CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 23 de março de 2024

SIMULADO COM RESPOSTAS - 2409

 


EIXO TEMÁTICO 2 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E GOVERNANÇA PÚBLICA: RISCO, INOVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, LOGÍSTICA E PATRIMÔNIO 

 11 A gestão de riscos é um processo sistemático de identificar, avaliar e tratar riscos que podem afetar o alcance dos objetivos de uma organização. Envolve a comunicação e consulta às partes interessadas, a contextualização do ambiente, a identificação de riscos, a análise e avaliação desses riscos, o tratamento, o monitoramento e a revisão do processo, além de uma contínua retroalimentação para melhoria. As boas práticas de gestão de riscos incluem a integração deste processo ao planejamento estratégico da organização, permitindo uma tomada de decisão mais informada e uma melhor preparação para eventos incertos. Em uma agência governamental que está implementando práticas de Gestão de Riscos conforme as diretrizes internacionais, indique qual das seguintes atividades NÃO é considerada uma etapa do Processo de Gestão de Riscos. (A) Comunicação e consulta com as partes interessadas durante todo o processo. (B) Identificação de oportunidades que possam ser exploradas. (C) Análise qualitativa e quantitativa dos riscos identificados. (D) Revisão periódica do apetite e tolerância ao risco pela alta gestão. (E) Criação de um fundo contingencial para cobrir qualquer tipo de risco identificado.  3° SIMULADO – CNU – BLOCO 7 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 

12 Inovação na gestão pública refere-se à implementação de novas ideias, processos, serviços ou métodos de operação que resultam em melhorias significativas no desempenho governamental, eficiência e entrega de serviços ao cidadão. Inclui a adoção de tecnologias digitais, novas formas de engajamento com o público e a reestruturação de processos internos para aumentar a transparência, a responsabilidade e o impacto social das políticas públicas. Uma prefeitura municipal decidiu implementar um sistema online de solicitações de serviços urbanos, permitindo que os cidadãos relatem problemas como buracos nas ruas e iluminação pública defeituosa. Este sistema visa melhorar a eficiência da gestão urbana e a satisfação dos cidadãos. Assinale qual das seguintes opções melhor descreve a natureza desta iniciativa. (A) Redução de custos operacionais exclusivamente. (B) Inovação em processos internos sem impacto externo. (C) Implementação de governo eletrônico para aumentar a transparência. (D) Exemplo de inovação na gestão pública com foco no cidadão. (E) Ação de controle social sem uso de tecnologia. 

13 Governo eletrônico se refere ao uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) pelo setor governamental para melhorar a informação e a prestação de serviços ao público, aumentar a eficiência e promover a transparência e a participação cidadã. Este conceito está intimamente ligado à transparência da administração pública, controle social, cidadania e accountability, facilitando um governo mais aberto e responsável. A implementação de um portal de transparência por um órgão federal é um exemplo direto do seguinte objetivo do governo eletrônico: (A) Melhoria da infraestrutura tecnológica interna do órgão. (B) Aumento da eficiência operacional por meio da automatização de processos. (C) Facilitação do controle social e do exercício da cidadania. (D) Centralização das decisões administrativas em nível federal. (E) Expansão da rede de serviços públicos digitais para áreas rurais. 

14 A organização sistêmica da administração pública federal envolve a estruturação de órgãos e entidades de forma a garantir a eficiência, eficácia e efetividade na execução das políticas públicas. Sistemas estruturantes, como o de planejamento e orçamento, gestão de pessoas, administração financeira, entre outros, são fundamentais para a integração e a coordenação das atividades governamentais. Assinale qual das seguintes opções melhor representa um sistema estruturante da administração pública federal, que contribui diretamente para a integração e eficiência operacional. (A) Programas de capacitação de servidores focados em tecnologias específicas. (B) Processos de licitação e contratos para aquisição de bens e serviços. (C) Sistemas de informação para gestão de recursos humanos. (D) Campanhas de conscientização pública sobre direitos e deveres civis. (E) Iniciativas de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de infraestrutura. 

