (C) Acompanhar e avaliar o progresso em direção aos objetivos estratégicos e operacionais da organização. (D) Analisar apenas os processos internos da organização, sem considerar fatores externos. (E) Controlar apenas a eficiência operacional, sem se preocupar com a eficácia dos resultados.  3° SIMULADO – CNU – BLOCO 7 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 6 Os elementos-chave na formulação de indicadores de desempenho eficazes são: (A) Serem exclusivamente quantitativos, sem considerar aspectos qualitativos. (B) Estarem desconectados dos objetivos estratégicos da organização. (C) Serem específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). (D) Serem estáticos e inflexíveis, sem possibilidade de adaptação ao longo do tempo. (E) Dependerem exclusivamente de dados históricos, sem considerar tendências futuras.

 7 No contexto da gestão de desempenho, surge a ferramenta OKR (Objectives and Key Results) que tem como principal finalidade: (A) Definir exclusivamente objetivos de longo prazo para a organização. (B) Acompanhar apenas as atividades diárias dos funcionários. (C) Estabelecer objetivos ambiciosos e mensuráveis, alinhados com a estratégia da organização, e acompanhar os resultados-chave que indicam o progresso em direção a esses objetivos. (D) Fornecer uma análise retrospectiva do desempenho da equipe, sem orientar ações futuras. (E) Limitar o número de objetivos definidos pela organização, sem permitir flexibilidade para ajustes ao longo do tempo. 

8 A ferramenta OKR (Objectives and Key Results) tem os seguintes elementos principais: (A) Metas gerais e atividades diárias específicas. (B) Objetivos específicos e resultados-chave mensuráveis. (C) Estratégias de longo prazo e tarefas de curto prazo. (D) Indicadores de desempenho passados e projeções futuras. (E) Prioridades individuais e expectativas informais. 

9 Em Gestão de Riscos, o objetivo da etapa de monitoramento e retroalimentação no processo de Gestão de Riscos é: (A) Identificar os riscos potenciais que podem afetar a organização. (B) Comunicar os resultados da análise de riscos às partes interessadas. (C) Acompanhar a implementação das medidas de tratamento de riscos e ajustar, conforme necessário. (D) Analisar as causas raiz dos riscos identificados. (E) Realizar uma revisão retrospectiva dos riscos enfrentados pela organização.

 10 Em gestão de instituições, sob um enfoque pós-burocrático, surgem variadas mudanças acerca de cidadania. Sobre esse tema, marque a alternativa que indica o significado de accountability na gestão pública. (A) Responsabilização dos cidadãos perante o governo. (B) Prestação de contas dos governantes perante os cidadãos e instituições, garantindo transparência, responsabilidade e integridade na administração pública. (C) Responsabilidade exclusiva dos governantes perante os poderes legislativo e judiciário. (D) Controle absoluto do governo sobre as ações e decisões dos cidadãos. (E) Ausência de prestação de contas e transparência na administração pública. EIXO TEMÁTICO 2 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E GOVERNANÇA PÚBLICA: RISCO, INOVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, LOGÍSTICA E PATRIMÔNIO 

  1 C2D 3D 4 C5C 6C 7 C8B 9C 10B   CONF. C D D C C C C B C B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.