15 Os controles interno e externo são fundamentais para a governança no setor público, assegurando a legalidade, a legitimidade e a eficiência na utilização dos recursos públicos. O controle interno, realizado pelas próprias instituições, foca na prevenção e na correção de desvios, enquanto o controle externo, exercido por entidades independentes, como tribunais de contas, visa à fiscalização da gestão fiscal e à avaliação da execução das políticas públicas. A atuação do Tribunal de Contas da União (TCU) na avaliação da execução orçamentária de um ministério é um exemplo de: (A) Controle interno operacional. (B) Controle externo constitucional. (C) Auditoria interna de compliance. (D) Gestão de riscos corporativos. (E) Monitoramento de desempenho interno. 

16 Os processos participativos de gestão pública, como conselhos de gestão, orçamento participativo e parcerias entre governo e sociedade, são mecanismos que promovem a inclusão dos cidadãos nas decisões governamentais, aumentando a transparência, a responsabilidade e a eficácia das políticas públicas. Estes processos fortalecem a democracia participativa e contribuem para uma gestão pública mais responsiva às necessidades da população. O orçamento participativo, implementado por uma prefeitura, permite que os cidadãos decidam sobre a alocação de uma parte do orçamento municipal. Este processo é um exemplo de: (A) Autonomia fiscal municipal. (B) Planejamento estratégico governamental. (C) Democracia representativa. (D) Governança colaborativa. (E) Centralização administrativa.  3° SIMULADO – CNU – BLOCO 7 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 

17 A articulação e a coordenação das ações governamentais são essenciais para superar a fragmentação e promover políticas públicas integradas e eficazes. A fragmentação pode resultar em duplicidade de esforços, ineficiências e a falta de uma visão unificada na entrega de serviços à população. A articulação envolve a coordenação entre diferentes níveis de governo (intragovernamental), entre governos (intergovernamental) e entre o governo e a sociedade (governo-sociedade), buscando sinergia e complementaridade nas ações. A criação de um comitê interministerial para desenvolver uma política nacional de segurança alimentar ilustra o seguinte conceito: (A) Fragmentação intragovernamental. (B) Coordenação intergovernamental. (C) Articulação intragovernamental. (D) Descentralização de políticas públicas. (E) Autonomia administrativa dos ministérios. 

18 A administração de recursos materiais e patrimoniais é fundamental para a gestão eficiente dos ativos de uma organização, incluindo a aquisição, manutenção, controle e disposição de materiais e bens patrimoniais. No setor público, isso inclui o gerenciamento responsável do patrimônio imobiliário e mobiliário, a organização e controle logístico, a gestão da cadeia de suprimentos, a logística reversa, e a modernização por meio da transformação digital e do impacto da inteligência artificial nos processos de trabalho. A implementação de um sistema de gestão eletrônica de documentos (GED) em um órgão público, visando a digitalização de arquivos e a melhoria do acesso à informação, é um exemplo de: (A) Modernização do patrimônio imobiliário. (B) Otimização da cadeia de suprimentos. (C) Inovação na gestão de recursos materiais. (D) Transformação digital na administração patrimonial. (E) Aplicação de inteligência artificial em processos de trabalho. 

19 O controle social e a accountability são aspectos fundamentais da gestão pública, garantindo que as ações governamentais sejam transparentes, responsáveis e alinhadas com as expectativas da sociedade. O controle social envolve a participação da sociedade na fiscalização, monitoramento e avaliação das políticas públicas, enquanto a accountability refere-se à obrigação dos gestores públicos de prestar contas de suas ações e decisões. A realização de audiências públicas para discutir o orçamento municipal com a população é um mecanismo de: (A) Controle interno da administração pública. (B) Fiscalização externa por órgãos de controle. (C) Participação social no processo orçamentário. (D) Autonomia fiscal dos entes federativos. (E) Planejamento estratégico participativo. 

20 A gestão da cadeia de suprimentos no setor público envolve o planejamento e a coordenação das atividades de aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, para atender às necessidades do governo de forma eficiente e eficaz. A logística reversa, por sua vez, refere-se ao processo de planejar, implementar e controlar o fluxo de materiais retornáveis, resíduos ou produtos descartados para recuperação, reciclagem ou disposição adequada. A adoção de políticas de reciclagem de equipamentos eletrônicos obsoletos por um órgão público, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover a sustentabilidade, é um exemplo de: (A) Gestão de recursos patrimoniais. (B) Logística de distribuição. (C) Logística reversa. (D) Planejamento de recursos materiais. (E) Sustentabilidade na cadeia de suprimentos.  3° SIMULADO – CNU – BLOCO 7  11C 12D13 D14 C15 C16 C 17C18- B 19- C 20-B -11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.